Vender pelo Instagram: 9 dicas para ter sucesso

Larissa Civita

| 4 minutos para ler

imagem ampliada de uma pessoa abrindo o aplicativo Instagram e um celular

Resumo da matéria

  • 1. Considere o Instagram como uma estratégia de marketing
  • 2. Crie um perfil comercial no Instagram
  • 3. Faça uma boa descrição na Bio
  • 4. Use uma foto de perfil que reflete os valores de sua empresa
  • 5. Crie sua loja no Instagram Shopping
  • 6. Produza conteúdos relevantes para seu público
  • 7. Faça lives
  • 8. Faça sorteios vender pelo Instagram
  • 9. Troque mensagens com seus seguidores

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Veja como ganhar seguidores e fidelizar clientes pela rede social que mais atrai usuários no mundo

As redes sociais são verdadeiras vitrines online. Basta acessar nosso perfil para nos depararmos com uma série de conteúdos de influencers que divulgam produtos e serviços. Para vender pelo Instagram, as empresas apostam nos recursos dos stories, feed, stories, hashtags, IG Tv, entre outros recursos dessa rede social. Se você deseja lucrar com o Instagram, confira as dicas que compartilharemos a seguir. 

1. Considere o Instagram como uma estratégia de marketing

Vender pelo Instagram é considerar que essa rede social pode atrair, engajar e converter clientes para sua empresa.

Ela conta com diversas ferramentas que potencializam as ações do comércio eletrônico. 

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Locowise, 75% dos usuários do Instagram já visitaram um site por conta de um anúncio publicado nessa rede social. 

Diante desses dados, fica evidente que você deve se apropriar de todas essas facilidades para vender sua marca.

Por isso, cada postagem deve ser realizada com bastante foco e planejamento.

2. Crie um perfil comercial no Instagram

Para que você tenha acesso a todas funções que a rede social disponibiliza para sua empresa, você deve ativar o perfil comercial da sua conta.

A conta comercial oferece recursos de análise de dados, métrica e impulsionamento de vendas.

Além disso, ela te dá a possibilidade de usar links no stories, que podem direcionar para seu site de vendas, página do Facebook, entre outros lugares.

Assim que você ativar o perfil comercial, não deixe de manter o cronograma de postagens sempre ativo. 

3. Faça uma boa descrição na Bio

Na biografia do Instagram, você deverá colocar uma frase que descreve o seu negócio de forma criativa e que interfira positivamente nos seus clientes.

Em outras palavras, a pessoa que ver a descrição deverá se sentir atraída para seguir seu perfil. 

A bio deve contar com o diferencial da marca, o segmento em que sua empresa atua e o link do seu site, whatsapp ou página do Facebook, por exemplo. 

imagem ampliada de um celular com o logo do instagram a mostra

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4. Use uma foto de perfil que reflete os valores de sua empresa

Se você deseja vender pelo Instagram e conquistar grande número de clientes, deverá investir em imagens que refletem os valores de sua marca. A foto do perfil é o cartão de visita da sua empresa.

Portanto, ela deve ter um ar bem profissional e que revele que você tem autoridade no assunto.

Se você preferir, pode usar o logotipo, caso você tenha um. Lembre-se de que as dimensões da imagem devem corresponder ao lugar onde ela será inserida. 

5. Crie sua loja no Instagram Shopping

Com o Instagram Shopping, você pode cadastrar seus produtos ou serviços e vender diretamente por lá.

Isso permite maior proximidade com seu cliente, já que ele não precisa sair da página para concluir a compra.

Basta cadastrar o que você deseja vender no marketplace do Facebook e fazer a marcação nos seus posts. 

6. Produza conteúdos relevantes para seu público

Tudo o que você compartilha no Instagram é conteúdo. Isso vale para stories, postagens no feed, descrição das imagens, entre outros. Por isso, cada detalhe deve ser devidamente planejado com todo cuidado.

Você pode, por exemplo, dedicar um momento para responder dúvidas pelos stories. Compartilhe informações úteis com seus seguidores, não apenas sobre sua marca, mas sobre os valores que ela representa. 

Vamos supor que você fabrica acessórios para crianças. Ofereça conteúdos que dialogam com o universo infantil, rotina da maternidade, escola, entre outros.

Não se esqueça de interagir com seus seguidores e levá-los a comentar em determinados posts. 

7. Faça lives

Os vídeos ao vivo são ótimas estratégias de engajamento. Quando você inicia uma live, o Instagram avisa os seguidores que você está ao vivo.

Use esse momento para tirar dúvidas, anunciar lançamento de produtos ou fazer promoções. 

Lembre-se de que você precisa envolver os espectadores. Portanto, faça perguntas e peça para que eles escrevam.

Não deixe de ler o que eles estão compartilhando e seja sempre gentil, mesmo se receber críticas negativas. 

8. Faça sorteios vender pelo Instagram

A maioria dos usuários do Instagram visualizam muito mais o stories do que o feed.

Portanto, não deixe de usar esse recurso para se aproximar de seus clientes. Use essa ferramenta para fazer sorteios e atrair possíveis compradores.

É importante que você crie histórias chamativas e com link para a foto oficial do sorteio.

Deixe bem claro quais são as regras para a participação no texto da legenda da imagem. Informe quais são os prêmios e as regras de entrega. 

9. Troque mensagens com seus seguidores

O direct é uma ótima oportunidade para vender pelo Instagram. Ele permite maior aproximação e contato personalizado com seus clientes. Aproveite esse recurso para enviar links de promoções e pagamentos. 

Tome cuidado para não deixar os clientes sem resposta. Se você acha que não vai dar conta de usar esse recurso, o ideal é educar seus seguidores para outras formas de interação.

imagem aproximada de um pessoa manuseando seu celular

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Pronto para dar o primeiro passo e vender pelo Instagram?

Se o seu objetivo é vender pelo Instagram, é importante que você saiba que seus seguidores devem estar qualificados para interagir com sua marca. Isso quer dizer que o melhor caminho é o alcance orgânico de pessoas que tenham o perfil de público.

Não se esqueça de que a confiabilidade da sua marca deve estar presente em todos os recursos que você utilizar.

Faça enquetes, ofereça conteúdos descontraídos, mas não descompromissados.

Mantenha seu Instagram sempre ativo para que as pessoas não percam o interesse em seu perfil.

Caso cometa algum erro, aprenda a gerir a crise e responder aos seus seguidores com humildade e segurança. Afinal, todo mundo erra, não é?

Com essas dicas, você vai vender pelo Instagram com segurança e confiança.

Não deixe de ler os conteúdos que o Bom Pra Crédito criou exclusivamente para te ajudar a lidar com as finanças do seu negócio e da sua vida pessoal.

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