Blog > Você sabe o que significa estar como nome sujo?
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Você sabe o que significa estar como nome sujo?

Você sabe o que significa estar como nome sujo?

Você já ouvir falar “fulano não consegue fazer compras porque está com nome sujo“?  Isso quer dizer que essa pessoa não é boa pagadora e que já ficou devendo nos estabelecimentos onde adquiriu algum produto ou serviço. 

Os comerciantes conseguem saber se a pessoa está com o nome sujo fazendo uma simples consulta em serviços de proteção ao crédito. 

Neste post vamos te explicar tudo sobre estar com o “nome sujo”, quais as consequências disso, o que fazer para limpar o nome e dicas para evitar a inadimplência. Confira a seguir!

 

Nome sujo: o que isso significa?

A expressão “nome sujo” significa que uma pessoa deixou de pagar alguma conta e o credor registrou o CPF dela nas listas de serviços de proteção ao crédito, por exemplo, Serasa Experian e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que disponibilizam para os comerciantes uma lista de maus pagadores.

Assim, quando essa pessoa for realizar uma nova compra, o responsável pelo estabelecimento comercial pode consultar esses órgãos de proteção e até mesmo negar a venda ao identificar que o cliente está com o nome sujo.

Os serviços de proteção ao crédito registram informações pessoais e comportamentais dos consumidores e são avisados pelas empresas que deixaram de receber pagamentos.

Mas antes que o nome seja inserido no SPC ou Serasa, o consumidor é notificado via carta, telefonema ou mensagem no celular sobre a provável inclusão do nome nos órgãos de restrição de crédito, caso a dívida não seja paga em um prazo determinado.

 

Dívidas com altos juros?

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO

Simule sem compromisso.

 

Como saber se eu tenho nome sujo?

É possível consultar o seu nome gratuitamente direto nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Procure o posto mais próximo de atendimento e aproveite para atualizar os seus dados cadastrais, como endereço e telefone.

Isso é importante para que você seja avisado, caso exista alguma dívida em aberto, e também receba a notificação sobre a inclusão do seu nome na lista de negativados.

Além disso, mesmo que esteja com as contas em dia, você deve monitorar o seu CPF nesses órgãos, para identificar dívidas fraudulentas, ou seja, que tratam-se de fraudes utilizando os seus dados. Fique atento!

 

Por que devo limpar o meu nome?

Com o “nome sujo”, você dificilmente conseguirá seguir com sua vida tranquilamente. É que a restrição no nome/CPF é mal vista no mercado de crédito e causa dificuldades para:

  • Solicitar empréstimo na maioria dos bancos;
  • Financiar um carro, imóvel ou outros bens;
  • Entrar em um consórcio de imóveis ou veículos;
  • Adquirir visto de entrada em alguns países;
  • Firmar contrato com prestadores de serviço;
  • Abrir conta corrente ou adquirir cartão de crédito;
  • Obter taxas de juros baixas, pois juros para negativados tendem a ser mais altos;
  • Se manter no Cadastro Positivo, que é um banco de dados de bons pagadores;
  • Entre outras situações importantes para o seu bem-estar e crescimento financeiro.

Além disso, o seu score de crédito diminui drasticamente, prejudicando ainda mais o seu acesso ao crédito. O melhor a ser feito é negociar as suas dívidas e liquidar os seus débitos.

 

Consulte seu CPF e Score no Bom Pra Crédito

 

O que fazer para limpar o meu nome?

Caso você tenha sido notificado sobre a inclusão do seu CPF no Serasa ou SPC, primeiro, avalie se a dívida é devida. Você deixou mesmo de pagar a conta? Caso sim, entre em contato com a credora e negocie o seu débito o quanto antes.

A negociação do débito é a única maneira de limpar o seu nome. Na hora de buscar uma solução para pagar a dívida, não confie em serviços que você precisa pagar para limpar o seu nome.

Caso discorde da negativação, seja porque já pagou a conta ou desconhece a dívida em seu nome, esclareça com a credora o motivo da notificação.

Ao receber uma notificação sobre a inclusão do seu CPF em um dos órgãos de proteção ao crédito, você só não pode ficar de braços cruzados, pois sem ação o seu nome vai ficar sujo por um prazo de 5 anos, até que você resolva a situação.

 

Precisando organizar as finanças?

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO

Sem custo e sem compromisso!

 

Dicas para limpar o seu nome

  1. Se possível, faça o pagamento à vista, para conseguir mais descontos.
  2. Procure a credora para saber o valor atual da sua dívida com juros por atraso;
  3. Durante o pagamento do seu acordo, evite fazer novas dívidas, para não correr o risco de ficar sem dinheiro para pagá-las.
  4. Informe-se sobre as opções de negociação: parcelamento sem entrada ou com entrada e descontos no pagamento à vista;
  5. O pagamento da primeira parcela do acordo já limpa o seu nome, mas para permanecer com o nome limpo você deve pagar as parcelas em dia;
  6. Antes de negociar, faça um diagnóstico da sua situação financeira e saiba o quanto poderá direcionar para pagar a sua dívida sem passar sufoco;
  7. O desconto concedido no momento da negociação poderá ser perdido em caso de atraso nos pagamentos. Por isso, programe-se para não perder os vencimentos.

 

Dicas para evitar a inadimplência

  1. Se possível, cadastre os pagamentos no débito automático. Você também pode programar os pagamentos no banco, antes mesmo do vencimento.
  2. Mantenha os gastos em dia para não contrair dívidas. Leia 9 razões para manter os gastos em dia;
  3. Fuja dos juros altos do cartão de crédito e cheque especial! Prefira uma linha de crédito com juros mais baixos, como um empréstimo pessoal.
  4. Controle os seus gastos em uma planilha. Conheça as opções para organizar as suas finanças.
  5. Conte com o Bom Pra Crédito sempre que precisar de soluções para manter a sua saúde financeira em dia!

 

Regularize suas dívidas.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO

Taxa e prazo de pagamento justos.

 

Veja outros posts relacionados a score e crédito

 

By | 2018-06-08T13:51:56-03:00 23 de abril de 2018|