O que os bancos estão fazendo para enfrentar a crise causada pelo coronavírus

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

pilha de moedas em primeiro plano, em segundo plano um relógio de ponteiro

Continua depois da publicidade

banner-zen

Descubra como fazer para renegociar dívidas com a instituição financeira com a qual você tem contrato de empréstimo, financiamento, entre outros serviços

A Covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus, mudou radicalmente a rotina da população mundial. Todos sabem que, nesse momento delicado, a gente deve pensar, em primeiro lugar, na nossa saúde e na saúde de quem amamos. Mais do que isso: precisamos ter espírito solidário e colaborativo para evitar a transmissão do vírus que, infelizmente, tem feito muitas vítimas. Portanto, ficar em casa e evitar ao máximo o contato social é de extrema importância. Neste post, falaremos sobre como as taxas dos bancos nos ajudam nisso!

Claro que todos nós precisamos de dinheiro para pagar as contas e estamos muito preocupados com os impactos dessa crise na nossa vida financeira. Isso é ainda mais sério para pessoas que trabalham por conta.

É por isso que as instituições estão criando medidas para amenizar os problemas financeiros que podem atingir pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

Descubra como renegociar dívidas nesse momento delicado.

Prorrogação de prazos de pagamento de dívidas

Se você é autônomo, tem microempresa ou é funcionário público ou CLT, poderá pedir prorrogação por até 60 dias.  Essa medida é válida, não apenas para cheque especial ou cartão de crédito.

Isso significa que você pode renegociar dívidas de empréstimo, financiamento, entre outros produtos ou serviços bancários. Essas operações foram autorizadas pelo Conselho Monetário Nacional.

homem usando calculadora e fazendo anotações em folhas sobre uma mesa com uma xícara de café ao lado

Leia mais: Melhores bancos para empréstimo no Brasil

Quem tem direito de renegociar dívidas de acordo com essa medida?

As dívidas poderão ser renegociadas se você mantém o pagamento das parcelas de empréstimo, cartão de crédito, financiamento, entre outros serviços bancários, em dia. Em outras palavras, você não pode estar inadimplente. 

Quem tem nome sujo ou score baixo na instituição financeira não vai poder participar dessa etapa para renegociar dívidas. Nesse caso, a renegociação acontece normalmente, de acordo com as políticas de cada banco.

Medidas de cada banco para diminuir os impactos do coronavírus na economia

Além da prorrogação do prazo para renegociar dívidas, outras medidas estão sendo tomadas. O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional possibilitaram a ampliação de recursos para que os bancos ofereçam linhas de crédito em condições especiais. 

Como parte destas medidas, a Caixa Econômica Federal, afirmou que a instituição pode aumentar a oferta de crédito em R$ 75 bilhões, por meio de três linhas:

Caixa Econômica Federal

Esse banco dará apoio às micro e pequenas empresas por meio da redução de juros de até 45% nas linhas de capital de giro e com taxas a partir de 0,57% a.m. Ele disponibilizará linhas de crédito especiais, com até 6 meses de carência. 

Elas serão destinadas a empresas que atuam no comércio e prestação de serviços, já que são as mais afetas pela crise. A Caixa oferecerá linhas de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos, com taxas reduzidas e até 60 meses para pagamento. 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil anunciou que disponibilizará R$ 100 bilhões para empréstimos a pessoas físicas, empresas e o agronegócio. Além disso, ele criou linhas de crédito especiais para a compra de suprimentos e investimentos.

Nesse último caso, os setores contemplados serão os da saúde, infraestrutura e viária e eficiência energética. O crédito também se estende a educação e saneamento, que contemplarão, principalmente, as prefeituras e os governos estaduais.

 Banco do Nordeste 

O Banco do Nordeste simplificou o acesso ao crédito para clientes que não atuam no setor rural. Ele está elevando o valor das contratações de serviços, sem a obrigatoriedade de garantiras reais.

Quem trabalha com agronegócio e agricultura familiar tem prioridade no atendimento relacionado às operações de crédito de custeio. Essas operações  têm como base o calendário agrícola da região. 

A instituição reduziu tarifas cobradas de acordo com o perfil de cada cliente. Quem é microempreendedor urbano terá ampliação do prazo médio de 5 para 7 meses e antecipação das renovações de operações com vencimento entre abril e junho.

Itaú

O Itaú anunciou que poderá renegociar dívidas quem tiver acesso à assinatura do Itaú Crédito Sob Medida. Esse sistema permite que a data original seja alterada. Dessa forma, o cliente poderá prorrogar o pagamento por até 60 dias. 

Essa prorrogação também poderá ser pedida por quem tem financiamento de imóvel ou veículo. Neste período, será mantida a mesma taxa de juros e você não terá cobrança de multa. 

Santander

O Santander aumentou em 10% o limite do cartão de crédito de todos os clientes que estão com o pagamento em dia. A prorrogação por até 60 dias para o vencimento de parcelas e contratos de crédito será destinada a casos específicos.

Essa opção valerá para quem pediu empréstimo pessoal. Além disso, ela também é destinada às linhas de crédito preventivo ao consumidor (CDC) e imobiliário. 

Bradesco

O Bradesco também prorrogará por 60 dias o pagamento das dívidas para clientes que estejam em dia com o banco. Com a queda da taxa SELIC para 3,75%, a instituição anunciou a redução de suas taxas de juros para clientes pessoa física e jurídica.

Dessa forma, ela repassará o corte de 0,50% da taxa básica de juros para as suas linhas de crédito.

homem de camisa branca analisando gráficos e fazendo contas em sua calculadora

Leia mais: Em quantas vezes posso pagar o empréstimo parcelado?

O que devo fazer para renegociar dívidas com meu banco?

Lembre-se de que nós estamos passando por uma fase de isolamento social. Diante desse cenário, cada banco tomou suas próprias medidas para garantir a segurança de seus clientes e funcionários durante a quarentena.

Dessa forma, os horários de funcionamento e atendimento poderão sofrer alterações. O ideal é entrar em contato coma central de atendimento do seu banco ou acessar o site para descobrir como você deverá fazer para renegociar dívidas.

O Bom Pra Crédito está junto com você nessa onda de prevenção da saúde física e financeira. Nós temos parceria com mais de 30 bancos que, de acordo com seu perfil financeiro, poderão oferecer ótimas condições de pagamento de empréstimo.

Antes de tomar qualquer decisão que interfira no seu bolso e na sua conta bancária, analise os prós e os contras. Fique por dentro dos principais assuntos sobre educação financeira. 

Quando essa fase passar, certamente, voltaremos mais fortes e determinados.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *