Precisando de dinheiro? Confira opções para sair do vermelho rapidamente

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

Uma mulher em casa, com um cofrinho branco nas mãos

Continua depois da publicidade

premio reclame aqui 2020

Alternativas estão mais perto de você do que imagina

Você está precisando de dinheiro? Se sim, saiba que não está sozinho. De acordo com a CNDL e o SPC Brasil, estima-se que 61 milhões de brasileiros tenham começado 2020 com alguma conta atrasada e CPF com restrição, o que equivale a 28,86% da população brasileira estimada pelo IBGE.

Ainda de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ao somar todas as pendências, em média, cada consumidor deve R$ 3.257,91, valor que é mais de 3 vezes o salário mínimo atual, de R$ 1.045.

Os números mostram que muitas pessoas têm dívidas e que estas possuem um valor considerável, além do fato de que sua remuneração nem sempre é suficiente para que consigam quitar todos os seus débitos.

Além disso, as consequências da pandemia do novo Coronavírus afetaram diretamente a economia, seja por conta do distanciamento social, pela falta de confiança do mercado como um todo, pela redução na renda de muitas famílias ou mesmo por uma união de todos esses fatores.

É nessas horas que elas precisam de uma ajuda, não é? Se você está na mesma situação, saiba que é perfeitamente possível conseguir dinheiro para sair do vermelho. Continue conosco e descubra como!

Estou precisando de dinheiro, mas não sei o que fazer. E agora?

Mulher, pensando, sentada à mesa de casa, colocando uma moeda em um cofrinho

Confira nossas dicas e veja como a situação pode ser resolvida!

Mantenha a calma

Nós sabemos que não é tão fácil, já que a situação geralmente traz algumas doses de estresse e ansiedade, mas é importante fazer o que for possível para ficar tranquilo e, assim, lidar da melhor maneira com o que está acontecendo.

Outra pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mostrou que 82,2% dos inadimplentes afirmaram ter tido algum tipo de sentimento negativo quando descobriram que estavam endividados, como ansiedade, irritação, tristeza e angústia, entre outros.

Ainda assim, é importante que você tente ficar tranquilo para que o problema não pareça maior do que realmente é e que, assim, fique mais fácil enfrentá-lo.

Venda coisas que você não usa mais

É comum termos coisas que não usamos mais. Pode ser um violão que ficou encostado, um console de videogame que você não tem tempo de jogar, uma bolsa comprada para uma ocasião especial ou uma poltrona para a sala, entre tantas outras possibilidades.

Quando se está precisando de dinheiro, uma forma interessante de conseguir é vender aquilo que você não usa mais, o que pode significar uma adição bem importante em seu orçamento.

Algumas dessas coisas podem ter um grande valor sentimental, de fato. Por isso, é importante analisar e ver se realmente vale a pena vender aquilo ou se o melhor é tentar se desfazer de outros itens.

Às vezes, algumas coisas que você consegue vender já ajudam a pagar uma boa parte da sua dívida, além de liberar espaço em sua casa. Considere a possibilidade, que pode fazer toda a diferença!

Confira também: Como ganhar dinheiro? Dicas infalíveis para começar agora!

Comece a trabalhar em seu tempo livre

Já pensou em ganhar mais durante seu tempo livre? Para quem está precisando de dinheiro, trabalhar como freelancer (ou autônomo) é uma excelente oportunidade.

Basicamente, quando se é autônomo, não há um vínculo empregatício. Por isso, a atividade pode ser feita por todas as pessoas, tanto as que já trabalham com carteira assinada quando por quem não está neste grupo.

Em relação às atividades, você pode usar seus talentos. Criar conteúdos, dar aulas de inglês, ensinar outras pessoas a tocar guitarra, fazer artesanato, vender doces e bolos e por aí vai. Há muitas alternativas para você explorar.

Para encontrar clientes, você pode anunciar os serviços nas redes sociais, procurar por plataformas online ou até mesmo entrar em contato com empresas da área para saber se há oportunidades. Assim, você pode complementar sua renda e até mesmo encontrar uma nova ocupação principal.

Pegue um empréstimo com juros menores que o das suas dívidas

Quem está precisando de dinheiro fica preocupado não apenas com a dívida, mas também com os juros compostos, que fazem o valor aumentar cada vez mais quando não é pago em dia e, por isso, pode até mesmo se transformar em uma situação insustentável.

Para evitar que isso aconteça, uma das melhores alternativas é contratar um empréstimo com taxas de juros que sejam menores do que as dívidas que você tem, o que é benéfico sob vários pontos de vista.

O primeiro é o emocional. Você poderá se livrar dessa carga, o que é algo praticamente impagável e que te permitirá retomar a tranquilidade, algo tão importante em nosso dia a dia.

Além disso, o peso financeiro também precisa ser considerado. Aquela dívida, que parecia quase impagável, pode ser solucionada em questão de poucos dias, o que também pode aliviar suas contas.

Até mesmo sua organização ficará mais fácil, pois ao invés de se preocupar com as datas e valores de diferentes dívidas, você pode substituir tudo isso por uma única parcela.

Para isso, porém, é importante fazer as contas para saber se as parcelas do empréstimo realmente cabem no seu orçamento e não te impedirão de pagar as outras despesas, como contas de água, luz, aluguel e transporte, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo com tudo sobre empréstimo pessoal e tire suas dúvidas!

Veja também: Lista: 100 dicas para você economizar dinheiro

Saia do vermelho mais rapidamente do que você imaginava!

As dicas que comentamos podem ajudar bastante na recuperação do controle da sua vida financeira, especialmente quando aplicadas em conjunto. Assim, um objetivo que poderia parecer tão distante agora estará bem mais próximo.

Entre todas elas, uma que nós reforçamos é que você mantenha a calma. Todos estão sujeitos a ficar endividados, e a diferença está em saber o que fazer para conseguir reverter a situação.

Se você está precisando de dinheiro, além dos nossos conteúdos que te ajudam a cuidar bem da sua vida financeira, o Bom Pra Crédito te permite ter acesso às melhores propostas de empréstimo pessoal e consignado para o seu perfil. Conheça e comprove!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *