Vale a pena pagar IPVA e IPTU à vista ou a prazo?

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Vale a pena pagar IPVA e IPTU à vista ou a prazo?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Todo brasileiro sabe que no começo do ano é a vez do IPVA  (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O que muitos ainda têm dúvida é se vale a pena pagar IPVA e IPTU à vista ou a prazo.

O ideal é se programar para o pagamento dos impostos antes mesmo que eles apareçam, ou seja, ao longo do ano anterior. Mas nem sempre isso acontece.

Antes de escolher a forma de pagamento do IPVA e IPTU, avalie a sua situação financeira atual, pois qualquer que seja a sua escolha, o planejamento financeiro é indispensável para manter a sua vida financeira equilibrada.

A seguir, confira as vantagens de pagar o IPVA e o IPTU à vista ou a prazo, e entenda a melhor opção para você.

Pagamento do IPVA e IPTU à vista

Quem opta pelo pagamento à vista do IPVA tem descontos, em média, 3% sob o valor total, porcentagem que pode variar de acordo com a sua região.

O pagamento do IPTU em parcela única do carnê também dá direito ao desconto, que também sofre variação de acordo com o estado.

Pagar o IPVA e o IPTU à vista é uma boa escolha para quem se programou no ano anterior e guardou o dinheiro para tal destino.

Agora, se você não guardou dinheiro, fuja do cheque especial para o pagamento do IPVA e IPTU. O cheque especial possui uma das taxas de juros mais altas do mercado.

Prefira solicitar um empréstimo pessoal para pagar o IPVA e IPTU à vista, pois os juros são menores. Você pode consultar opções de empréstimo de diversas instituições financeiras no Bom Pra Crédito, sem custo e sem compromisso.

Vale a pena pedir um empréstimo pessoal para pagar IPVA e IPTU?

O empréstimo pessoal é uma maneira de concentrar todas as suas dívidas em uma só e organizar o seu orçamento. Portanto, se você tem outras dívidas pendentes, como cartão de crédito e cheque especial, vale muito a pena solicitar um empréstimo pessoal para equilibrar as suas contas.

A taxa de juros do crédito rotativo do cartão de crédito e do cheque especial são as mais altas do mercado. Então, jamais deixe de pagar o seu cartão de crédito ou cheque especial para pagar os impostos à vista. Se a situação apertou, a melhor opção para aliviar o seu bolso é o empréstimo pessoal.

Mas, antes de solicitar o seu empréstimo pessoal para colocar as suas contas em dia, esclareça a sua situação financeira atual: o quanto você ganha e gasta por mês e o quanto você pode direcionar para o pagamento das parcelas do seu empréstimo pessoal.

Para ficar mais fácil, anote suas receitas (salário e renda extra) e suas despesas fixas e variáveis em uma planilha de gastos. Só assim é possível ter certeza de que está fazendo a melhor escolha.

Comece a planejar hoje mesmo como pagar IPVA e IPTU ano que vem, seja guardando dinheiro ou se programando para quitar as dívidas com um empréstimo pessoal. 

Pagamento do IPVA e IPTU a prazo

Diferente do pagamento à vista, não existem vantagens no pagamento a prazo do IPVA e IPTU, porque os descontos são perdidos.

Mas para quem por algum motivo não conseguiu pagar à vista, seja com dinheiro reservado ou com empréstimo pessoal, o pagamento a prazo é a única opção para não ficar devendo os impostos. Nesse caso, programe-se com antecedência para o pagamento das parcelas e do carnê e siga à risca os vencimentos para não ter mais prejuízos.

Na hora de organizar o seu orçamento pessoal, inclua na planilha de gastos todos os valores que deverão ser pagos. Procure se programar o quanto antes para o pagamento no próximo ano: comece a reservar dinheiro para pagar o IPVA e IPTU à vista.

Perdi o prazo para o pagamento do IPVA, e agora?

Quem perdeu o prazo para o pagamento do IPVA deve se preparar para pagar multa diária por atraso. O licenciamento também só é liberado para quem pagou o IPVA.

Além dos juros, o dono do carro corre o risco de ter o veículo apreendido, se não estiver com o licenciamento em dia.

Se você perdeu o prazo para pagar IPVA, basta ter o número do Renavam e o CPF em mãos para efetuar o pagamento na rede bancária.

Conte com o Bom Pra Crédito para organizar as suas finanças!

Solicite seu empréstimo pessoal

banner-zen