Festa infantil simples, bonita e barata: você sabe como fazer?

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

Crianças e adultos festejando em um parque com bolhas de sabão

Continua depois da publicidade

Seu filho ou filha vai fazer aniversário e você está quebrando a cabeça tentando pensar em uma decoração infantil simples, bonita e barata? Então, veio ao lugar certo. Vamos te ajudar com dicas valiosas de como organizar a festinha do seu pequeno sem gastar até o que não tem.

Vamos começar pelo mais importante: o local da festa. Se você deseja gastar pouco, então o mais aconselhável e fazer a festa em casa mesmo. Por dois motivos: o primeiro é que você não precisa gastar com locação de espaço e, o segundo, é que você economiza em decoração. Espaços muito amplos e abertos precisam receber o dobro ou até o triplo de decoração para “preencher o espaço”.

Sendo assim, uma festa em casa pode ser uma boa saída para driblar o baixo orçamento. E, pensando bem, uma recepção em casa é muito mais intimista. Você pode convidar menos pessoas, só os amigos próximos e a família e fazer uma festinha mais acolhedora – e deixar o festão de arromba para quando o orçamento estiver menos apertado.

Confira abaixo mais dicas para fazer uma festa infantil simples, bonita e barata:

1. Fuja dos personagens

Uma dica de ouro para quem busca uma festa infantil simples, bonita e barata é sair correndo das festas temáticas com personagens.

Os produtos licenciados, ou seja, que têm a marca dos personagens favoritos das crianças, costumam custar o dobro de um produto sem licença.

Portanto, tenha uma conversa sincera com seu filho ou filha e esclareça que Homem-Aranha e Frozen estão fora de cogitação, mas no lugar você pode usar as cores do personagem e símbolos que remetam a eles, como teias de aranhas e flocos de neve, por exemplo.

Outra opção é apostar em temáticas sem personagens relacionados. Praia, frutas, circo, futebol, animais, arco-íris são algumas das sugestões. Ideias não vão faltar.

Entenda mais: Educação financeira infantil: porque você precisa ensinar o seu filho desde cedo

2. Balões

Os balões são a cara de toda festa infantil. Eles são indispensáveis e garantem a alegria da festa. Existem diversas maneiras de inseri-los na decoração.

Você pode usá-los em arcos desconstruídos, que são a tendência do momento, em formato de flores, um dentro do outro, decorando a mesa dos convidados e, ainda, cheios de gás hélio soltos pelo teto, com uma cordinha bem comprida para que os pequenos possam pegá-los.

Além de decoração, são brincadeira também!

Outra forma de decorar com balões é aproveitando os diversos formatos e texturas com que eles são fabricados.

Existem balões metálicos, com bolinhas brancas, em formato de coração, letras e números.

Você pode fazer um mix de vários estilos. Lembre-se apenas de combinar as cores do balão com as cores da festa.

Uma garota segurando balões em direção ao céu

3. Painéis coloridos

Os painéis costumam ser utilizados atrás da mesa do bolo e servem como cenário para as tradicionais fotos do aniversariante e, ainda, ajudam a esconder aquela parede que está precisando de uma pintura.

A boa notícia é que você mesmo pode confeccionar o painel da festa. Ele pode ser feito com balões, papel crepom, tecido, pallets, enfim, uma infinidade de coisas. 

4. Mesa do bolo

A mesa do bolo também é importantíssima para uma festa infantil simples, bonita e barata. Além do bolo, ela carrega os docinhos, as lembrancinhas e boa parte da decoração.

Para economizar nesse item, a dica é decorar a mesa com fotos, por exemplo.

Outra dica é caprichar no visual do bolo e dos docinhos, dessa forma eles também contribuem com a decoração da mesa.

Algumas pessoas preferem não utilizar toalha ou saia na mesa, mas caso deseje utilizar você pode fazer com papel crepom ou TNT. É fácil, simples e barato.

Veja também: Como fazer uma festa de casamento bonita e barata?

5. Centros de mesa

Você pode economizar mais do que imagina com os centros de mesa. Aproveite a onda verde e sustentável para usar materiais recicláveis na decoração.

Potes de vidro e latinhas garantem um visual incrível na festa. Uma passada rápida pelo YouTube e você sai de lá repleto de ideias.

6. Lembrancinhas

As lembrancinhas seguem o mesmo conceito dos centros de mesa. Você mesmo pode fazer e utilizar materiais recicláveis para isso.

Lembre-se de oferecer lembrancinhas que tenham alguma funcionalidade ou, então, invista em balas e outras guloseimas.

Deixe para lá ideias muito mirabolantes e que facilmente serão esquecidas em algum lugar da casa dos seus convidados.

Embalagens inusitadas como tubos com tampa de rosca e tubos de apertar cheios de docinhos ou brigadeiro estão em alta e são fáceis e baratos de fazer. 

7. Luzes

As luzes! Uma decoração muito especial, capaz de mudar toda a cara da festa. As mais usadas atualmente são os pisca-piscas, os letreiros de LED e os varais de lâmpada.

A primeira opção você provavelmente tem em casa, os demais são muito simples de fazer, nada que um tutorial não resolva.

Mas, de verdade, considere com carinho essa opção, com certeza você não vai se arrepender.

Viu só? Mesmo com um orçamento apertado dá para fazer muita coisa simples, bonita e barata para a festinha infantil. Não esqueça de colocar aquela roupa especial no aniversariante! Isso vai tornar tudo ainda mais inesquecível. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *