Pagar contas online, veja todas que você pode quitar sem sair de casa

Larissa Carvalho

| 5 minutos para ler

imagem ampliada das mãos de um homem usando camisa xadrez e usando seu laptop

Resumo da matéria

  • Quantas pessoas preferem pagar contas online do que fisicamente?
  • Perguntas frequentes sobre pagar contas online: tire suas dúvidas!
  • Onde pagar contas pela internet?
  • Quais contas podem ser pagas online?
  • Como pagar contas online?
  • O comprovante de pagamento tem o mesmo valor dos pagamentos presenciais?
  • Quanto custa pagar contas online?
  • Existe algum risco ao pagar contas pela internet?
  • Pagar contas online é rápido, prático e seguro!

Continua depois da publicidade

premio reclame aqui 2020

Saiba como tirar proveito dessa grande vantagem da tecnologia!

Ter a possibilidade de pagar contas online é, certamente, uma das facilidades tecnológicas que mais impacta em nosso dia a dia.

Afinal, com isso, não precisamos pegar longas filas nos bancos, lotéricas ou caixas de supermercado para conseguir quitar as despesas.

Embora o processo seja bastante utilizado, porém, muitas pessoas não sabem como pagar suas contas pela internet, algo cuja importância é ainda maior quando passamos por um período de distanciamento social, como acontece atualmente, mas que também facilita a vida quando tudo está normal.

Além disso, outras pessoas não sabem quais contas podem ser pagas por canais digitais, o que as faz optar menos pelo serviço do que poderiam fazer e, assim, ainda ter que encarar algumas filas de vez em quando.

Se você tem essas dúvidas, chegou a hora de tirá-las! Antes disso, porém, vamos entender quão utilizados são esses serviços.

Quantas pessoas preferem pagar contas online do que fisicamente?

Uma parcela considerável da população, embora esta ainda tenha muito a crescer.

De acordo com a “Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2018 – Ano Base 2017”, das 71,8 bilhões de transações bancárias realizadas no ano, 41,4 bilhões (57,66%) foram feitas em canais digitais, sendo 25,6 bilhões (35,65%) por mobile banking e 15,8 bilhões (22%) por internet banking.

A Federação Brasileira de Bancos ainda destacou o fato de que mais de ⅓ das transações vieram do mobile banking, porcentagem que era de 27% em 2016, 20% em 2015 e 10% em 2014, ou seja, o aumento é evidente.

É interessante destacar que as transações feitas por internet banking estão caindo: foram 22% em 2017, 24% em 2016, 32% em 2015 e 37% em 2014.

Muito provavelmente, isso acontece pela popularização do mobile banking, ou seja, das transações financeiras feitas pelo celular.

Uma pesquisa feita pelo iG com 108 internautas que não pagam contas pela internet mostrou que 72% não usam o acesso pela internet por acharem que o ambiente é inseguro, contra 10% que disseram não saber como usar o sistema e 12% que preferem ir presencialmente ao banco.

Outro número interessante vem da Mastercard e da Kantar. A pesquisa mostrou que 64% dos jovens brasileiros fazem frequentemente ou ocasionalmente pagamentos por aplicativos, enquanto 57% o fazem em navegadores móveis.


mulher de blusa amarela sentada a uma mesa usando seu laptop

Leia mais: Pagar conta com cartão de crédito é uma boa alternativa?

Perguntas frequentes sobre pagar contas online: tire suas dúvidas!

Sabendo que é comum ter dúvidas neste sentido, nós separamos algumas das principais e as respondemos. Assim, você pode ser o próximo a pagar contas online e ver que é bem simples!

Onde pagar contas pela internet?

O serviço pode ser realizado pelos aplicativos dos bancos. A maioria deles oferece esta funcionalidade sem cobrar nada.

Ele também pode ser acessado pelo internet banking, ou seja, nos sites dos bancos.

Além disso, também há os apps de pagamentos, que são destinados especialmente a pagar contas online, fazer transferências para estabelecimentos e outras pessoas e realizar outros procedimentos similares.

Estes, porém, podem cobrar taxas pelo serviço, já que o pagamento costuma ser feito com cartão de crédito.

Se você tem conta em um banco digital, também é bem provável que ele ofereça o serviço sem cobrar taxas por isso, usando o dinheiro que já está na conta.

Quais contas podem ser pagas online?

Basicamente, todas as contas que possuem código de barras (ou o número do código de barras) podem ser pagas pela internet. Isso inclui as seguintes, entre outras:

  • Luz;
  • Água;
  • Gás;
  • Telefone;
  • Celular;
  • Cartão de crédito;
  • Crediários;
  • Parcelas de financiamento;
  • Boletos de transferência bancária.

Como pagar contas online?

O procedimento varia de acordo com cada banco e app. Porém, os passos costumam ser parecidos:

  • Primeiro, procure a seção do aplicativo ou do site responsável pelo pagamento de contas.
  • Depois, você será solicitado a escanear o código de barras (em apps) ou a digitar o número do código de barras (em apps e no internet banking).
  • Em seguida, as informações sobre aquele boleto aparecerão na tela. Verifique se o valor e o emissor estão corretos para prosseguir.
  • No caso de apps de pagamento, você terá que escolher como pagará aquela conta: com cartão de crédito ou com o saldo do próprio aplicativo. Escolha a opção desejada e, no caso dos cartões, qual você utilizará.
  • Confirme o pagamento e, então, tenha acesso ao comprovante, que pode ser salvo na galeria ou nos downloads do aparelho, além de ser enviado a outras pessoas, caso precise.

O comprovante de pagamento tem o mesmo valor dos pagamentos presenciais?

Sim. Se você precisar confirmar que pagou alguma conta online, basta apresentar o comprovante que o site ou app lhe ofereceu.

Quanto custa pagar contas online?

Depende do serviço usado para o pagamento. Apps e sites de bancos não costumam cobrar nada além do valor do boleto, enquanto apps de pagamento podem cobrar uma taxa adicional, a qual provavelmente será informada antes de completar a transação.

Se este valor não for expressamente confirmado, verifique se o valor daquela conta está igual.

Caso contrário, o acréscimo pode ser a taxa do app ou taxas e encargos financeiros, como no caso de pagamentos em atraso, por exemplo.

Existe algum risco ao pagar contas pela internet?

Sim, quando algo é feito incorretamente ou quando se recorre a sites, apps e canais não oficiais. Alguns deles são os seguintes:

  • Digitação incorreta do código: se isso acontecer, pode ser que o destino do pagamento seja outro. Para evitar que aconteça, confirme todos os dados.
  • Pagamento de valor diferente do indicado: algumas contas te permitem escolher quanto deseja pagar. Neste caso, é fundamental digitar o valor correto para não ter problemas posteriores.
  • Apps e sites falsos: no caso de sites, verifique se eles começam com “https://”, que é um protocolo avançado de segurança; além disso, verifique se há um sinal de cadeado na barra de endereços. Sobre os apps, sempre baixe as versões oficiais, de preferência através dos sites oficiais dos bancos e aplicativos.

Caso tenha qualquer dúvida, o melhor a se fazer é entrar em contato com o app, site ou serviço escolhido. Se não tiver certeza, o mais indicado é não fazer o pagamento até que esclareça tudo o que precisar saber.

Porém, caso tudo seja feito de acordo com as recomendações e com o devido cuidado, você não deve ter problemas.

mulher usando camiseta listrada usando seu celular sentada a uma mesa de uma estabelecimento comercial

Leia mais: Falta de pagamento: o que fazer? Internet, água, luz e telefone

Pagar contas online é rápido, prático e seguro!

Em um mundo cada vez mais conectado, ter que realizar serviços financeiros presencialmente é algo que já não é mais necessário para a grande maioria dos casos, como acontece com o pagamento de contas pela internet.


Com a mesma validade dos meios tradicionais, vale a pena fazer a tentativa para verificar como é muito mais simples, além de economizar tempo e dinheiro com o deslocamento.

É bem provável que, depois de pagar contas online pela primeira vez, você não queira voltar às filas!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *