Organização financeira: vamos começar com esses passos

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

pessoa segurando um cofre em formato de porco rosa em uma mesa azul rodeada de moedas de um real

Continua depois da publicidade

banner-zen

Descubra como sair do vermelho e manter o controle da vida financeira

Organização financeira não é o forte do brasileiro e os sintomas disso são os dados, frequentemente altos, sobre endividamento no país. O ano de 2020 surpreendeu ainda mais e fechou com com o número de endividados chegando ao maior patamar em 11 anos.

Segundo a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Brasil chegou a janeiro de 2021 com 66,5% de famílias endividadas. Os dados mostram um aumento de 1,2% em relação a janeiro do ano anterior.

Se você faz parte desta realidade, é hora de saber como fugir dessa estatística. Por isso, nós do Bom Pra Crédito trouxemos dicas do que fazer para sair do vermelho e retomar sua organização financeira

Importância do controle e planejamento financeiro

A crise financeira pode pegar muita gente de surpresa. O problema é que a falta de planejamento é um passo para o cheque especial ou o uso sem controle do cartão de crédito.

Resultado? As dívidas aumentam e as condições de pagamento só pioram. Ainda que nenhuma dessas opções sejam vilãs da organização financeira, sem controle,  elas também não ajudam na solução. 

É urgente saber cuidar da vida financeira para não entrar em uma bola de neve de dívidas não pagas. Por isso nós queremos saber: como está a sua vida financeira? Controlar o dinheiro e saber lidar com as finanças pessoais tem sido difícil para você?

Então presta atenção na dica que vamos te dar a seguir!

casal preocupado com as contas apoiados em uma mesa com papéis, um computador e uma jarra de café

Para aprender mais: Como economizar dinheiro, não caia nas armadilhas que te levam a comprar mais

Ferramentas que podem ajudar com a organização financeira

Sabia que existem algumas ferramentas que podem te ajudar no planejamento financeiro? Pois é! São apps para celular e planilhas organizacionais para te tirar do vermelho. Separamos as três melhores opções para te ajudar a se organizar financeiramente.

Minhas Economias

É um aplicativo gratuito disponível para Android, iOS e também para uso pelo computador. Ele permite que você insira gastos e ganhos, crie categorias de transações e analise elas por gráficos e relatórios.

Nele você também pode definir objetivos financeiros e estruturar um planejamento para conseguir alcançar as suas metas.

Mobills

Com esse aplicativo de gerenciamento de cartões de crédito,  você consegue acompanhar o limite e as  transações feitas. Nele, também dá pra controlar ganhos e gastos, além de planejar orçamentos.

O Mobilis tem a versão gratuita, que não deixa a desejar. A versão  paga oferece muitas outras opções de controle financeiro. Está disponível para Android, iOS e uso na web.

Google Planilhas

O Google também te dá boas soluções para  organização financeira. Diferente das outras opções, não é aplicativo. Essa versão possui modelos prontos de planilhas, disponibilizadas para controlar ganhos e gastos.

Elas fazem automaticamente as contas do usuário e geram um balanço do orçamento. Não é incrível? Basta acessar sua conta Google e aproveitar.

Além disso, nos últimos tempos surgiram também vários profissionais que ensinam sobre educação financeira e como lidar com o dinheiro. Entre todos eles te indicamos conhecer Nath Finanças, a mais nova educadora financeira que ensina de um jeito simples e fácil.

8 dicas de como retomar a organização financeira

Para não ter erro, te damos as 9 melhores dicas de como organizar a sua vida financeira e fazer o seu dinheiro render. Seguindo elas direitinho, você vai conseguir pagar suas contas e talvez ainda sobre um dinheirinho no fim do mês para investir. Vamos lá?

1 Anote seus ganhos e gastos

Use uma das ferramentas que te indicamos para te ajudar a não gastar mais do que ganha. Anotando tudo, você vai saber para onde exatamente o seu dinheiro está indo. Então no final do mês, analise os dados e veja onde pode melhorar e qual consumo pode cortar.

É importante sempre gastar menos do que se ganha, para não se endividar.

2 Planeje seus gastos

Depois de anotar eles e cortar os gastos que são desnecessários, é importante que você planeje cada centavo que entre no seu orçamento. Isso vai te garantir uma rotina financeira, o que vai te dar controle sobre o seu dinheiro. 

3 Faça um fundo emergencial

Quando tiver quitado todas as suas dívidas, faça um fundo emergencial. Estabeleça quanto você precisa para pagar suas contas fixas por mês e multiplique esse valor por 6 ou 12. Essa quantia deve ser guardada em carteiras de investimentos para futuras emergências.

4 Trace objetivos e metas

Quer fazer uma universidade, comprar um carro ou uma casa? Coloque isso como objetivo, defina quanto você precisa e não pare até que você tenha o valor.

5 Pague suas contas em dia

Um dos passos mais importantes para a organização financeira é pagar as contas em dia. Isso vai garantir que você fique longe de juros e multas de atraso. Ah! E se der para pagar adiantado com desconto, melhor ainda. Não é o máximo?

6 Invista em educação financeira

Invista tempo em educação financeira. Esse é um assunto que sempre vai ter o que se aprender e quanto mais você souber, melhor. Existem muitos conteúdos gratuitos que podem te ajudar com isso aqui no nosso blog, fique sempre de olho!

7 Repense gastos

Não tenha medo de fazer cortes. Pense sempre se aquele gasto que leva boa parte do seu orçamento é importante. Cancele assinaturas e reduza as compras daquilo que você quase não usa.

8 Invista seu dinheiro

Quando tiver seguido todos os passos anteriores, invista seu dinheiro. Mas faça isso com segurança e, claro, planejamento. Assim, você vai conseguir multiplicar seu dinheiro e realizar sonhos com os rendimentos. 

imagem ampliada de uma mulher sentada a uma mesa preenchendo uma planilha com a ajuda de uma calculadora e de um laptop

Achou pouco? Nós ainda temos mais 15 dicas de orientação financeira para você controlar os seus gastos.

E se mesmo assim precisar pedir empréstimo?

Pode ser  que, durante o processo de organização financeira, você precise fazer um empréstimo para quitar suas dívidas. Mas calma! Essa é uma boa possibilidade e dá para fazer com toda a segurança necessária.

Basta que você planeje muito bem e confie em quem sabe tudo sobre finanças pessoais, o Bom Pra Crédito. Então acesse nosso site para saber qual o melhor empréstimo para suprir suas necessidades com valores, parcelas e taxas que cabem no seu bolso.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *