Hora do Planeta: como ela pode te ajudar a economizar

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

folha verde sendo iluminada pela luz do sol

Continua depois da publicidade

banner-zen

Descubra hábitos que você pode implementar na sua rotina para gastar menos

A Hora do Planeta, o maior e mais tradicional movimento global pelo clima criado pela ONG WWF, aconteceu dia 28 de março de 2020 com algumas mudanças por conta da propagação do Coronavírus no mundo: teve programação digital.

O evento, conhecido pelo convite de apagar as luzes de monumentos, fachadas, prédios públicos e outros pontos de interesse por sessenta minutos, acontece desde 2007 e tem como intuito alertar a população mundial sobre a urgência na proteção da natureza.

Em 2019, 188 países e territórios participaram da Hora do Planeta. A mobilização também contou com 17.900 ícones apagados (entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos). No Brasil, 1500 foram ícones apagados.

O principal símbolo da Hora do Planeta é o apagar das luzes e as pessoas podem participar das suas próprias casas.

A ideia caiu como uma luva no atual momento, em que as populações de todo o mundo estão sendo convidadas ao isolamento para diminuir o impacto da pandemia pelo Coronavírus.

Quanto mais as pessoas precisam ficar em casa e não podem se distrair de outras formas fora de suas residências, temos um aumento considerável de energia. Os aparelhos domésticos e eletrônicos ficam mais ligados, é inevitável. 

Mas, a essência da Hora do Planeta é justamente repensar o uso de recursos e pensar nas melhores formas de cuidar do que temos hoje. Isso quer dizer também mudar hábitos.

Essa mudança nos ajuda a economizar. Assim, além do planeta, sua renda mensal também sai ganhando.

Que tal aproveitar a A Hora do Planeta para conscientizar todo mundo em casa sobre alguns truques, que além de ajudar a economizar, também pode ajudar a salvar o mundo?

Confira essa lista e comece a colocar em prática:

Aposte em aparelhos de baixo consumo

lâmpada ecológica ao lado de calculadora

Opte por produtos que causam menos impacto ao meio ambiente e ainda economizam na conta de luz.

Para identificá-los, é fácil: procure nas embalagens dos equipamentos os selos do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel), que servem para indicar a quantidade de energia gasta por cada produto elétrico.

A etiqueta ainda mostra uma média de gastos de kWh por mês (kWh/mês). Sua missão é preferir aparelhos com o selo mais próximo possível do A, que são os mais eficientes e mais econômicos.

Diga não ao stand by

pai e filho sentado em sofá em frente a sua televisão

Você está assistindo TV em casa, mas resolve ir fazer outra coisa. Desliga o aparelho com o controle remoto e pronto.

Desligar a tv economiza energia, certo? Depende, alguns aparelhos funcionam com o modo Stand By, os chamados vampiros eletrônicos. 

Por mais que você os desligue, eles continuam ligados, consumindo o mínimo de energia de maneira constante.

O que fazer, então? Lembre-se sempre de retirar todos os aparelhos eletrônicos das tomadas, esse hábito vai te fazer economizar.

Utilize programas curtos da máquina de lavar

maquina de lavar cheia de roupas dentro de uma lavanderia com parede de madeira e estantes para panos e produtos de limpeza

As máquinas de lavar mais modernas costumam ter uma opção de ciclo de lavagem econômico que submete as peças a apenas um enxágue.

Nesta função, ela usa 30% menos água, além de economizar energia.

Se a sua máquina for de algum modelo mais antigo, escolha bem o programa. Os mais curtos possíveis lavam suas roupas e ainda economizam.

Prefira energias renováveis

técnico trajado de EPI fazendo manutenção de painel solar em cima de um telhado

Se puder fazer esse investimento, instale painéis de energia solar em casa. Os valores variam de acordo com a potência, o número de módulos, o inversor, os fabricantes e a eficiência energética.


Em média, aplicar os equipamentos em uma residência custa a partir de R$ 10 mil. Se a sua conta de luz fica acima de R$ 500, vale a pena apostar nessa mudança.

Considere a aquisição de um empréstimo pessoal, você pode comparar juros e parcelas na plataforma do Bom Pra Crédito.

Utilize menos plásticos

mulher caminhando pela rua segurando sacola com estampa

Há alguns anos as sacolas plásticas que usamos no mercado são pagas, e desde que essa medida foi implantada, surgiu também com muita força o uso de ecobags, bolsas que podem ser utilizadas em todas as idas ao mercado. 

Evitar a emissão de sacola plástica no planeta evita a poluição e propagação do lixo que demora muitos anos para se decompor e ainda libera seu bolso.

Reutilize água

pessoa segurando pote marrom pegando água de uma fonte

Existem várias formas de reutilizar a água na sua casa, além das maneiras mais incrementadas, como a instalação de equipamentos para reaproveitar as águas da chuva, você ainda pode adotar medidas simples e baratas, como: separar a água da máquina de lavar para propósitos não potáveis como lavar jardins e áreas comuns da casa.

Quem usa chuveiro a gás às vezes precisa esperar a água aquecer. Não desperdice, coloque um balde embaixo e use a água para aguar as plantas.

Apague as luzes

Você não precisa participar da hora do planeta só uma vez no ano, a ação é justamente para propor uma mudança de hábitos. Não deixe as luzes de casa acesas sem necessidade.

Abra as janelas, durante o dia deixe a luz natural entrar, sua casa também ficará bem arejada.

De noite, apague as luzes dos corredores, cozinha, áreas externas. O planeta e o seu bolso agradecem.

banner-zen

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dicas Manutenção De Celular

    Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Responder

    • Bianca Lima

      Agradecemos seu feedback Carla ?

      Responder