Taxa de juros para aposentado: qual o empréstimo ideal e como conseguir

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

casal idoso sentado em sofá sorrindo e usando um tablet

Resumo da matéria

  • O que é empréstimo para aposentados?
  • Qual é a taxa de juros para aposentados?
  • Qual a melhor taxa de juros para aposentados?
  • Como conseguir a melhor taxa de juros?
  • Como conseguir a melhor taxa de juros?
  • Como conseguir um empréstimo para aposentados?
  • Como pedir empréstimo consignado no Bom Pra Crédito

Continua depois da publicidade

banner-zen

O empréstimo consignado apresenta melhor taxa de juros para aposentado e uma série de outras vantagens

A aposentadoria é um dos momentos mais aguardados da vida dos trabalhadores. Porém, como a vida é formada por uma sucessão de mudanças, imprevistos financeiros podem aparecer até mesmo para aqueles que se programaram ao longo de anos. 

Para lidar com situações como essas, às vezes, é preciso contar com um dinheiro extra e o empréstimo consignado pode ser uma ótima alternativa, uma vez que a taxa de juros para aposentado é muito menor.

Para entender melhor os diferenciais dessa modalidade, confira as explicações que a equipe do Bom Pra Crédito reuniu.

O que é empréstimo para aposentados?

O empréstimo para aposentados, também conhecido como empréstimo consignado, é uma modalidade em que o valor da parcela é descontado diretamente do seu contracheque ou do seu benefício previdenciário.

Este fator possibilita que a oferta de taxa de juros para aposentado seja mais baixa, uma vez que o desconto é automaticamente retirado da conta corrente após o beneficiário o receber.

O risco de você não conseguir pagar a parcela do empréstimo é bastante baixo, o que faz com que os juros sejam menores comparados com as outras modalidades não-consignadas.

Contudo, é importante ressaltar que o empréstimo para aposentado apresenta um limite chamado de margem consignável, que nada mais é do que a que é a limitação do valor que pode ser descontado automaticamente.

A margem consignável não pode ultrapassar valores acima de 30% do benefício da aposentadoria. Por exemplo: se você ganha R$1 mil reais por mês como aposentado, o valor máximo que será liberado nesta linha de crédito é de R$300.

Este limite existe como uma forma de segurança para evitar o superendividamento e para que o aposentado não comprometa o pagamento de outras contas mensais. 

Porém, há maneiras de aumentar a margem consignável em até mesmo 5% por meio da contratação de um cartão de crédito consignável.

Desta forma, 5% do valor da fatura serão descontados diretamente do pagamento ou da aposentadoria ou pensão do INSS.

imagem das costas de uma mulher idosa usando um vestido vermelho e andando de bicicleta em estrada próxima a um lago

Para aprender mais: Como dar entrada na aposentadoria: passo a passo para seguir os trâmites corretamente

Qual é a taxa de juros para aposentados?

Em toda modalidade de empréstimo, o banco ou a financeira sempre corre o risco de não receber o pagamento das parcelas na data de vencimento e é exatamente isso que faz com que as taxas de juros sejam maiores. 

Para empréstimos não-consignados, é possível encontrar opções a partir de 3% ao mês, mas que também podem chegar na casa dos 12%, mais o Custo Efetivo Total (CET), que é cobrado pela prestação do serviço. 

Entretanto, já no empréstimo consignado, as taxas de juros são mais baixas, pois o risco que o banco ou a financeira corre de não receber o valor é muito menor. Por isso, os juros chegam a uma média de 2% ao mês pelas principais empresas de crédito.

Qual a melhor taxa de juros para aposentados?

De acordo com tudo o que foi apresentado, é seguro dizer que as melhores taxas de juros para aposentados são as atreladas ao empréstimo consignado, especialmente pelo baixo risco que esta modalidade apresenta para os bancos e financeiras. 

Contudo, é importante tomar alguns cuidados na hora da contratação, já que há grandes diferenças entre os serviços que os bancos oferecem. Uma delas é a taxa de juros, que faz toda diferença no valor da parcela e, principalmente, no seu bolso.

Como conseguir a melhor taxa de juros?

Como o empréstimo consignado não exige que você tenha uma conta bancária ou receba a aposentadoria no banco do qual está contratando, é importante pesquisar bastante para encontrar a melhor condição.

O Banco Central (BC) tem uma lista completa que apresenta as taxas cobradas por todos os bancos que oferecem empréstimo consignado. Além de fazer esta pesquisa, sempre vale a pena conferir a reputação da instituição.

Isso irá te ajudar a evitar problemas, como demora para o pagamento do crédito, solicitação de documentos desnecessários ou taxas abusivas. Também é importante conferir as letras miúdas para se certificar de que não haverão cobranças de taxas escondidas na contratação. 

As cobranças que podem ser mais facilmente retiradas dos contratos são as tarifas de cadastro e seguros opcionais, como é o caso do seguro prestamista. Fique atento para ver se a proposta recebida não inclui esses fatores. 

Como conseguir um empréstimo para aposentados?

Em primeiro lugar, é necessário ter conta corrente em um banco que não necessariamente precisa ser a instituição financeira credora. Depois, é preciso separar os documentos necessários para solicitar o empréstimo consignado.

São eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Vale ressaltar que todos os documentos precisam estar no nome de quem irá solicitar o empréstimo. 

imagem de casal de idosos de costas se abraçando próximos ao mar

Confira também: Empréstimo para Aposentado: Como Funciona, Opções e Vantagens

Como pedir empréstimo consignado no Bom Pra Crédito

Para solicitar um empréstimo consignado no Bom pra Crédito, basta acessar nosso site e fazer um cadastro. Preencha o formulário com  todos os dados conforme solicitado. Nós enviaremos seu pedido para os mais de 30 bancos parceiros.

Dependendo do seu perfil financeiro, você tem a possibilidade de receber propostas de parcelas que cabem no seu bolso. Depois, basta selecionar a que mais se adequa às suas necessidades e aguardar a validação do pedido.

Ao pedir empréstimo, não deixe de ler atentamente todas as condições do contrato e o Custo Efetivo Total (CET) para saber  quais são os valores cobrados. É importante que você verifique se tem condições financeiras para contratar este serviço.

Para fazer um bom negócio e não atrapalhar suas finanças,  planejamento e organização financeira são os melhores aliados, principalmente quando se tem pagamentos pendentes. 

Quer solicitar empréstimo com ótima taxa de juros para aposentado,  mas não está certo se consegue arcar com as parcelas? Não se preocupe! No Bom Pra Crédito, você consegue fazer simulações de valores e prazos de pagamento antes de tomar a decisão. 

Lembre-se: nossa plataforma é 100% confiável e mais de 7 milhões de pessoas já solicitaram empréstimos conosco. Venha você também para o Bom Pra Crédito!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *