Blog > Objetivo profissional do currículo: O que escrever, dicas e frases
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Objetivo profissional do currículo: O que escrever, dicas e frases

Objetivo profissional do currículo: O que escrever, dicas e frasesPara conseguir um bom emprego, a primeira coisa a ser observada é a construção de seu currículo. E uma das partes mais importantes de um CV é o objetivo profissional.

O currículo é o seu cartão de visita para as empresas conhecerem seu perfil profissional, sua formação, suas experiências, habilidades, objetivos, entre outras características profissionais.

Através de seu currículo, as empresas têm informações suficientes para ajudar na decisão de contratar ou não um determinado candidato.

A primeira coisa que um recrutador tem em mãos sobre você a partir do momento que alguma vaga é divulgada, é o seu currículo.

Ali, através de dados escritos, ele irá conhecer sobre você e sentirá a necessidade ou não de marcar uma entrevista presencial para aprofundar esse conhecimento.

Fazer um bom currículo, além de incluir informações realmente necessárias, de forma clara e concisa, ajuda o recrutador a compreender também a sua capacidade de escrita, de argumentação, de organização de ideias, de formatação e de persuasão.

Por conta disso, se empenhar em fazer um bom documento é necessário para conseguir aquele tão almejado trabalho.

O que é um Currículo?

Ele é um documento de tipo histórico que narra a trajetória educacional e profissional de uma pessoa, demonstrando suas habilidades e competências para o mercado de trabalho.

Através desse documento, as empresas selecionam seus profissionais de acordo com as necessidades pertinentes ao cargo e à empresa, avaliando os dados expostos.

De modo geral, o currículo tem como objetivo principal fornecer o perfil da pessoa para um empregador, mas também pode ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas, em que muitas vezes é necessário fornecer as informações de um acadêmico para o desenvolvimento e apresentação de alguma pesquisa, por exemplo.

Dentre as informações que devem estar contidas no CV, podemos elencar: dados pessoais (nome completo, telefone para contato, endereço completo e e-mail), formação acadêmica e de cursos extracurriculares e o histórico de experiências profissionais.

É importante também adicionar conhecimentos e experiências que você possua que complementam as suas competências e habilidades, como cursos de línguas, intercâmbios, cursos de especialização, participação em concursos, feiras de profissões, artigos científicos, entre outros.

Qual o objetivo profissional no Currículo?

Qual o objetivo profissional no Currículo?Essa, sem dúvidas, é uma das principais informações contidas no CV.

É através de um texto curto, que o candidato deixa claro quais são os seus objetivos profissionais e suas expectativas na área em que atua ou irá começar a atuar.

Ou seja, não importa se você irá conquistar o primeiro emprego ou se já tem anos de carreira, ter um objetivo profissional é sempre necessário e muito importante para as empresas.

Com esses dizeres, que devem ser originais e muito bem pensados pelos candidatos, os recrutadores conhecerão o que você almeja em sua carreira, o que irá impactar diretamente no preenchimento do cargo em questão e no desenvolvimento do candidato dentro da empresa.

Muitas delas acabam decidindo por contratar ou não um profissional por conta dos seus objetivos profissionais.

Preencher o objetivo profissional no currículo é obrigatório se você quer se destacar dentre os outros candidatos.

Muitas vezes, a pessoa não possui tantas experiências no ramo, por exemplo, mas possui objetivos compatíveis com os objetivos da empresa, o que garante sua aprovação!

Tipos de objetivos profissionais no Currículo

Os tipos de objetivos profissionais são os de curto, médio e a longo prazo.

Você pode escolher dentre esses períodos para inserir em seu CV. Dependendo do cargo, você pode optar pelos objetivos de curto prazo, que pode ser, por exemplo, a contratação naquela empresa.

Já se você priorizar pelo médio prazo, é preciso demonstrar que você tem bastante foco para pensar mais à frente sobre a sua atuação dentro da empresa.

Você pode inserir desejos de começar uma pós-graduação, assim que terminar seu curso atual, a demonstração de seu potencial para almejar cargos superiores à candidatura atual etc.

A longo prazo, fica ainda mais difícil traçar objetivos, mas não é algo impossível.

Alguém que consegue elencar planos para anos à frente, geralmente é bem avaliado por seu poder de organização, visão de futuro, confiança nos objetivos e metas e tomada de decisão antecipada que pode ser aplicada na empresa.

Você pode alegar que seu objetivo é demonstrar todo o seu potencial prático e intelectual durante os primeiros 5 anos de empresa, a fim de se tornar um funcionário indispensável para o crescimento da empresa.

Pode inserir o desejo de assumir, após esse período, um cargo de gerência, por exemplo.

Outras situações também podem influenciar nos tipos de objetivos profissionais:

Quando Você Sabe Qual o Cargo Disponível na Empresa

Quando Você Sabe Qual o Cargo Disponível na EmpresaDizer o motivo que faz com que você queira trabalhar na empresa pode ser um item muito importante na hora de descrever seus objetivos profissionais, afinal, a empresa quer que você se interesse em crescer ali.

Dessa forma, se você tiver acesso ao cargo ao qual está concorrendo, fica ainda mais fácil escrever esse item.

Seja direto e deixe claro que seu objetivo profissional daquele momento é preencher essa vaga no cargo ofertado.

Evite se candidatar para mais de uma vaga ou mais de um cargo, uma vez que isso pode demonstrar uma indecisão sobre sua carreira e sobre seus objetivos profissionais na empresa.

Quando Você Não Sabe Qual o Cargo, Somente a Área de Atuação

A partir do momento que você só sabe qual é a área da empresa que poderá vir a ocupar, mas não o cargo, é preciso repensar no seu objetivo profissional.

A objetividade é necessária, porém, nesse caso, opte por ser mais abrangente em relação às vagas possíveis dentro de determinada área de atuação.

Procure deixar claro que você está pronto e disposto a encarar os desafios propostos da área. Isso não deixa de ser objetivo e ao mesmo tempo não lhe restringe a determinado cargo, o que pode lhe excluir do processo dependendo da demanda da empresa.

Objetivo Profissional Quando é o Seu Primeiro Emprego

Objetivo Profissional Quando é o Seu Primeiro EmpregoAs experiências profissionais, sem dúvidas, são levadas em consideração na hora de avaliar um candidato e podem influenciar na descrição do objetivo profissional, dependendo do estágio da vida profissional que o candidato se encontra.

Apesar disso, para quem está almejando o primeiro emprego, o objetivo profissional é ainda mais importante.

É nesse item que o recrutador avaliará quais são os seus sonhos e expectativas na área e como a empresa pode fazer você crescer de acordo com os objetivos dela mesma e dos seus.

Você pode citar à vontade em assumir o cargo ou a área informada, a fim de aprender mais e colaborar com o crescimento da empresa.

Apesar de não ter experiências, os objetivos devem ser os mais claros possíveis, de forma direta e objetiva.

O que Escrever no Objetivo Profissional? 5 Dicas

Escrever um currículo corretamente é uma tarefa um pouco complicada para a maioria das pessoas.

No momento em que se deparam com o campo objetivo profissional, o medo de planejar e de expor seus anseios aparece, o que muitas vezes torna o texto não verdadeiro e sem a fluidez necessária.

É mais fácil enxergarmos os objetivos de toda uma empresa, do que os nossos, pois tudo que é pessoal é muito mais complexo para nós mesmos. Por isso, separamos 5 dicas para não errar nesse item:

Seja Simples

Seja SimplesA simplicidade é a alma do objetivo profissional. Evite almejar coisas impossíveis de serem alcançadas ou que não correspondem à sua experiência atual.

A simplicidade nos objetivos é uma forma de demonstrar também certa humildade e flexibilidade para novos aprendizados.

Foque em fazer no máximo 2 ou 3 linhas para descrever seus objetivos profissionais, com uma linguagem simples, de fácil entendimento e objetiva.

É preciso que o recrutador compreenda de fato os seus anseios.

Seja Específico e Vá Direto ao Ponto

Florear ou o famoso “encher linguiça” é algo que não cabe no objetivo profissional.

Por haver diversos candidatos para uma mesma vaga, na maioria dos processos seletivos, essa leitura deve ser rápida e bastante objetiva.

Por isso, vá direto ao ponto e seja específico. Coloque logo de cara o seu principal objetivo, como o cargo ou a área ofertada, por exemplo.

Diga Sua Área de Atuação e Especialidade

Diga Sua Área de Atuação e EspecialidadePara justificar seu objetivo profissional é preciso conectá-lo e haver compatibilidade com sua área de atuação e especialidades até o momento.

Se você é um auxiliar de marketing, por exemplo, deixe claro a sua área, cargo e especialidade, linkando com o objetivo profissional dentro da empresa, que pode ser o cargo da vaga em si ou um superior ao seu atual, como o de gestor de marketing, por exemplo.

Tenha um Objetivo Profissional Específico Para Cada Vaga de Emprego

Se você tiver conhecimento da vaga de emprego ao qual está concorrendo, guie seu objetivo profissional de acordo com ela.

Assim, você se mostra mais objetivo e certo do que deseja, e facilita o processo de avaliação do recrutador de acordo com a vaga em questão.

Evite Frases Bregas no Objetivo Profissional

Como o simples é o mais importante, rebuscar o texto com palavras complicadas e frases bregas não é algo considerado profissional.

Seja objetivo e utilize uma linguagem simples e ao mesmo tempo com seriedade.

Evite aquelas famosas frases clichês, como: “Contribuir para que meus conhecimentos possam trazer benefícios e crescimento para a empresa, aprimorando também minhas habilidades profissionais”.

10 Exemplos de Frases de Objetivo Profissional para o Currículo

10 Exemplos de Frases de Objetivo Profissional para o CurrículoComo esse é um texto curto, muitas pessoas se utilizam de frases prontas que funcionam de maneira geral para todas as vagas e áreas de atuação.

Claro que optar por um texto original e personalizado para sua área de atuação e para a vaga em questão é a melhor opção, porém, algumas frases prontas podem lhe ajudar.

Confira alguns exemplos de objetivos profissionais:

1 – Busco trabalhar em uma empresa líder do segmento e tenho me preparado para alcançar essa oportunidade. Meus anos dedicados à área podem contribuir para a apresentação de novas soluções no mercado.

2- O desafio é o que move a minha vida profissional. Busco esta vaga por acreditar que ela representa a oportunidade ideal para eu mostrar e desenvolver minhas habilidades de liderança e trabalho em equipe.

3 – Estou à procura de novos desafios na minha carreira e uma colocação no mercado. Desejo continuar desenvolvendo minhas habilidades e contribuindo para a construção de grandes resultados no meu ambiente de trabalho.

4 – Busco um cargo em uma empresa que possa me proporcionar novos desafios e a participação em projetos que façam a diferença na vida das pessoas.

5 – Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades. Acredito que possa compensar a falta de experiência com dedicação e empenho.

6- Busco preencher a vaga de (inserir a vaga em questão) nesta empresa, para que eu possa mostrar e desenvolver minhas habilidades adquiridas na área durante meu histórico profissional.

7- Essa vaga atende aos meus requisitos e posso contribuir com a minha ampla experiência no ramo. Meus conhecimentos técnicos na área e minha facilidade de lidar com pressão podem ajudar a me credenciar ao cargo.

8- Pretendo assumir a vaga de (inserir a vaga em questão) e através da minha experiência colaborar com os resultados e crescimento desta empresa.

9 – Concorrer a vaga de (inserir a vaga em questão) como oportunidade de crescimento profissional.

10 – Pretendo atuar na área de (inserir área de atuação) a fim de demonstrar e desenvolver minhas habilidades e colaborar com o grupo.

O que Você Não Deve Escrever no Objetivo Profissional do Currículo

Afirmações Genéricas

Inserir afirmações sem um fundamento ou sem uma certeza sem dúvidas não funciona para o objetivo profissional.

Com o próprio nome já diz, é preciso ser objetivo para descrever seus anseios profissionais.

Por isso, evite o genérico, como “pretendo crescer profissionalmente e contribuir com a empresa”. Tal afirmação pode até estar presente, mas como forma de complemento de uma frase objetiva.

Não Considerar Outras Posições

Ao saber exatamente qual é o cargo que irá ocupar se for contratado, foque em deixar claro que este é o seu objetivo profissional.

Evite considerar outros cargos.

Escrever “Em Qualquer Coisa” ou “Em Qualquer Posição”

Com já mencionado diversas vezes, a objetividade deve ser o seu foco principal.

Escrever frases despretensiosas como essas não demonstra credibilidade, uma vez que dá a sensação do “tanto faz” e de falta de foco profissional e pessoal, o que não é algo positivo para as empresas.

Outras Dicas Para Melhorar Seu Currículo

Outras Dicas Para Melhorar Seu CurrículoAlém dessas dicas mencionadas, outras também podem colaborar para melhorar seu currículo e, consequentemente, suas chances de conseguir o cargo pleiteado.

Use uma Boa Formatação

A formatação garantirá que todas as informações inseridas sejam visualmente bem organizadas e fáceis de serem lidas.

A formatação é a forma na qual o texto está organizado e diz respeito aos seus elementos gráficos e informações acrescentadas.

Para começar, evite inserir informações demasiadas e desnecessárias. A poluição visual com muita informação, acaba atrapalhando a leitura.

Em primeiro lugar adicione os dados pessoais. Depois, deve vir o objetivo profissional.

Em seguida, é acrescentada a formação acadêmica. Nessa área, coloca-se curso, instituição de ensino e ano de conclusão.

Após isso, adicione as experiências profissionais, que devem partir da mais antiga até a atual.

É recomendado que apenas as experiências relevantes para a vaga em questão sejam mencionadas. Por fim, acrescente seus conhecimentos de idiomas e de Informática.

Em relação à parte gráfica, a fonte deve ser Arial, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 centímetros.

A margem superior esquerda deve ter 3 centímetros e a inferior direita deve ter 2 centímetros, deixando o documento mais formal.

Atualize Seu Currículo Regularmente

Por mais que você esteja empregado no momento, atualizar seu currículo é essencial para se candidatar a uma nova vaga.

Mantenha seus dados pessoais como telefones, e-mail, endereço, seu cargo, atividades exercidas onde atua, novos cursos iniciados ou concluídos, participações em eventos, entre outros dados pertinentes sempre atualizados. Isso ajuda na valorização do seu CV.

Só Inclua Foto se for Necessário

Muitas empresas solicitam currículos com foto, principalmente aquelas em que o cargo inclui lidar com o público, como recepção, por exemplo.

Apesar disso, só insira foto se a empresa solicitar na descrição da vaga. Caso contrário, esse é um detalhe pessoal e que de nada interfere na capacidade de cada um.

Evite Informações Pessoais Desnecessárias

Algumas informações pessoais não precisam ser inseridas no CV, como número de documentos (CPF E RG) e idade. Você pode inserir sua data de nascimento, mas não necessariamente a sua idade.

Não liste o nome dos seus pais no currículo e evite inserir e-mails pessoais com endereços de e-mail sem credibilidade, como “gatinha.do.bairro@e-mail”.

Você também não precisa informar se possui filhos e o seu estado civil.

Cuidado com os Erros de Português

Uma das primeiras formas de avaliar a ortografia do candidato é observar a sua escrita no currículo.

Se houver erros de português, as chances de você não ser chamado para a próxima fase são grandes. Por isso, revise bem o seu documento para não sair prejudicado!

Conclusão

O currículo é o nosso cartão de visita, que demonstra tudo de bom que possuímos profissionalmente e intelectualmente.

Sem uma boa construção e um objetivo profissional bem feitos, suas experiências e habilidades não serão exaltadas, o que pode lhe prejudicar na seleção.

Por isso, atente-se em construir um objetivo profissional conciso, objetivo e simples.

Em paralelo, cuide da formatação e da estrutura geral do seu currículo, evitando sempre os erros de português.

Está em busca de um empréstimo? O Bom Pra Crédito te ajuda a encontrar as melhores taxas e condições do mercado com um só cadastro.

By | 2019-08-06T16:24:07-03:00 5 de junho de 2019|