Franquias lucrativas. Confira as mais famosas do Brasil

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

em uma mesa de madeira estão três pequenos blocos com desenhos de franquias

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Modelo de franchising está em ascensão no Brasil e pode trazer ótimos lucros aos franqueados

Muitas pessoas se interessam em entrar no mundo dos negócios para, assim, ter um empreendimento para chamar de seu, e as franquias lucrativas se colocam como uma das melhores alternativas neste sentido.

O crescimento deste modelo é notável. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do franchising foi o seguinte, de 2015 a 2019, o qual está seguido do crescimento percentual na comparação com o ano anterior:

  • 2015: R$ 139,593 bilhões
  • 2016: R$ 151,247 bilhões (+ 8,35%)
  • 2017: R$ 163,319 bilhões (+ 7,98%)
  • 2018: R$ 174,843 bilhões (+ 7,06%)
  • 2019: R$ 186,755 bilhões (+ 6,81%)

Ao analisar o número de unidades, também notamos um excelente crescimento:

  • 2015: 138.343
  • 2016: 142.593 (+ 3,07%)
  • 2017: 146.134 (+ 2,48%)
  • 2018: 153.704 (+ 5,18%)
  • 2019: 160.958 (+ 4,72%)

O mesmo relatório ainda trouxe projeções para o franchising em 2020, estimando que o faturamento aumentaria em 8%, o número de unidades em 6%, o número de redes em 1% e o número de empregos em 6%.

Há que se considerar que a pandemia do novo Coronavírus pode mudar esses números, já que seus impactos ainda não eram tão conhecidos no momento da elaboração do material, o que aconteceu em 09/03/2020.

De qualquer forma, investir em franquias lucrativas é um ótimo negócio, que traz uma série de benefícios a quem opta por este caminho, mas é importante entender bem como o sistema funciona e conhecer algumas dessas franquias.

Continue conosco e confira todas as informações que separamos para você!

homem de camisa branca e gravata organiza pequenos blocos com desenhos de cifrão em cima de uma mesa

Leia também: O que é investimento? Tipos,benefícios, dicas e como começar

O que é uma franquia?

Basicamente, é uma estratégia que vende o direito de uso de uma marca, infraestrutura, know-how e direito de distribuição, entre outros detalhes. A rede franqueadora (dona do negócio) vende ao franqueado (o contratante) uma parcela de seu negócio (a franquia).

Vamos tomar como exemplo o McDonald’s. Há pelo menos mil unidades espalhadas em todo o país, tendo em vista que a unidade de número 1.000 foi inaugurada em 18 de outubro de 2019 na Avenida Paulista.

As unidades do McDonald’s que são inauguradas nem sempre são lançadas pelo dono original. Muitas são franquias, abertas por franqueados que decidiram investir no segmento de franchising.

Isso também acontece com várias outras marcas, como Burger King, Domino’s Pizza, O Boticário, The Body Shop e Cacau Show, entre outras.

Para maiores informações, acesse nosso artigo sobre como abrir franquia.

Quais são os benefícios de abrir uma franquia?

Ainda que seja grande o interesse em ter uma franquia, nem todos conhecem os benefícios que a iniciativa pode trazer. Alguns dos principais são os seguintes:

  • Imagem forte ao seu favor: diferente de abrir um negócio do zero, que demora para conseguir estabelecer uma imagem forte, as franquias colocam todo o prestígio e reconhecimento daquelas marcas a favor da sua empresa.
  • Maior praticidade: boa parte das franquias já fica “pronta” e ela só deve ser replicada em outro ponto comercial, o que significa que o modelo é prático para o franqueado.
  • Realização de treinamentos para aprender sobre a franquia: é comum que os franqueados passem por treinamentos para entender quais são os valores, técnicas e práticas daquela marca, já que é necessário manter uma padronização em relação ao que já é praticado por ela no mercado.
  • Apoio de uma equipe técnica especializada: ao abrir uma franquia, você contará com o apoio de profissionais altamente capacitados que ajudarão seu negócio. Do marketing à gestão, tudo é feito por grandes especialistas, o que te permite desfrutar da aplicação de conhecimentos que seriam praticamente impossíveis de se obter ao iniciar uma empresa nos moldes tradicionais.
  • Suporte jurídico: uma das partes mais complexas de um negócio para quem não tem tanta experiência neste universo (e até para os que já possuem) é a jurídica, e os franqueados costumam contar com todo o suporte necessário neste sentido, de modo que a gestão do negócio seja ainda maior.
  • Grande diversidade de áreas: com tantos segmentos de franchising, você pode optar por aquele que mais lhe agrada, o que significa que conseguirá trabalhar com algo que gosta, o que é muito melhor.

Como tornar-se um franqueado?

Basicamente, é necessário pesquisar as franqueadoras dentro do segmento que você deseja e, a partir de então, buscar saber quais são os passos necessários para tal.

Geralmente, é preciso pagar taxas de franquia, instalação e publicidade, além dos royalties.

Embora essas estejam entre as principais, também pode haver outras cobranças, as quais devem estar previstas na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que traz informações financeiras, jurídicas e comerciais do negócio.

O investimento é variável. Para franquias lucrativas e mais conhecidas, as taxas costumam ser maiores do que para aquelas menos famosas e que, consequentemente, tendem a trazer um faturamento menor.

Porém, resumidamente, é preciso investir uma determinada quantia, conhecer as exigências e o suporte que pode ser prestado pela franqueadora, o qual pode existir até mesmo na escolha do melhor ponto comercial para aquele negócio, por exemplo.

Quais franquias lucrativas se destacam no Brasil?

De acordo com uma estimativa calculada com base em dados do relatório da ABF de que comentamos no início deste conteúdo, há pelo menos 2,9 mil redes franqueadoras no Brasil, e é fato que algumas se destacam em relação a outras.

Se você tem o interesse em investir em franquias lucrativas, é importante entender que isso pode demandar um investimento maior, mas que o retorno também tende a ser maior.

Algumas das franquias mais lucrativas são as seguintes:

  • Instituto Gourmet (cursos profissionalizantes de gastronomia): investimento inicial a partir de R$ 250 mil, tem faturamento médio mensal de R$ 100 mil. O lucro é de 25% a 35% do faturamento e o retorno do investimento leva de 18 a 24 meses.
  • Pizza Hut (alimentação): investimento inicial é de pelo menos R$ 1 milhão, com faturamento médio mensal de R$ 200 mil. O lucro varia de 20% a 25% do faturamento e o retorno do investimento leva aproximadamente 26 meses.
  • A Fórmula (farmácia de manipulação): investimento inicial a partir de R$ 300 mil, resulta em um faturamento médio mensal de R$ 110 mil a R$ 150 mil. O lucro é de 20% a 25% do faturamento e o investimento retorna depois de aproximadamente 24 meses.
  • Maple Bear Canadian School (escola bilíngue): investimento inicial parte de R$ 1,2 milhão e o faturamento médio mensal é de R$ 400 mil. O lucro é de 20% do faturamento e o investimento retorna em aproximadamente 36 meses.
  • Patroni (alimentação): investimento inicial parte de R$ 455 mil, com faturamento mensal médio de R$ 130 mil. O lucro vai de 12% a 20% e o retorno do investimento é de 18 a 36 meses.
  • Artwalk (calçados): é preciso investir pelo menos R$ 500 mil para começar. O faturamento médio mensal é de R$ 180 mil e o lucro fica entre 10% e 15% do faturamento. O retorno do investimento leva em torno de 28 meses.

mulher de camisa preta e avental vermelho apoiada em cima de balcão de franquia lucrativa

Leia também: Como abrir franquia até 50 mil reais e ganhar dinheiro

É possível investir em franquias lucrativas e baratas?

Sim. As opções que vimos aqui demandam um investimento elevado, que parte em R$ 250 mil, mas é possível encontrar opções mais baratas para abertura, as quais também trazem faturamento e lucro bem interessantes.

Algumas delas são as seguintes, acompanhadas do investimento inicial:

  • Freewet (serviços de limpeza automotiva): a partir de R$ 2.500.
  • Amaze Travel (viagens de formatura e turismo esportivo): a partir de R$ 4.500.
  • Achei no Pão (publicidade em sacos de pão): a partir de R$ 4.500.
  • SMS Digital (envio de mensagens SMS em massa): a partir de R$ 4.990.
  • Clube Turismo (agência de viagens): a partir de R$ 5.900.
  • Acqio (meios de pagamento eletrônico): a partir de R$ 6.000.
  • Spa Express (serviços de estética e bem-estar a domicílio): a partir de R$8.900.
  • Castseg (equipamentos e serviços de segurança eletrônica): a partir de R$ 9.990.

As franquias com maior lucratividade demandam um grande investimento, mas é possível começar com quantias menores e que cabem no orçamento. Este, inclusive, pode ser o primeiro passo para entrar no universo do franchising.

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