Tudo sobre Empréstimo Pessoal: guia completo

Lu do BPC

| 6 minutos para ler

Continua depois da publicidade

banner-zen

O empréstimo pessoal pode ser uma opção para você alcançar seus objetivos e conquistar seus sonhos. Mas para que tudo dê certo, é preciso escolher o crédito mais adequado a seu bolso e perfil.

Pensando nisso, o Bom Pra Crédito preparou esse guia super completo sobre empréstimo pessoal.

Ele tem tudo que você precisa saber desde o momento de pesquisar tipos de empréstimo, entender a diferença entre eles, como solicitar e até o que fazer após a contratação ou a reprovação do crédito.

Confira já e compartilhe com seus amigos que precisam entender mais sobre esse assunto também.

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal é um produto financeiro oferecido por bancos e financeiras que emprestam dinheiro ao tomador de serviço (solicitante), sem necessidade de comprovar sua finalidade.

Trata-se de um contrato de crédito entre cliente e instituição financeira. O cliente recebe uma quantia previamente acordada, acrescida de juros. A quantia deverá ser devolvida em prazo determinado, mediante contrato firmado.

O empréstimo pessoal é a solução mais prática para quem precisa de dinheiro para qualquer finalidade. Na maioria das vezes, é solicitado para resolver uma emergência, quitar dívidas, sair do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial.

» Leia também: Dicas para quitar dívidas e sair do vermelho.  

No momento em que você pedir um empréstimo pessoal, será feita uma análise de crédito. A análise de crédito determinará uma resposta positiva ou negativa.

Depois de ter seu pedido de aprovado, você receberá o dinheiro integral. As parcelas deverão ser pagas mensalmente, conforme acordo na contratação.

Qual a diferença entre empréstimo pessoal e financiamento?

No empréstimo pessoal, o crédito aprovado pode ser utilizado para qualquer objetivo. Exemplo:

  • pagamento de contas;
  • quitação de dívidas;
  • educação;
  • compras;
  • viagem;
  • outros objetivos.

Já o financiamento, tem necessariamente uma destinação específica, como:

  • compra de veículo;
  • compra de imóvel.

Qual a diferença entre empréstimo pessoal e consignado?

Enquanto o empréstimo pessoal é destinado aos consumidores que possuem vínculos com sistema financeiros e seus serviços, como conta corrente ou conta salário, cheque, cartão de créditos, entre outros, o empréstimo consignado tem como público-alvo aposentados, pensionistas, funcionários de empresas privadas e servidores públicos.

A principal diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado é a forma de pagamento. No empréstimo consignado, o valor das parcelas é descontado na folha de pagamento. No caso dos aposentados e pensionistas, o valor das parcelas é descontado direto do benefício, antes mesmo do dinheiro cair na conta.

Quem pode pedir empréstimo pessoal?

Para solicitar um empréstimo pessoal, é preciso ter 18 anos ou mais e ter CPF ativo. Além disso, é necessário apresentar carteira de identidade (RG) dentro da validade (10 anos desde a data de emissão) e CPF.  

Também podem ser solicitados comprovantes de renda e residência. Veja a relação de documentos para empréstimo pessoal e quais você precisa ter em mãos.

Como pedir um empréstimo pessoal?

Para pedir seu empréstimo pessoal, você pode submeter uma solicitação de empréstimo presencialmente nos diversos bancos e financeiras ou solicitar um empréstimo pessoal online.

No empréstimo pessoal online, a principal vantagem é que você pode fazer a solicitação através da internet a qualquer hora e de qualquer lugar.

A contratação em shoppings de crédito online, como no Bom Pra Crédito, é ainda mais prática, além de oferecer toda a comodidade da solicitação online e mais chance de aprovação.

Isso porque com apenas um único cadastro, sua solicitação é encaminhada potencialmente para várias Instituições financeiras ao mesmo tempo.

Empréstimo pessoal mais barato

Para conseguir um empréstimo pessoal mais barato, recomenda-se buscar duas ou mais propostas. Assim, você pode avaliar os juros e as parcelas que cabem no seu bolso.

Antes de contratar, coloque tudo na ponta do lápis: o valor solicitado, os juros que serão cobrados, o valor total do empréstimo e as parcelas.

O uso de shopping de crédito online facilita muito essa pesquisa e avaliação. Avalie a dívida a longo prazo e não somente as parcelas.

» Confira também dicas de como conseguir um empréstimo mais barato.

Preciso pagar algo para conseguir um empréstimo?

Não! Nunca faça qualquer tipo de pagamento para conseguir seu empréstimo pessoal. Fique atento e desconfie de anúncios e empresas que oferecem empréstimo fácil ou empréstimo para negativados com taxas de juros muito baixas.

Encerre imediatamente a negociação se solicitarem qualquer tipo de pagamento antecipado, mesmo que seja para aval ou fiador. Saiba como não cair nos golpes de empréstimos pela internet.

O que é análise de crédito?

Quando um amigo pede algo emprestado para você, como um livro, uma roupa ou até mesmo um dinheirinho, você espera recebê-lo de volta, não é mesmo?

Porém, não tem garantia de que isso vai acontecer. Simplesmente, você avalia quem está pedindo e, se a pessoa tem pontos positivos, acaba emprestando o que foi pedido.

Ao receber um pedido de empréstimo pessoal, os bancos e as financeiras não conhecem você. Por isso, as instituições financeiras buscam alternativas para saber mais sobre você, o que é chamado de análise de crédito.

A análise de crédito pessoal possui cinco fases:

  1. Solicitação de dados cadastrais;
  2. Análise de restrições em seu nome;
  3. Análise do perfil de crédito incluindo score de crédito;
  4. Análise do comprometimento de sua renda;
  5. Análise de seus documentos.

Empréstimo pessoal reprovado

Caso seu pedido de empréstimo pessoal tenha sido reprovado, significa que não foi aprovado na análise de crédito pessoal. 

Neste caso, avalie a possibilidade de adiar seus planos. Reduza seus gastos e busque alternativas para ganhar uma renda extra.

Também tente algum dinheiro com família ou amigos. Se for o caso, procure seus credores e renegocie suas dívidas o quanto antes.

Lembre-se de que manter suas despesas abaixo dos seus rendimentos deve ser a prioridade neste momento. Com o orçamento equilibrado, com todas as contas pagas e com o nome sem restrição, é possível conseguir um empréstimo em breve.  

Empréstimo pessoal aprovado: próximos passos

Se, após a análise de crédito seu empréstimo pessoal for aprovado, você deverá seguir os passos solicitados pelo banco ou financeira. Normalmente, após a aprovação do seu pedido, você deverá assinar um contrato.

Nesse documento, deverá constar todas as informações referente ao serviço. Em alguns casos, financeiras e shopping de crédito online já oferecem a assinatura digital do contrato.

Contrato de empréstimo pessoal

Para evitar problemas futuros, leia todas as informações no contrato de empréstimo pessoal. Caso não entenda alguma cláusula, não assine.

Primeiro, busque as respostas para todas as suas dúvidas, pois quando você assina um contrato, está de acordo com todas as condições descritas no documento.

Em um contrato de empréstimo pessoal, deverão constar as seguintes informações:

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • Parcelamento: quantidade e valor das parcelas e taxa de juros;
  • Valor líquido do empréstimo pessoal: o valor que você receberá;
  • Forma de pagamento das parcelas: débito em conta, boleto ou cheque pré-datado;
  • CET (Custo Efetivo Total): custo total do empréstimo em formato de taxa de juros anual, incluindo todas as taxas, encargos e impostos.

Empréstimo pessoal: opções de pagamento

O pagamento do empréstimo pessoal pode ser feito de três maneiras:

  1. Cadastro no débito automático: as parcelas serão descontadas mensalmente em sua conta corrente;
  2. Boleto bancário: os pagamentos deverão ser feitos mensalmente em caixas eletrônicos ou atendimento, lotéricas e até mesmo no App do banco no seu smartphone;
  3. Cheque pré-datado: os cheques devem ser preenchidos com a data de pagamento de cada parcela e entregues ao banco ou financeira.

» Saiba quais são as regras de empréstimo pessoal com cheque pré-datado.

Pague as parcelas do seu empréstimo em dia

Pagar as parcelas do seu empréstimo pessoal em dia é mais que honrar firmado junto à credora. Com isso, você também será visto como um “bom pagador” por todo sistema financeiro e, como retorno, terá mais facilidade para adquirir crédito, como um empréstimo, financiamentos, como automóvel e eletrodomésticos, cartão de crédito ou até mesmo a compra da casa própria.

Posso trocar de empréstimo?

Quem já possui um empréstimo pessoal em andamento pode solicitar a portabilidade de crédito e transferir a dívida de um banco para o outro. Isso é possível, principalmente, se as taxas de juros forem menores.

Portanto, se você tem essa intenção, entre em contato com seu banco e solicite um consolidado da dívida, que deverá constar informações sobre taxa de juros, saldo devedor e número do contrato.

Pela regra, o banco tem até um dia útil para passar todas as informações. A portabilidade de crédito é garantida pela Resolução nº 4.292 do Conselho Monetário Nacional.

É possível quitar um empréstimo antecipadamente?

Se você conseguiu o dinheiro suficiente para quitar o seu empréstimo pessoal e se este valor não fará falta nos próximos meses, você pode realizar a quitação do seu empréstimo de forma antecipadaAssim, você economiza o valor dos juros que seriam cobrados nas próximas parcelas. 

Agora que você já sabe tudo, solicite o seu Empréstimo Pessoal na Bom Pra Crédito.

✉️ Aproveite a visita para assinar a Newsletter e receber dicas sobre finanças no seu e-mail. 😉

Leia outros posts interessantes que selecionamos para você:

Consulte seu CPF e Score no Bom Pra Crédito

banner-zen