Pagar dívidas com desconto, veja os benefícios de antecipar parcelas

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

homem de camisa branca sorri enquanto paga dívidas com desconto com seu celular de costas para uma parede preta

Resumo da matéria

  • Como pagar dívidas com desconto?
  • Como conseguir desconto em dívida de banco?
  • Como faço para pagar uma dívida sem juros?
  • É possível solicitar a portabilidade de dívidas?
  • Como conseguir desconto para limpar o nome?

Continua depois da publicidade

Aproveite o início do ano para dar adeus ao nome sujo com as dicas de como quitar dívidas com bancos

Estar envolvido em dívidas pode causar um desconforto, ao mesmo tempo em que quitá-las traz uma sensação de alívio. Mas somente a possibilidade de quitar dívidas spc serasa e pagar dívidas com desconto pode tornar esse processo ainda melhor!

Porém, apesar de prevista na lei, a possibilidade de renegociar as dívidas não é muito conhecida pelas pessoas e pode levantar muitas dúvidas. Por isso, o Bom pra Crédito selecionou dicas importantes sobre como pagar dívidas com desconto.

Para conhecê-las, basta acompanhar o post até o final!

Para aprender também: Dívida no cheque especial, como negociar e se livrar deste pesadelo

Como pagar dívidas com desconto?

Alguns passos principais precisam ser seguidos para que a tarefa de renegociação das dívidas seja bem-sucedida. Veja:

Faça listas

A primeira boa dica é fazer listas, pois elas são essenciais para começar a organizar o orçamento. Confira a seguir algumas das listas mais importantes:

  • Anote todos os gastos com cartões de créditos, empréstimo pessoal, financiamentos, carnês, boletos e até mesmo cheque especial;
  • Organize o seu orçamento mensal com todos os fluxos de entrada e de saída. Este passo é essencial para iniciar um orçamento familiar;
  • Faça uma lista com todos os gastos que podem ser cortados;
  • Tem ideias de como conseguir renda extra? Faça uma lista com todas elas. Vale a pena incluir de tudo: aulas particulares, revenda de produtos, produção de marmitas para vender, etc.;
  • Sabe aqueles itens que estão encostados na sua casa? Faça uma lista de todos eles e veja o que pode ser vendido.

Tenha um teto de gastos

O problema de muitas pessoas é não conseguir enxergar o quanto gastam por mês com compras ou até mesmo atividades que não são essenciais. Por isso é tão importante estabelecer um limite de gastos.

No caso de quem já tem dívidas, é importante ter consciência do valor que será viável pagar por mês. Assim, quando chegar o momento de negociar as dívidas, você já saberá a parcela do seu orçamento que será possível comprometer.

Leve os imprevistos em consideração

Por mais clichê que possa parecer, imprevistos acontecem, então, caso gastos eventuais apareçam, é necessário ter um plano B. Neste caso, vale a pena considerar reformas da casa, conserto do carro e até mesmo a possibilidade de passar um período sem emprego.

Como conseguir desconto em dívida de banco?

Bom, para começar a renegociar a dívida, é preciso definir uma estratégia para que, quando chegar o momento de negociar com o credor, você já tenha em mente todos os argumentos que irá apresentar. Considere:

  • Qual será o desconto sobre a dívida total;
  • Questione se caso a dívida seja paga à vista, será possível ter um desconto maior;
  • Mesmo após a renegociação, qual será a taxa de juros das parcelas;
  • Quanto tempo depois do pagamento a situação será regularizada nos órgãos competentes, como o SPC e o Serasa;
  • Se a instituição enviar uma carta de quitação ao final do pagamento.

É importante destacar que em caso de dúvidas, é possível solicitar uma proposta de negociação por escrito. Avalie o que foi proposto, pense se vale a pena concordar com os termos ou volte com uma contraproposta.

casal sentado a uma mesa com um laptop

Confira também: Renegociar dívidas, guia completo para você começar agora

Como faço para pagar uma dívida sem juros?

Para conseguir renegociar as dívidas, é importante fazer simulações em diferentes agentes financeiros. Desta forma, será possível identificar quais as propostas mais adequadas à sua realidade.

Além disso, com diferentes propostas em mãos, fica mais fácil negociar com o credor e oferecer argumentos convincentes para uma contraproposta.

Também é importante frequentar leilões de negociação (mesmo de maneira online). O Serasa, por exemplo, é responsável pelo Serasa Limpa Nome, que possibilita a negociação da dívida de maneira completamente digital, sejam dívidas negativadas ou contas atrasadas.

No site do feirão, é possível visualizar todos os débitos pendentes e negociar diretamente com o banco, desde que ele seja um parceiro do Serasa.

É possível solicitar a portabilidade de dívidas?

A portabilidade de crédito é uma possibilidade de transferir o débito de uma instituição financeira para outra. Ou seja, é possível fazer a portabilidade de dívidas. Contudo, vale a pena pesquisar bastante e avaliar muito bem as condições oferecidas e as taxas de juros apresentadas.

Você pode solicitar a portabilidade da seguinte maneira:

  • Solicitar ao banco atual as informações financeiras referentes aos contratos vigentes, como o Custo Efetivo Total (CET), que diz respeito a todos os custos envolvidos na operação e o valor de quitação antecipada dos débitos;
  • Verificar com a nova instituição financeira se existe a possibilidade de fazer a portabilidade de crédito. Neste caso, se a nova instituição financeira aceitar a portabilidade da dívida, ela realiza o pagamento total dos débitos e emite um novo contrato, com as condições acordadas.

Veja também: Como melhorar a vida financeira com 06 passos que você pode tomar hoje

Como conseguir desconto para limpar o nome?

Entrar em contato com a instituição financeira é sempre uma maneira importante para conseguir desconto na hora de limpar seu nome.

Unindo todas as dicas aqui apresentadas, como definição de um teto de gastos, criar um roteiro de negociação com argumentos sólidos, convincentes e que sejam vantajosos para ambas as partes, são ótimas maneiras de ter sucesso na negociação e conseguir um belo desconto para limpar o seu nome.

O não pagamento desse das dívidas podem trazer muitas consequências negativas, como:

  • Cadastro do correntista em órgãos de proteção ao crédito;
  • Negativação;
  • Impossibilidade de ter acesso a novas linhas de crédito;
  • Taxas elevadas de juros, que podem ser cobradas diariamente e causar o descontrole do orçamento.

Desta forma, o pagamento de dívidas com banco deve ser considerado uma prioridade no orçamento, já que geralmente oferecem taxas de juros elevadas.

Desta forma, uma última dica valiosa é encarar as dívidas como fatores de muita atenção, para não se tornarem uma bola de neve. Desta forma, mesmo após a renegociação para pagar dívidas com desconto, fique atento aos prazos de pagamento.

Como foi possível observar, as possibilidades de quitar as dívidas são muitas. Por isso, aproveite para negociar de maneira saudável, com parcelas que cabem no seu orçamento.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *