Como transferir da conta salário para conta corrente?

Larissa Civita

| 4 minutos para ler

Como transferir da conta salário para conta corrente?

Continua depois da publicidade

É comum no Brasil que empregadores abram contas salário para os seus funcionários em bancos com o qual são conveniados. Para as empresas essa prática oferece mais facilidade na hora de efetuar os pagamentos e para os trabalhadores tem a vantagens de ser uma conta isenta de tarifas, pois os encargos ficam todos por conta da empresa.

E você, sabe como transferir da conta salário para conta corrente ou quais cuidados deve tomar nas hora de fazer a portabilidade?

Pensando nisso, preparamos este guia para tirar as suas dúvidas a respeito desse tipo de conta, muito comum em primeiros empregos. Afinal, muita gente tem medo de que ao fazer este procedimento as suas transferências sejam recusadas pela instituição bancária. E ele é útil até para quem já está habituado às transações bancárias.

Para entender melhor o modo de fazer esta operação, vamos começar entendendo como funciona a conta salário.

Como funciona a conta salário?

A conta salário só pode ser aberta com solicitação de uma empresa. Ela serve para recebimento de salários, mas também participação nos lucros, pensões e 13º.

Apesar de ser aberta em seu nome, você não poderá depositar nenhuma quantia de dinheiro nesta conta. Também não são aceitos os depósitos de terceiros que não sejam a empresa com o qual você mantém vínculo empregatício.

Caberá à organização escolher o banco em questão, embora seja possível pedir uma transferência para o serviço de sua preferência. Vale lembrar que possuir este tipo de conta para recebimento de honorários não é obrigatório. Entre as vantagens desta modalidade de serviço bancário está a possibilidade de abrir uma conta mesmo com nome sujo.

É por não trabalhar com cartões de crédito e cheques especiais que isso é possível. O que também evita que você desenvolva um saldo negativo na sua conta. O dinheiro disponível é tudo o que poderá ser gasto. Vamos conferir agora quais são as operações disponíveis neste tipo de serviço.

Quais transações bancárias eu posso fazer?

Os serviços básicos e gratuitos envolvem: saques, consultas de saldo e extrato. A quantidade disponível sem cobrança pode variar em função do banco utilizado.

É muito comum que seja oferecido um cartão magnético que funciona com a função de débito. Como se pode imaginar, este serviço não servirá para pagamento se o local de compra só aceitar o crédito.

Além disso, mais uma vez a cobrança de taxas é específica para cada banco. Podendo desta forma sofrer variações ou até mesmo não existir.

Se o convênio da sua empresa permitir, é possível também pedir empréstimos através da conta salário. O mais comum é que se ofereça nesta situação o crédito consignado.

E, sim, é possível transferir o seu dinheiro para uma conta corrente. A seguir, confira o passo a passo para transferir da conta salário para conta corrente.

Como transferir da conta salário para conta corrente

Para que esta transferência seja possível, em primeiro lugar você deve ser o titular das duas contas. Mas, um detalhe deve ser observado: é preciso enviar todo valor presente na sua conta salário para a conta corrente.

O mesmo processo é necessário se você pretende fazer transferências para a poupança. Se o seu objetivo for praticar esta transação mensalmente, recomenda-se programar a transferência com antecedência.

Tenha atenção ainda à este pequeno detalhe: o banco de destino deve aceitar DOC e TED. Caso contrário o saldo da conta salário não poderá ser transferido. Nos bancos tradicionais uma ou mais destas modalidades é sempre aceita. Logo, não há com o que se preocupar.

No caso de transferências automáticas entre contas, há ainda mais uma informação relevante a prestar. Falamos da recente aprovação da Lei da Portabilidade do Salário, que entrou em vigor no dia 1º de Julho.

Agora você poderá pedir transferência automática para a conta ou instituição de sua preferência de forma mais ampla e simplificada. O que inclui até mesmo a possibilidade de utilizar fintechs que oferecem as chamadas contas de pagamento. Tudo isso sem que seja necessário pagar tarifas.

E mais: na prática você não precisa mais resolver a questão da transferência no banco da conta salário. Basta informar a instituição de destino sobre a operação desejada.

Existe algum cuidado que devo tomar na transferência?

Para quem possui dívidas junto ao banco de destino, transferir o salário para conta corrente pode não ser boa ideia. Como vimos a conta salário não implica em cobrança de tarifas, tampouco no desconto de dívidas. Logo, o seu saldo não poderá se tornar negativo. O mesmo não acontece com a conta corrente.

Parcelas de operações de crédito podem ser descontadas, subtraindo o salário que é automaticamente transferido. Uma vez que o seu dinheiro seja transferido o banco não precisará de autorização para descontar valores destas operações. Fique atento, portanto, a este detalhe se você possui dívidas junto ao banco!

Conta corrente utilizada como conta salário

Em virtude de a conta salário possuir menos opções de movimentação muitas pessoas preferem não utilizá-la. Sobretudo pela restrição no recebimento de depósitos de terceiros e pelo receio de ficarem dependentes da transferência mensal do ordenado.

Trabalhadores que possuem mais de um empregador também dão preferência à conta corrente. Pois neste caso seria necessário manter duas ou mais contas salário para receber os pagamentos de cada trabalho.

É importante lembrar ainda que a conta salário é encerrada automaticamente quando cessa o vínculo empregatício e é retirado o seu saldo disponível. O mesmo não acontece na conta corrente.

No que diz respeito à estas, há disponíveis alguns modelos isentos de tarifas, como as contas digitais. Uma alternativa que pode satisfazer a necessidade do trabalhador sem grandes encargos e aborrecimentos.

Empréstimo pessoal? É no Bom Pra Crédito

Neste artigo, você aprendeu como transferir da conta salário para conta corrente. De quebra aprendeu um pouco mais sobre o funcionamento de cada modalidade e quais cuidados recomenda-se tomar.

Você está colocando as suas contas em dia? Ou então pensando em adquirir um empréstimo para quitar dívidas ou investir em um bem ou negócio próprio? O Bom Pra Crédito pode te ajudar!

Analisamos entre mais de 30 instituições financeiras as melhores condições para você. Quer saber sobre o empréstimo pessoal online? Então conheça opções de crédito sem compromisso agora mesmo!

Solicite seu empréstimo pessoal

Gostou desse post? Então, confira posts relacionados que selecionamos para você: