Juntar dinheiro para viajar: como se programar e não ficar no vermelho após um feriado

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

imagem de uma mala de viagens com um chapéu branco em cima em frente de um fundo laranja

Resumo da matéria

  • Quais são os principais gastos com uma viagem?
  • Lista feita? É hora de juntar dinheiro para viajar!

Continua depois da publicidade

Quer viajar sem gastar muito? Descubra como fazer um diagnóstico financeiro para que seus dias de descanso sejam bem aproveitados

Depois de passar meses dentro de casa e cumprindo isolamento social, é natural que a gente busque por atividades que compensem os dias de incertezas e estresse.  Não é à toa que muita gente tem pesquisado sobre como juntar dinheiro para viajar.

Se esse também é o seu questionamento, nós selecionamos as principais dicas a respeito de planejamento financeiro. Confira o que você deve fazer para preparar uma viagem que cabe no seu bolso. 

mulher de mochila e chapéu erguendo os braços para cima olhando para o horizonte

Veja também: Viagens bate e volta: confira opções para toda a família

Quais são os principais gastos com uma viagem?

Um dos maiores problemas de quem fica no vermelho depois de uma viagem é não considerar todos os gastos que ela inclui.

Muitas pessoas acabam pensando apenas os valores da hospedagem e do transporte.

Na verdade, esses são apenas dois de uma série de itens que você deve incluir no seu plano para juntar dinheiro para viajar.

O ideal é que você use uma planilha, aplicativo ou até mesmo um caderno de anotações para calcular os gastos.

Para que você não se esqueça de nada, providenciamos as principais categorias. Confira:

Escolha do destino: Para juntar dinheiro para viajar, faça uma lista com os destinos que você deseja conhecer. Pesquise sobre cada um na internet e descubra quais são as épocas em que os valores das diárias dos hotéis são mais acessíveis.

Hospedagem: Com o destino escolhido, comece a procurar pelas melhores opções de hospedagem. Além de hotéis e pousadas, pesquise albergues e quartos pelo Airbnb. Escolha o que representar melhor custo-benefício.

Transporte: Se você pretende viajar de avião, faça uma pesquisa para saber qual companhia aérea oferece as melhores condições. Caso vá de ônibus, verifique qual é o valor da passagem de ida e volta.

Se for de carro, multiplique o preço do litro de combustível pela quantidade de km que você rodará entre ida e volta. Não se esqueça de adicionar uma estimativa do quanto você vai gastar com combustível durante a viagem.

Alimentação: Se você se hospedar em hotel ou pousada que serve café da manhã, calcule quanto pretende gastar com almoço e jantar. Idas a bares, sorveterias, entre outros lugares que servem comidinhas também devem constar na sua lista.

Passeios: Confira quais são as atrações pagas e gratuitas. Se for preciso reservar algum passeio pago com antecedência, negocie preços e peça desconto para pagamento à vista. 

Lembrancinhas: Caso você goste de comprar algum objeto de decoração, acessórios, roupas ou mimos para dar de presente, inclua na sua planilha o valor destinado a isso. O ideal é não ultrapassar esse valor e evitar ficar no vermelho.

Reserva de emergência: Nem tudo pode ocorrer de acordo com o que você planeja.

Por isso, na hora de juntar dinheiro para viajar, inclua um valor de emergência. Se você precisar usar, tudo bem. Se não precisar, poderá voltar para casa com saldo positivo.

Documentação: Dependendo do destino para onde você irá, é importante providenciar documentações extras.

Geralmente, isso é mais comum em viagens internacionais. Confira os custos com passaporte, visto, entre outros, e adicione à planilha.

imagem de cima de uma mesa com uma miniatura de aviãol, um chapéu, uma câmera fotográfica, um óculos, um mapa e uma mala de viagens

Leia mais: Dicas para economizar em uma viagem

Lista feita? É hora de juntar dinheiro para viajar!

A organização financeira é o primeiro passo dessa jornada de juntar dinheiro para viajar. Calcule a previsão de gastos que você anotou na sua planilha de viagens e avalie sua situação econômica atual.

Com isso feito, confira se é possível juntar tudo o que você precisa até o dia da viagem. Se a conta não fechar, você tem 3 opções: 

Empréstimo online: Faça uma cotação em diversos bancos. As chances de conseguir condições que cabem no seu bolso são maiores. Aqui no Bom Pra Crédito a gente tem parceria com mais de 30 bancos.

Dependendo do seu perfil financeiro, você poderá receber ofertas acessíveis e parcelas que estejam de acordo com as suas necessidades. 

Mudança de destino: Se não for possível fazer empréstimo, escolha um destino mais em conta.

Assim, você não passa aperto e poderá se preparar melhor para conhecer o lugar que você deseja em um momento mais tranquilo do ponto de vista financeiro.

Adiamento da viagem: Outra opção é aumentar um pouco mais o prazo para juntar dinheiro para viajar. Nesse tempo, aproveite para economizar com alguns gastos supérfluos e encontrar maneiras de ganhar renda extra.

O importante é que você tenha em mente que, com planejamento e foco, tudo é possível.

Caso queira aprender mais sobre educação financeira e formas de fazer seu dinheiro render, procure pelos conteúdos aqui do nosso blog.

Nós selecionamos os assuntos mais importantes sobre finanças e disponibilizamos gratuitamente em nosso site.

Com isso, a gente pode trocar conhecimento e te ajudar a fazer sempre as melhores escolhas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *