Investimento em imóveis: vale a pena apostar

Larissa Carvalho

| 3 minutos para ler

duas mãos se apertando em sinal de acordo enquanto no plano de fundo há uma casa bem bonita no estilo americano

Continua depois da publicidade

premio reclame aqui 2020

Descubra se o mercado se recuperou e quais são as modalidades de investimento em imóveis

Ao que tudo indica, os investimentos em imóveis já apresentam alguns sintomas de recuperação no mercado. Assim, podem ser consideradas boas opções de investimento.

Os Indicadores Imobiliários Nacionais, levantados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mostram que as vendas no segundo trimestre de 2019 aumentaram 16% em relação ao ano anterior. 

Além disso, com a fixação da Selic em fevereiro de 2020 a 4,25% (a meta para os juros básicos que influenciam na cobrança de cheque especial, cartão de crédito, investimento e outros), o interesse também aumenta muito no mercado imobiliário por causa da queda dos juros. 

duas mãos se apertando em sinal de acordo enquanto no plano de fundo há uma casa bem bonita no estilo americano

Veja também: Banco ou corretora, onde seu dinheiro vale mais?

É por isso que o interesse de construtoras em novos imóveis deve crescer também ao longo deste ano.

Os dados da CBIC citados antes mostram que o setor está otimista. No segundo trimestre de 2019, a instituição constatou o crescimento de 11,8% no lançamento de imóveis em todo o país.

De acordo com a pesquisa, até novembro de 2019, as empresas do setor faturaram cerca de R$ 4,4 bilhões por meio da capitalização ofertando ações na Bolsa de Valores. 

Os fundos imobiliários valem a pena? 

Há ainda quem prefira investir em Fundos Imobiliários no lugar de comprar, de fato, um imóvel.

Você já ouviu falar nesse tipo de modalidade? Basicamente, um grupo de investidores aplica recursos em negócios de base imobiliária, que podem ser para o desenvolvimento de empreendimentos ou até em edifícios comerciais, shopping centers, hospitais.

Se a pessoa não é a dona do imóvel e investe nele com outras pessoas, como eles ganham dinheiro com isso?

É fácil, o investimento é feito a partir de um retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor imobiliário.

Quais são as vantagens do investimento em imóveis?

Como um cotista, você pode ser sócio de empreendimentos grandiosos com valores bem baixos.

Seus lucros, claro, correspondem aos seus investimentos, mas para iniciar é uma ótima notícia não precisar desembolsar milhões.  

Além disso, você recebe isenção de Imposto de Renda no recebimento dos rendimentos mensais para pessoas físicas.

É importante ressaltar que isso acontece para quem tem menos de 10% da totalidade de cotas do fundo, mas já é uma vantagem. 

Leia Agora: É possível fazer empréstimo para negativado?

O fundo imobiliário é um investimento indicado para quem quer diversificar a carteira e também apresenta liquidez alta (fácil de vender) . O que isso quer dizer?

moedas empilhadas... na última coluna há a projeção de uma casa

Que essa modalidade permite a negociação de cotas na Bolsa de Valores. Você pode negociar quais quer se desfazer e espera um tempo baixo para ter o dinheiro em mãos. 

Adquiri um imóvel na planta. E agora?

Se a sua escolha final for realmente comprar um imóvel, além de precisar separar muito tempo de planejamento para escolher o ideal para as suas perspectivas, existem alguns cuidados financeiros para se tomar depois da compra.

Por exemplo, as parcelas e os valores das prestações pagas durante a construção do seu imóvel podem ser diferentes das parcelas do financiamento do saldo devedor.

Ele é corrigido mensalmente pelo INCC (índice Nacional de Custo de Construção) ou pelo CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil). 

Depois da entrega, você pode quitar a dívida. Dá para usar o seu FGTS para amortizar parte ou ainda buscar um empréstimo pessoal.

Neste momento, é fundamental que você tenha em mãos opções realistas e honestas com a sua situação financeira.

Considere contar com a ajuda de plataformas como o Bom Pra Crédito para obter um mapeamento personalizado de condições de parcelamento e juros entre mais de 30 parceiros.

É uma maneira fácil e descomplicada de obter o seu empréstimo online. 

Mesmo que você tenha quitado o imóvel à vista e não precisa de nenhuma ajuda financeira, existem ainda os custos depois da compra.

É necessário pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) à Prefeitura e as taxas de registro cartorário. 

Em geral, essas taxas correspondem a 4% do valor de compra do imóvel. É ideal que você coloque no seu planejamento financeiro os seus gastos com despesas burocráticas.  

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *