09 filmes sobre dinheiro para você aprender a controlar seus gastos

Larissa Carvalho

| 6 minutos para ler

10 filmes para aprender sobre finanças pessoais.

Continua depois da publicidade

premio reclame aqui 2020

Empreendedorismo, tendências, educação financeira e muitos outros temas são abordados com frequência em filmes e séries. Descubra como usar isso ao seu favor!

Quando o assunto é finança pessoal você não se sente representado? Pensa que não consegue fazer o que precisa para sair do vermelho? Fique tranquilo, muitas vezes nós só precisamos aprender mais coisas que temos dificuldade de um jeito descontraído.

Por exemplo: filmes sobre dinheiro. Eles estão passando na Tv, nos serviços de streaming como a Netflix, Amazon, Globo Play, ou no cinema o tempo inteiro. Mas, será que nós refletimos bem sobre o que eles podem nos ensinar?

Se livros podem ser chatos e muitas vezes difíceis de entender tantos conceitos complexos em relação a tudo o que envolve dinheiro, os filmes são uma maneira bem mais prática de aprender com essas novas experiências.

Separamos uma lista de nove filmes que você precisa ver (ou rever, se não prestou atenção nessa temática), e descobrir como lidar melhor com o dinheiro: 

1 – INDÚSTRIA AMERICANA (2019)

duas mulheres operando uma máquina têxtil dentro de uma fábrica

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2020, o filme conta com a produção do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e de sua esposa Michelle.

Ele mostra os bastidores de quando a Fuayo, empresa chinesa de vidros, reativou a fábrica da General Motors na periferia de Dayton, Ohio.

O choque cultural dessa fusão afeta tanto chineses, surpresos com a liberdade americana, quanto os próprios americanos – muitos deles que já tinham sido funcionários da GM e aceitaram trabalhar com a nova gestão em busca de um salário fixo pela metade do valor que recebiam antes.

O filme é uma ótima reflexão sobre os riscos que todo executivo deve considerar na hora de fazer um investimento e, principalmente, sobre como o mercado de trabalho está oprimindo os profissionais – que sempre podem passar para o outro lado e aprender com os erros dos patrões. 

2 – LOBO DE WALL STREET (2014)

capa do filme O Lobo de Wallstreet com o protagonista do filme em primeiro plano e festa acontecendo atrás

O filme é inspirado na história de Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal.

Uma das principais mensagens que você pode tirar dessa produção é a importância da Educação Financeira.

Durante a jornada do personagem principal, o vimos vendendo ações que são uma furada para profissionais liberais que tinham pouco dinheiro e pouco conhecimento financeiro.

Eles foram atraídos pelo discurso de enriquecimento rápido porque não entendiam o funcionamento do mercado de ações e nem os seus riscos.

Acreditar sem checar em investimentos espetaculares que vão te deixar milionário pode colocar todas as suas economias a perder, principalmente se estivermos falando de investimentos que não são diversificados. Imagine, perder tudo de uma só vez?

Leia mais: Melhores bancos para empréstimo no Brasil

3 – STEVE JOBS (2016)

Homem de camiseta preta gola tartaruga com óculos redondos interpretando Steve Jobs

O filme destaca momentos decisivos na vida de Steve Jobs, desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, e a criação da NeXT Inc, até a introdução revolucionária do iMac.

Uma das principais lições que o chefão da Apple tem a ensinar nesse filme é saber identificar tendências.

Para um bom investidor, isso é fundamental. Chegar antes dos outros em alguma aplicação, investimento, mercado, pode te garantir muitas vantagens financeiras a longo prazo.

No caso do empresário, parte do seu sucesso se deu por sua capacidade de enxergar além. 

Aprenda a exercitar esse pressentimento, ou instinto, como preferir chamar.

Por mais que pareçam ideias loucas, você pode estar sendo revolucionário. Mas, só vai saber se arriscar.

4 – OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM (2009)

Mulher de casaco e luvas amarelas segurando sacolas brancas com listras marrons

O filme conta a história de Rebecca Bloomwood, a protagonista Becky Bloom.

Ela é uma jornalista com uma compulsão por compras que perde o emprego dos sonhos em uma revista de moda mas acaba admitida em uma revista de finanças.

Aos poucos, ela acaba compartilhando com os leitores experiências (perrengues) pessoais que já passou por causa do dinheiro e ensina muitas lições, entre elas estão noções muito importantes para quem quer aprender a lidar melhor com dinheiro como saber a diferença entre querer e precisar. 

Na história de Becky vimos que ela compra muitos acessórios e roupas, apesar de ter um guarda-roupa cheio.

Esse é um bom momento para pensar: será que ela precisa disso mesmo? Ou, no caso, será que “eu” preciso mesmo disso que quero comprar?

Outro tema abordado é priorizar as dívidas, a personagem prefere comprar mais do que pagar o que deve, o que acaba se tornando uma bola de neve financeira.

E, por fim, há uma esperança no fim do túnel: é possível se livrar das dívidas. Balanceando gastos e se organizando, sua vida financeira pode entrar nos eixos. 

5 – À PROCURA DA FELICIDADE (2009)

homem de camisa branca e gravata preta usando óculos falando ao telefone

Com o ator Will Smith no papel principal, o filme À Procura da Felicidade conta a história real de Chris Gardner.

Hoje um multimilionário do mercado financeiro americano, Chris perdeu tudo nos anos 1980 ao investir suas economias na venda de equipamentos médicos. 

Abandonado pela esposa, despejado de casa com o filho pequeno e sem perspectivas, ele precisou aprender a recomeçar do zero.

Com muito esforço, Chris consegue um estágio em uma corretora de ações e dá tudo de si para entender sobre o mercado e conseguir sucesso naquela que era a sua única chance de dar a volta por cima.

Confira: 10 dicas para começar a investir

6 – A GRANDE APOSTA (2016)

escritório com quatro homens de roupa social discutindo entre si

Baseado no livro-reportagem do jornalista especializado em finanças Michael Lewis, o filme conta a história de quatro investidores que ganharam muito dinheiro ao antecipar a bolha imobiliária americana, que causou o colapso do mercado financeiro em 2008.

Os personagens principais descobrem que os títulos ligados à hipotecas não eram tão seguros quanto pareciam e apostam contra o mercado imobiliário, e acabaram ganhando muito dinheiro com isso.

A grande lição deste filme é, de certa forma, a descoberta de uma nova tendência também.

Mas, na verdade vai além: não existe investimento 100% seguro ou que valorize o tempo inteiro.

Toda aplicação financeira pode sofrer mudanças inesperadas, o que pode significar um grande impacto em um desempenho futuro. 

7 – JERRY MAGUIRE (1996)

homem de terno e mulher de camiseta preta sentados em mesa de restaurante

Baseado numa história real, Jerry Maguire (Tom Cruise) é um famoso agente esportivo que vê sua carreira desabar após sua demissão.

Por causa de um pronunciamento, perde todos os seus clientes, mas com a ajuda de sua assistente consegue dar o pontapé inicial para virar o jogo.

Mesmo por baixo, Jerry sempre tentou acreditar que sua situação iria melhorar: determinação é importante na hora de planejar.

Além de tudo, ele também dá uma lição de foco. Apostou em um único cliente e fez dele um dos atletas com o melhor contrato do ramo.

O que isso tem a ver com dinheiro? Tem tudo a ver com finanças, mercado financeiro, investimentos.

O que, claro, também tem tudo a ver com dinheiro e em como você lida com ele: tenha objetivos e não deixe de acreditar no seu potencial. 

8 – ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE (2012)

Família formada por pai, mãe e filhos saindo de shopping sorridentes e cheios de sacolas em mãos

Inspirado no livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, esse filme de comédia brasileira acabou se tornando uma franquia de sucesso no cinema nacional.

Ele conta a história de um homem que ganha na loteria, fatura muita grana e acaba se metendo em muitas confusões por causa disso. 

É ou não é a verdadeira representação de como lidar com gastos e controlar o seu dinheiro?

Todo mundo quer ganhar na loteria, mas será que faríamos a coisa certa ou decretaríamos falência em pouco tempo como o personagem do filme? 

Padrão de consumo, economia da casa e trabalho em equipe são ótimos temas abordados aqui. 

9 – FREAKONOMICS (2010)

animação com dois homens em calçada em frente a uma casa com contas e desenhos em cima deles

Qual é a sua relação com o dinheiro? Falando assim podemos falar pessoalmente sobre cada aspecto, mas esse documentário – que é baseado no livro do mesmo nome – trata dos fatores determinantes para uma pessoa gastar tanto dinheiro ou consumir certos produtos no aspecto científico.

Só de ter essa reflexão e poder nos enxergar nessas explicações já pode nos ajudar muito a começar a enxergar de maneira mais realista a nossa situação financeira.

Essa é uma experiência ótima não só para quem quer apenas ficar mais antenado com o universo de investimentos, mas também para quem quer entender melhor sobre si mesmo.

E aí, gostou das nossas dicas? Conte abaixo nos comentários qual desses filmes você já viu e como eles foram importantes na sua jornada de conhecimento financeiro.  

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *