Golpes de empréstimo pela internet: não caia

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Golpes de empréstimo pela internet: não caia

Continua depois da publicidade

banner-zen

Com a popularização da internet, muitas empresas passaram a oferecer serviços por meio da rede que antes eram oferecidos apenas presencialmente, como comércio em geral, compras de ingressos e passagens, reservas de hotéis e, mais recentemente, empréstimo pessoal.

Esses serviços online facilitam a vida do consumidor, pois proporcionam praticidade e conveniência. Entretanto, junto às empresas sérias e idôneas, aparecem aquelas que querem aplicar golpes e levar vantagem do consumidor.

No caso de empréstimos, a fraude mais comum é a solicitação de pagamento antecipado para conseguir um empréstimo.

Geralmente, alegam que, como o cliente está negativado ou tem baixo score (pontuação) de crédito, é preciso que seja feito pagamento antecipado para garantir a liberação do empréstimo.

A justificativa é que, com isso, é possível conseguir um “fiador” ou avalista para o empréstimo. Essa é uma prática ilegal e naturalmente fraudulenta.

Para não cair nos golpes de empréstimo pela internet, é necessário ter alguns cuidados antes de seguir com a contratação.

Como reconhecer golpes de empréstimo pela internet?

1) Nunca faça pagamento antecipado!

Os bancos, as financeiras e seus representantes oficiais (correspondentes bancários) nunca pedem pagamento adiantado para liberar empréstimo.

É desta forma que os fraudadores aplicam os golpes de empréstimo pela internet, sendo que, geralmente, estes pagamentos são solicitados em conta corrente de pessoa física.

2) Navegue pelo site

Conheça a seção “Quem somos”, “Política de Privacidade” e “Termos de uso”. Nos sites fraudulentos, quase sempre esses conteúdos são básicos ou mal escritos.

Além disso, é comum existir erros de português e imagens de baixa qualidade nas diversas páginas do site.

3) Procure o certificado de segurança

Os sites fraudulentos geralmente não têm certificado de segurança que é um cadeado verde fechado que aparece no endereço do site quando acessado.

Para ter este certificado, o site passa por processo de auditoria e certificação o que garante sua legalidade.

4) Busque no Google

Faça uma busca mais detalhada sobre o site que está oferecendo o empréstimo. Procure também nas redes sociais, em notícias, blogs, e no Reclame Aqui (site de reclamações).

Caso não encontre nada sobre o site que oferece empréstimo, está aí um forte indício de fraude. Observe também os tipos das reclamações: veja se elas levantam indícios de golpe ou apenas estão relacionadas à operação da empresa.

Pela natureza da operação, uma instituição financeira ou um correspondente bancário podem receber reclamações sobre crédito não aprovado, sobre eventuais atrasos no contato ou retorno com o cliente ou questões relacionadas às condições do empréstimo, como valor do empréstimo, prazo ou taxa de juros, entre outros.

Verifique ainda se as reclamações são respondidas pela empresa: enquanto as confiáveis retornam o contato, as fraudulentas ignoram as queixas.

5) Confira se a empresa está autorizada a realizar empréstimos

O contrato de empréstimo só pode ser concedido por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Além disso, somente os correspondentes bancários podem se relacionar com clientes em nome das instituições financeiras.

Portanto, não confie em contratações oferecidas por empresas que não sejam bancos, financeiras ou seus representantes oficiais.

6) Apure a fundo sobre a empresa

Para atrair as pessoas, os sites fraudulentos costumam se passar por empresas sérias, utilizando seus dados cadastrais (CNPJ, a razão social e até endereço).

Essa prática por si só já representa um crime de falsidade ideológica contra as empresas reais e idôneas, proprietárias destes dados cadastrais.

Somente o telefone e/ou e-mail pertencem aos sites fraudulentos, canais pelos quais entram em contato com o cliente e por onde cometem os golpes.

O Bom pra Crédito é confiável?

Sim! O site Bom Pra Crédito é de propriedade da PP Promotora de Vendas SA, que é um correspondente bancário de diversas instituições financeiras e presta serviço 100% gratuito, ou seja, nunca solicita qualquer tipo de depósito ou cobrança de taxa para liberação de empréstimo.

O Bom pra Crédito também é um site 100% seguro e protegido com protocolos de segurança de informação e navegação. Consulte nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

banner-zen