Blog > Está com saldo negativo? Descubra o que fazer
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Está com saldo negativo? Descubra o que fazer

2018-05-28T15:54:47+00:00

Está com saldo negativo? Descubra o que fazer

O saldo negativo ou saldo devedor na conta corrente é um dos principais motivos que levam o brasileiro a entrar para a lista de inadimplentes. O cheque especial possui um dos juros mais altos do mercado de crédito, com média de 13% ao mês – taxa que varia entre os bancos e perfis de clientes.

A redução dos juros básicos da economia (Selic) que vem acontecendo nos últimos meses ainda não surtiu efeito nas taxas cobradas pelos bancos. E aí vem a pergunta: o que fazer para sair do saldo negativo?

Com a nova regra do cheque especial, anunciada em abril de 2018, os bancos deverão ofertar o parcelamento do saldo negativo aos clientes que utilizarem mais de 15% do limite durante 30 dias seguidos.

A ideia é reduzir o número crescente de devedores. Mas assim como aconteceu com a opção de parcelamento do saldo devedor do cartão de crédito no ano passado (novas regras do cartão de crédito), os juros do parcelamento do cheque especial tendem a subir com o tempo.

As dívidas bancárias lideram o ranking das principais inadimplências no primeiro trimestre de 2018. Mais da metade (51%) das dívidas em atraso registradas no Brasil são com bancos ou outras instituições financeiras. A seguir, descubra o que fazer com o saldo negativo e como evitar o saldo devedor com os bancos.

 

Precisando de dinheiro para resolver saldo devedor?

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

 

O que eu faço com o saldo negativo?

O primeiro passo para quem está com saldo negativo na conta bancário é “apagar o incêndio”, ou seja, se livrar da dívida com o banco o quanto antes.

Na maioria dos casos, os bancos oferecem uma solução rápida para negociar a dívida do cheque especial, até mesmo pelo caixa eletrônico ou app. Apesar da ansiedade para sair do saldo negativo, é preciso avaliar as condições da negociação do saldo devedor.

VEJA TAMBÉM  Aumenta procura por empréstimo

A negociação do cheque especial trata-se de mais um empréstimo urgente que o banco disponibiliza para você se livrar do saldo negativo, e o serviço pode sair muito caro para o seu bolso.

Antes de aceitar as condições da negociação do cheque especial direta com o banco, busque alternativas que podem sair mais baratas, como um empréstimo pessoal, com juros menores que o da negociação com o banco. Anote as taxas do banco e compare com as taxas de um empréstimo pessoal.

Aqui no Bom Pra Crédito, você tem chances de receber diversas propostas de empréstimo pessoal e escolher a que melhor atende à sua necessidade.

Além de usar o dinheiro do empréstimo para quitar o saldo negativo na conta corrente, você pode pagar outras dívidas pendentes e até mesmo antecipar dívidas futuras.

 

Vale a pena parcelar o cheque especial?

Depois de 30 dias com o saldo negativo na conta corrente, os bancos devem oferecer a opção de parcelamento. Mas atenção: o parcelamento é, na verdade, um novo empréstimo do banco e, como qualquer empréstimo, há cobranças de juros e taxas.

Então, você precisa avaliar se a opção de parcelamento do cheque especial do banco é a melhor para o seu bolso. É por isso que você precisa avaliar outras possíveis opções para se livrar do saldo negativo, como um empréstimo pessoal. Compare agora sem compromisso.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

 

» Cheque especial: como sair

» Compare juros do cheque especial e empréstimo pessoal

 

Posso encerrar a conta com saldo negativo?

Os bancos não podem impedir o encerramento de um conta com dívida do cheque especial. Porém, a dívida permanece ativa até que você pague.

O cancelamento de uma conta com saldo negativo não é a melhor escolha, porque prejudica o seu relacionamento com o banco. Futuramente, você pode ter muita dificuldade para abrir uma nova conta.

O ideal é negociar a dívida e só depois de começar o pagamento do acordo solicitar o encerramento da conta. De acordo o Procon, o cliente pode encerrar a conta em qualquer agência de seu banco, não mais apenas naquela em que solicitou a abertura.

 

VEJA TAMBÉM  O que é cheque especial?

O que fazer para evitar o saldo negativo?

O descontrole financeiro bate à sua porta e você já recorre ao limite do cheque especial? É aí que está o problema. O planejamento financeiro é fundamental para evitar dívidas com o banco. Por isso, você precisa mudar a maneira como encara as finanças.

Comece controlando os seus gastos em um caderno ou planilha, para saber se está gastando mais do que deveria. Depois de quitar as suas dívidas, faça uma reserva financeira para ter mais tranquilidade nos momentos emergenciais.

O saldo positivo na sua conta bancária é essencial para sua saúde financeira. Portanto, busque uma linha de crédito que não só mantenha o seu saldo positivo, mas que também ajude a organizar o seu orçamento.

 

Os bancos liberam empréstimo para saldo negativo?

Na maioria das vezes, os bancos oferecem apenas a opção de negociar o cheque especial. A possibilidade de um novo empréstimo depende do relacionamento que você tem com a instituição.

O problema é que, quanto mais crédito você pedir ao banco, a tendência é que as taxas subam. Então, se você já está com saldo negativo, negocie o débito e, antes de solicitar um novo empréstimo para o seu banco, compare taxas de empréstimo pessoal no Bom Pra Crédito.

Com apenas um único cadastro, você tem chances de receber propostas diversas de nossos parceiros e contratar o empréstimo mais barato para o seu bolso.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

 

Leia também:

» Você sabe o que significa estar como nome sujo?

» Empréstimo para negativado

 

✉ Você gostou deste post? Então aproveite a visita para assinar a nossa Newsletter. Desse jeito você vai receber as novidades e atualizações no seu e-mail!