Limite de crédito pessoal: você sabe como funciona?

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Empresário com laptop mostrando gráficos

Continua depois da publicidade

banner-zen

Antes de usar o limite de crédito, é importante que você saiba se ele vale ou não a pena para o momento em que você precisar de dinheiro

O limite de crédito é uma linha de crédito que o banco oferece aos seus clientes, levando em consideração cada perfil financeiro. Basicamente, a instituição financeira disponibiliza um valor que pode ser usado e devolvido com juros. 

Você sabe como ele funciona e quais são os critérios que os bancos usam para oferecer e determinar a quantidade de dinheiro para seus clientes? Leia este artigo para descobrir. 

Como o limite de crédito é disponibilizado?

Esse tipo de serviço é oferecido a critério de cada banco. Isso significa que a empresa não é obrigada a fornecer o valor aos correntistas. A quantidade de dinheiro disponibilizada no limite de crédito também é estabelecida pelo banco.

Esta não aprovação pode ser por diversos fatores, sendo os mais comuns o score, a falta de comprovação de renda ou capacidade de arcar com dívidas, informações não atualizadas, idade, ocupação e outros motivos.

O que posso fazer com o dinheiro do limite de crédito?

Você pode utilizar o valor como desejar. Não há nenhum tipo de regra em relação ao que pode ou não ser feito com o dinheiro do limite de crédito. Dessa forma, você pode sacar para fazer compras, pagar boletos ou dar entrada em um carro, por exemplo. 

Mas, é preciso que você esteja ciente de que esse dinheiro, apesar de estar disponível e sua conta, precisará ser devolvido ao banco com juros. Por isso, antes de usá-lo, é importante fazer um bom planejamento financeiro para não ter dores de cabeça. 

Como usar a limite de crédito pessoal

O valor disponível e pré-aprovado pelo banco pode ser retirado no caixa eletrônico ou transferido para outras contas. Lembre-se de que os juros cobrados pela utilização do limite de crédito costumam ser mais altos.

Isso se justifica pelo fato de que o banco não tem garantia se o dinheiro que ele te emprestou será devolvido. Dessa forma, as taxas de juros servem como uma forma que a instituição cria para não ter grandes prejuízos.

Como são calculados os valores das parcelas do limite de crédito? 

Como a gente disse, cada banco tem o seu critério para disponibilizar e cobrar as taxas do limite de crédito. As parcelas são calculadas a partir do valor oferecido, taxas e IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

É importante que você saiba que esse serviço conta com as taxas mais altas do mercado de crédito. Portanto, tome muito cuidado antes de contratar, já que a facilidade em ter acesso a esse dinheiro pode custar mais caro do que você imagina. 

Como usar o limite de crédito sem fazer mais dívidas?

O ideal é que você tenha consciência da dívida que assumirá ao usar o limite de crédito. Portanto, preste atenção nos seguintes elementos:

Pés no chão: Analise suas finanças com bastante cuidado e verifique se o valor das parcelas está de acordo com a sua renda. Você vai conseguir arcar com as prestações?

Uso do dinheiro: O que você fará com o dinheiro do limite de crédito é muito importante e necessário? Será que não é melhor esperar um pouco mais e juntar o valor que você precisa, sem comprometer sua renda?

Custo da dívida: Quanto mais parcelas você faz, maior será o valor do Custo Efetivo Total (CET). Ele diz respeito a todos os encargos que você terá que pagar ao banco, incluindo impostos, despesas administrativas, entre outros. 

Leia também: Cancelar cartão de crédito, veja agora como fazer sem complicações

O que fazer se eu não tiver limite de crédito no banco?

Caso você não tenha limite de crédito aprovado ou já tenha usado e, ainda assim, precisa de dinheiro por algum motivo, uma boa alternativa é pedir empréstimo online. O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 bancos.

Dependendo do seu perfil financeiro, você pode conseguir parcelas e condições de pagamento que cabem no seu bolso. Aliás, você ainda pode, inclusive, ter acesso a taxas muito mais acessíveis do que aquelas cobradas pelo seu banco.

Por isso, a gente te convida a dar uma pesquisa em nosso site antes de usar o limite de crédito. Pode ficar tranquilo! Aqui, a gente preza pela sua segurança e comodidade, sempre!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *