Você sabe como limpar nome? Descubra como se livrar das dívidas.

Larissa Civita

| 4 minutos para ler

empresário de roupa social sentado em sua cadeira dentro de sua sala com as braços cruzados atrás da cabeça e reclinando para trás

Resumo da matéria

  • O que quer dizer estar com o nome sujo?
  • Como limpar nome?
  • Negociação com o credor
  • Serasa Limpa Nome
  • O que acontece depois de limpar o nome?

Continua depois da publicidade

Descubra o que fazer para acabar com as restrições em seu nome!

Se você está em busca de saber como limpar nome, provavelmente está com algum tipo de restrição ou conhece alguém que esteja. Se for este o caso, fique tranquilo, pois não é o único e todos estão sujeitos a passar por isso.

De acordo com a Serasa Experian, 63,84 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em novembro de 2019, o que corresponde a mais de 30% da população, estimada em algo em torno de 211,36 milhões atualmente.

Outra pesquisa, da CNDL e do SPC Brasil, feita em novembro de 2019, mostrou que 48% dos brasileiros ficaram com o “nome sujo” em algum momento nos 12 meses anteriores, ou seja, quase metade da população, o que é um índice considerável.

Além das dificuldades e restrições financeiras que isso pode trazer, também é importante ressaltar que estar com o nome sujo é algo que afeta em várias outras áreas e, consequentemente, tem um grande impacto na qualidade de vida.

Em mais uma pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, 82,2% dos inadimplentes afirmaram ter sofrido com algum tipo de sentimento negativo causado ao descobrir que estavam com dívidas, o que mostra como a situação é séria.

O problema mais citado foi a ansiedade (63,5%), seguido de estresse e irritação (58,3%), tristeza e desânimo (56,2%), angústia (55,3%) e vergonha (54,2%). Com consequências tão negativas, é essencial saber o que fazer para sair dessa situação.

Nosso primeiro conselho é que tente superar todos esses sentimentos e reações negativas. O segundo é que continue conosco para saber como limpar o seu nome e, assim, colocar o que estamos lhe sugerindo em prática, o que com certeza fará muito bem a você!

mulher de blusa azul claro comemorando em frente a parede cinza

Leia mais: Nome sujo, como limpar?

O que quer dizer estar com o nome sujo?

Nós temos um artigo que fala exatamente sobre isso. Porém, resumidamente, o termo significa que uma pessoa deixou de pagar alguma conta e, por isso, teve seu CPF registrado pelo credor em alguma lista de serviços de proteção ao crédito, como Serasa Experian e SPC Brasil.

Assim que essa pessoa solicitar alguma nova forma de crédito, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito ou mesmo cartões de loja, os pedidos podem ser negados justamente por causa da negativação.

É por isso que a situação pode complicar a vida financeira, já que impede a pessoa de desfrutar de uma série de modalidades de crédito.

Como limpar nome?

Felizmente, há uma série de oportunidades que te permitem acabar com as pendências de seu nome e, assim, voltar a ter acesso novamente ao crédito. 

Antes disso, vale ressaltar que para saber se seu nome está sujo, fique atento ao recebimento de alguma comunicação do SPC Brasil, como ligações ou e-mails. A consulta de CPF e Score do Bom Pra Crédito também te mostra se há alguma pendência ou não!

Voltando às alternativas para limpar seu nome, algumas das principais são as seguintes:

Negociação com o credor

Depois de descobrir qual foi a empresa que apontou alguma restrição no seu nome, o melhor procedimento a se colocar em prática é entrar em contato com ela para saber o que pode ser feito.

Neste contato, ela lhe informará quais são as possibilidades de quitar aquela dívida, o que pode muitas vezes ser feito com parcelamentos, de modo a não prejudicar o seu orçamento.

Além disso, sempre existe a possibilidade de conseguir um bom acordo para quitar o débito, o que costuma ser positivo para ambos os lados.

Não se esqueça de perguntar se existe essa opção para conseguir limpar o seu nome.

Geralmente, débitos mais antigos costumam resultar em melhores condições de negociação.

Porém, somente recorra a isso quando descobrir uma dívida que não conhecia depois de muito tempo. O ideal é tentar resolver a situação o quanto antes.

Serasa Limpa Nome

Seja para restrições em CPF ou CNPJ, o Serasa tem uma página que permite aos devedores negociarem dívidas com a possibilidade de obter até 90% de desconto, além de condições especiais, como parcelamentos.

As negociações podem ser feitas com bancos, financeiras, recuperadoras de crédito, companhias telefônicas e instituições de ensino, entre outras empresas, ou seja, há grandes chances de conseguir resolver a sua pendência.

O legal é que tudo pode ser feito online, o que traz ainda mais praticidade e agilidade ao procedimento.

Também é possível acompanhar negociações que já tenham sido abertas anteriormente, de modo a saber qual é o seu andamento.

homem de óculos e camiseta polo azul recostando em sofá com as mãos atrás da cabeça e sorrindo

Leia mais: O crédito pode ser negado porque já tive o nome sujo?

O que acontece depois de limpar o nome?

Os credores têm até 5 dias úteis para remover seu nome do banco de dados de inadimplentes.

O prazo é rápido, o que é muito bom para quem deseja resolver a situação de uma vez por todas.

A partir do momento que seu nome estiver limpo novamente, é importante tomar alguns cuidados para que a situação não volte a acontecer, como os seguintes:

  • Cuide das suas finanças. Faça um planejamento financeiro e tenha o máximo controle possível sobre as despesas. Assim, você evita atrasar as despesas e ter restrições em seu nome.
  • Considere criar uma reserva. Ter uma reserva de emergência te ajuda a lidar melhor com situações inesperadas e, assim, não precisar recorrer a linhas de crédito que você não pode pagar. Mesmo que seja com um pouquinho do seu salário, comece a guardar e veja como o hábito tende a crescer cada vez mais.
  • Negocie eventuais dívidas antes que se transformem em restrições. Se você atrasou a conta de água, luz, telefone, internet ou qualquer outra, entre em contato o quanto antes com o credor e veja o que pode ser feito. às vezes, um parcelamento simples evita que seu CPF fique restrito.

Tomar cuidado é outra dica muito importante para que essa situação não te atinja. Caso se veja em uma pendência financeira, porém, mantenha a calma e saiba que é possível resolvê-la.


Além disso, busque dedicar um tempo da sua rotina para cuidar de seu planejamento financeiro e, assim, evitar que esses problemas aconteçam.

Afinal, ainda mais fácil do que buscar saber como limpar nome é fazer o que está ao seu alcance para que isso não aconteça!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *