Renegociar dívidas, guia completo para você começar agora

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

imagem ampliada de uma mulher calculando suas contas sentada a uma mesa com uma calculadora e um cofre em formato de porco vermelho

Resumo da matéria

  • O que devo fazer antes de pedir para renegociar dívidas?
  • Tudo devidamente anotado e calculado? Hora de partir para a renegociação
  • Em quanto tempo meu nome sai do SPC depois de renegociar as dívidas?
  • Anúncios que prometem limpar nome sem pagar a dívida são confiáveis?
  • As dívidas não pagas prescrevem?
  • Posso trocar dívidas caras por uma dívida mais barata?
  • Como posso pedir empréstimo para renegociar dívidas?

Continua depois da publicidade

Se o seu nome está sujo, não há motivos para preocupações. Com planejamento  e organização, você consegue sair da lista de inadimplentes

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobills, 51,2% dos brasileiros não entram em contato com seus credores para tentar limpar o nome. Esses dados revelam que renegociar dívidas, para algumas pessoas, pode parecer complicado.

Mas, na realidade, não é bem assim. Com um bom planejamento, estratégia e foco, você consegue limpar seu nome e se livrar de uma vez por todas das ligações de cobrança e do impedimento de crédito em lojas e bancos. Descubra como.

O que devo fazer antes de pedir para renegociar dívidas?

O primeiro passo que deve ser dado para renegociar dívidas é calculando quais são as despesas mensais.

Coloque tudo na ponta do lápis e avalie quais são os custos essenciais e aqueles que podem ser diminuídos ou até mesmo eliminados por um tempo.

Você pode, por exemplo, reduzir o plano de internet, cancelar assinatura de TV a cabo, jornais e revistas.

Outra opção é dar uma segurada nos gastos com aquelas coisas que não são tão importantes assim. É só avaliar direitinho para saber quais são.

imagem vista de cima de homem sentado a uma mesa com contas a pagar e uma calculadora enquanto leva a mão a cabeça

Confira: É verdade que muitas dívidas podem gerar problemas de saúde?

Tudo devidamente anotado e calculado? Hora de partir para a renegociação

Como você já sabe, as taxas de juros para pagamentos em atraso aumentam muito a cada mês. Na hora de renegociar dívidas, é importante avaliar as taxas atuais e tentar eliminá-las ao máximo.

Verifique a possibilidade de pagar tudo de uma vez com desconto. Não tem dinheiro suficiente? A opção é propor uma entrada e o parcelamento do restante, mas sempre de olho no valor de cada parcela e nas taxas de juros cobradas.

Ainda não é possível? Explique sua situação, proponha parcelas sem um valor de entrada.

O banco, a loja ou qualquer outra empresa para a qual você está devendo, tem interesse em receber e, portanto, vai aprovar uma solução viável.

Em quanto tempo meu nome sai do SPC depois de renegociar as dívidas?

Assim que que o débito for renegociado e a primeira parcela for paga, a empresa para a qual você deve tem um prazo de 5 dias para tirar o CPF da lista dos cadastros de maus pagadores.

Se isso não acontecer, basta entrar em contato com o credor e pedir para ele atualizar a situação. Se, mesmo assim, o nome continuar sujo, é possível entrar com uma ação judicial por danos morais.

Anúncios que prometem limpar nome sem pagar a dívida são confiáveis?

Caso alguém entre em contato se oferecendo para renegociar dívidas sem precisar pagar, desconfie.

Essa situação faz parte de atividades criminosas. Os golpistas, em troca de depósito de dinheiro, prometem resolver seu problema.

No entanto, o único interesse desses criminosos é roubar seu dinheiro. Caso você receba esse tipo de oferta, denuncie imediatamente. Dessa forma, você ajudará outras pessoas a não caírem nesse golpe.

As dívidas não pagas prescrevem?

Se você não pagar ou não renegociar dívidas em um prazo de 5 anos a partir da inscrição do nome no SPC, seu cadastro sai da lista de inadimplentes.

Esse é o prazo que o credor tem para realizar a cobrança judicial do valor a ser recebido.

Dívidas com aluguel prescrevem em 3 anos. Mas, atenção! O fato de ter o nome retirado da lista não significa que os débitos deixarão de existir.

Se você não pagar, o banco ou empresa que sujou seu nome, provavelmente, não te aceitará como cliente de novo.

Posso trocar dívidas caras por uma dívida mais barata?

Pedir um único empréstimo com uma taxa menor para renegociar dívidas mais caras vale muito a pena.

De qualquer forma, é sempre bom pechinchar descontos para pagamento à vista. Isso vai te ajudar a economizar ainda mais.

Se você optar por essa solução, calcule exatamente o quanto vai precisar para não correr o risco de pegar dinheiro demais e pagar mais juros.

O contrário também não deve acontecer, ou seja, pegar dinheiro a menos do que o necessário.

imagem ampliada de homem abrindo uma carteira vazia enquanto está sentado a uma mesa com contas a pagar, uma calculadora e dois cartões de crédito

Veja mais: Aplicativos para Ganhar Dinheiro ajudam a garantir uma renda extra

Como posso pedir empréstimo para renegociar dívidas?

Lembre-se de que o objetivo é resolver, não criar ainda mais problemas. Portanto, pesquise em diversos bancos para saber quais oferecem condições e parcelas que cabem no seu bolso.

O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 instituições financeiras. Dependendo do seu perfil, da quantidade de parcelas e do valor do empréstimo solicitado, você poderá receber propostas que valem muito a pena.

O melhor de tudo é que todos os nossos serviços são 100% online. Basta ter um dispositivo com acesso à internet para contratar. Tudo certo para renegociar dívidas e voltar a dormir com tranquilidade?

Conte com a gente para manter seu nome limpo e sua vida financeira longe do vermelho.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *