O que é QUOD, tudo sobre o novo birô de crédito do Brasil

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem ampliada de duas pessoas sentadas à mesa segurando um papel e uma caneta

Continua depois da publicidade

banner-zen

Conheça mais sobre essa plataforma que veio para melhorar a saúde financeira do nosso país

Entender o que é QUOD e como ele funciona vai mudar a sua vida financeira! Esse birô de crédito usa o Cadastro Positivo para conhecer melhor o consumidor e então oferecer os melhores serviços financeiros para a sua realidade.

Mas, o que é Cadastro Positivo QUOD? Como ele influencia a sua vida? Para saber mais, continue a leitura!

O que é QUOD

O QUOD é o novo birô de crédito do Brasil. Ele trabalha a partir da base de dados que instituições financeiras confiáveis têm de seus clientes, como o histórico de pagamento e o histórico de crédito, por exemplo.

Essa análise financeira permite que você possa ter as melhores taxas de juros de acordo com o seu QUOD Score. Quanto melhor for a sua pontuação, menores serão os juros ao contratar algum serviço financeiro.

Tudo isso é gerenciado pela empresa QUOD certificada pela ISO 27.001 (Gestão da Segurança da Informação) e ISO 23.301 (Gestão de Continuidade de Negócios). E também é autorizada pelo Banco Central do Brasil para operar o Cadastro Positivo. 

São muitos nomes e termos para entender, não é? Mas fique tranquilo que vamos explicá-los agora!

mulher com caneta na mão em frente a um computador, um caderno e um celular

Saiba mais: Política de crédito: o que é e como interfere em nossa vida

Birôs de crédito

São empresas que coletam, com fontes confiáveis, informações sobre o histórico de crédito do consumidor ou empresa. Os birôs de crédito compilam os dados referentes a pagamentos de empréstimos, contas de luz, serviços públicos e etc.

Com base nestes dados, eles analisam as chances daquele consumidor ficar inadimplente, em dívida. E, a partir disso, é feito o score. Quanto mais alto ele for, melhores as chances de conseguir comprar no crédito.

Esses scores são compartilhados com empresas que vendem serviços e produtos no crédito. O compartilhamento desses dados na QUOD é seguro e sigiloso, e tudo funciona dentro da lei brasileira.

Cadastro Positivo QUOD

É um banco de dados com o histórico de pagamentos de um consumidor ou de uma empresa, como pagamentos em dia, em abertos, ou atrasados. Nesse histórico, constam empréstimos, gastos com cartão de crédito, contas fixas, como luz, etc.

O Cadastro Positivo é usado para análise de crédito. Com isso, há uma melhora na precificação de riscos, porque os serviços financeiros vão saber se você é confiável, ou não, pelo seu histórico de pagamento.

As taxas de juros são menores para bons pagadores, pois o risco de negócios que eles oferecem são menores. É uma forma mais justa do que as usadas apenas para apontar as dívidas.

QUOD Score

É uma pontuação feita a partir do histórico de pagamento de uma pessoa, para dizer se ela é confiável para pagar as contas, parcelas de empréstimo e financiamento de carro, por exemplo.  

O score pode ser de 0 a 1000. Quanto mais alto, mais credibilidade você tem.

O bom do Quod Score é ser calculado com base no Cadastro Positivo que avalia todo o seu comportamento financeiro. Isso evita algo que era comum antes: um bom pagador ter crédito negado por causa de um único deslize com as contas.

Outra coisa importante: o score também existe para proteger seus dados! As instituições financeiras têm acesso ao histórico de pagamentos pelo score, e se quiserem algum dado mais pessoal, precisam pedir a sua autorização.

homem sorrindo sentado à mesa frente ao computador e ao lado de um caderno e um celular

Veja também: Como conseguir crédito, 09 dicas para você não ficar sem dinheiro

Como funciona

Os birôs de crédito, como a QUOD, processam uma grande quantidade de dados para gerar o score das pessoas e empresas. Isso ajuda quem oferece serviços ou produtos financeiros a crédito, como bancos e fintechs, a conhecer o seu cliente.

A consulta do score é feita pelo CPF ou CNPJ. Depois de fazer a análise de crédito, a empresa que oferece os serviços vai decidir se vale a pena vender para aquele consumidor.

Talvez o seu pedido de cartão de crédito tenha sido negado pelo seu score estar baixo. Mas não se preocupe, agora que você sabe o que é QUOD pode consultar sua pontuação e melhorar seus hábitos financeiros.

Como consultar

Para consultar o seu score e Cadastro Positivo é muito simples e você pode fazer isso de forma gratuita. Só é preciso acessar o link e fazer seu registro! 

Impacto do QUOD na sua vida

O Cadastro Positivo QUOD chegou no Brasil para diminuir os riscos das operações de crédito e por consequência das taxas de juros no mercado. Com ele, as avaliações são mais justas para os cliente e mais seguras para as empresas.

Agora que você sabe tudo sobre o que é QUOD, pode cuidar melhor da sua vida financeira com informações de qualidade.  Consulte o Blog da Bom Pra Crédito. Estamos prontos para ajudar no seu desenvolvimento!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *