Blog > Empréstimo para Negativado: Como funciona, opções e dicas
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Empréstimo para Negativado: Como funciona, opções e dicas

Empréstimo para Negativado: Como funciona, opções e dicas

Solicitar um empréstimo para uma instituição financeira é um processo que envolve algumas etapas até a finalização. Porém, em alguns casos, tudo termina antes mesmo de começar. O motivo? A pessoa está com o nome negativado.

Por meio de uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito, pode-se verificar se essa pessoa está com o “nome sujo” ou não. Mas, nem tudo está perdido, pois é possível conseguir um empréstimo mesmo assim. Como? Trata-se do Empréstimo para Negativado.

Se este é o seu caso, saiba que podem ocorrer duas situações: esse crédito pode ser negado, o que acontece na maioria das financeiras, ou, caso seja aprovado, os juros cobrados são muito mais elevados.

Mas, o mais importante é que existe a possibilidade de conseguir empréstimo para negativado, limpar o seu nome no Serasa e SPC e obter uma boa experiência.

Vamos explicar melhor isso ao longo do texto. O Bom pra Crédito vai tirar todas as suas dúvidas sobre empréstimo para negativado

O que é um Empréstimo Para Negativado?

São linhas de crédito ou empréstimos que as instituições financeiras disponibilizam para quem está em situação de inadimplência, ou seja, quem está com alguma restrição no CPF. Essa situação pode ser decorrida de um atraso de pagamento ou até mesmo a ausência dele.

O que significa estar Negativado ou com Restrição?

Nem todas as empresas disponibilizam empréstimo para negativado. 

Isso se dá devido ao fato de que essas instituições entendem que o risco de essa pessoa se manter inadimplente é maior. 

Quer dizer que o valor emprestado e os juros cobrados podem não ser recebidos pela instituição que aprovou o processo.

Dessa forma, não é comum as instituições financeiras disponibilizarem crédito com facilidade para essas pessoas. Independentemente se pessoa é inadimplente ou não, algumas etapas devem ser seguidas ao se solicitar um crédito. O primeiro passo é entender a pontuação do score.

O que é Score?

O que é Score?

Score de crédito é uma pontuação que varia de acordo com seus hábitos financeiros. Através disso, é possível compreender a capacidade do consumidor de se manter em dia com os pagamentos de empréstimos e financiamentos.

O score leva em consideração dados para compreender o perfil financeiro da pessoa, como: histórico de dívidas, renda mensal entre outras informações ligadas aos seus hábitos de consumo.

Com base nisso, é realizada uma pontuação que varia de 0 a 1.000. Quanto maior é a pontuação do score, maior são as chances da sua solicitação de crédito ser autorizada. Funciona basicamente assim:

Até 300 pontos – Risco alto de inadimplência

De 300 até 700 – Risco médio de inadimplência

Superior a 700 – Risco baixo de inadimplência

Se o seu score está alto, fica mais fácil de conseguir. Mas se ele está baixo, a probabilidade diminui, porém é possível reverter essa situação. Para te ajudar a compreender melhor, temos diversas dicas em nosso blog que podem te ajudar caso seu score esteja baixo.

Leia o artigo: Como aumentar o score de crédito?

Como Descobrir se Estou Negativado – Consulta de Score

Para descobrir se você está negativado antes de solicitar o seu empréstimo, é necessário fazer a consulta de seu score. Existem duas formas de realizar esse processo: por meio de empresas que possuem convênio com instituições de crédito ou através de sites especializados nisso.

Um dos mais reconhecidos no mercado é a ferramenta de Score do Bom pra Crédito. Basta fazer o seu cadastro e descobrir na hora o seu score.

Existem também outros sites e empresas, sendo o Serasa Consumidor Score um dos mais conhecidos. 

Como Funciona um Empréstimo para Negativado?

Como Funciona um Empréstimo para Negativado?

Agora, você deve estar se perguntando como funciona o empréstimo para negativado, certo? Para começar, tenha em mente que as taxas em geral são superiores aos empréstimos tradicionais. 

Dito isso, existe a opção de empréstimo pessoal, empréstimo para servidores públicos ou aposentados e pensionistas. Você deve escolher em qual grupo o seu caso se encaixa.

Taxa de Juros Média do Crédito para Negativado

Existem algumas modalidades de crédito com juros bem baixos, em torno de 2% a 3% que se encaixam para aqueles que têm problemas “na praça”. Estamos falando do empréstimo pessoal para aposentados e pensionistas, empréstimo para servidores públicos e em alguns casos para autônomos.

Cada tipo disponibiliza taxas específicas. Antes de solicitar um, analise os valores que costumam variar de acordo com a solicitação e a instituição financeira. Assim, não terá surpresas na hora de pagar as parcelas do empréstimo.

Opções de Empréstimo Para Negativado – Online, Rápido e Confiável

Existem algumas instituições financeiras que disponibilizam empréstimo para negativado online e rápido. 

Entre estas podemos destacar a Creditas que oferece este empréstimo com garantia de veículo e imóvel. A taxa de juros ao mês é a partir de 0,99%. A Creditas é parceira do Bom Pra Crédito.

Empréstimo Para Negativados, Pensionistas do INSS ou Funcionários Públicos

Neste cenário, o pagamento do crédito será vinculado diretamente ao benefício, no caso de aposentados ou pensionistas do INSS, ou na folha de pagamento para funcionários ou servidores públicos.

Empréstimo Para Negativados Que Possuem Imóvel Próprio Quitado

Empréstimo Para Negativados Que Possuem Imóvel Próprio Quitado

É um refinanciamento imobiliário no qual você pode colocar o seu imóvel em garantia do empréstimo que necessita. Para isso, o imóvel deve ser próprio e sem dívidas relacionadas.

Uma das melhores opções de empréstimo para negativados usando imóveis como garantia é a Creditas. Tudo pode ser feito de forma rápida e online.

Empréstimo Para Negativados Que Possuem Veículo Próprio Quitado

Como o próprio nome sugere, é um empréstimo com refinanciamento que tem como foco veículos, sejam estes carros, motos ou outros meios de transporte. Nesse caso, você coloca o seu veículo como garantia do valor solicitado.

A Creditas oferece condições para quem deseja usar o carro como garantia. Conheça melhor as taxas e condições de pagamento.

Outras Opções de Crédito para Negativado

Existem diversas modalidades de empréstimo para negativado que possuem juros mais caros e não são muito recomendados, por isso você deve prestar atenção nas opções que encontrar no mercado. 

Empréstimo para Negativado Autônomo

Se você trabalha como autônomo e está negativado, deve achar que não existe solução para você, mas está enganado. Hoje em dia é possível encontrar opções mesmo trabalhando de forma independente. 

Para começar, se encontrar uma instituição financeira que ofereça empréstimo para negativado autônomo, deve seguir algumas etapas para a sua solicitação ser aceita.

  • Apresente seu extrato bancário, indicando a movimentação dos últimos três meses;
  • Faça a declaração do Imposto de Renda;
  • Formalize o seu MEI ou abra um CNPJ.

Outra dica é fazer o refinanciamento do seu veículo ou imóvel. Assim, fica mais fácil colocar seus bens como garantia, aumentando suas chances de obter crédito para negativado autônomo.

Cuidados e Dicas Para Quem Está Negativado

Cuidados e Dicas Para Quem Está Negativado

Quem quer Empréstimo para Negativado deve ter em mente o que é necessário para não ter dor de cabeça. Em geral, quem solicita Empréstimo para Negativado deve apresentar os seguintes documentos:

Documento oficial com foto, como:  R.G., CPF, Carteira do Órgão (OAB, CRM, etc.), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte ou carteira de trabalho;

Comprovante de renda: holerite, contracheque, extrato bancário, carteira de trabalho ou declaração do imposto de renda;

Comprovante de residência: contas de água, luz, telefone (celular ou fixo), contrato de aluguel com firma reconhecida em cartório, demonstrativos enviados pelo INSS, por exemplo, fatura de cartão de crédito, extrato do FGTS enviado pela Caixa Econômica Federal, carnê de cobrança de IPTU ou IPVA, boleto de cobrança de plano de saúde, condomínio, financiamento imobiliário ou mensalidade escolar;

Mesmo apresentando tudo isso, ainda há chances da sua solicitação ser negada. Mas fique tranquilo! Aqui em nosso blog temos diversas dicas sobre finanças para você organizar sua vida financeira e aumentar o seu score.

Tente Negociar Suas Dívidas

O melhor é negociar ou quitar suas dívidas para voltar a ter um crédito bom e o nome limpo! 

Assim, o melhor caminho é fazer todo o possível para honrar as dívidas. Portanto, caso suje o seu nome, é sensato procurar a instituição ou empresa para qual você deve para tentar uma negociação.

A partir do momento que você negocia a dívida, em geral, dentro de 3 dias úteis seu nome é retirado do cadastro das empresas de proteção ao crédito. Com isso, você consegue empréstimos com juros mais baratos.

Mas, é importante que, ao negociar sua dívida com o credor, você consiga honrar os seus compromissos, ou seja, administre o seu orçamento doméstico com cuidado e tome as suas decisões com base em sua capacidade de pagamento.

Talvez a melhor forma seja procurar parcelamentos mais longos com prestações menores, mas que você tenha capacidade de pagar. Feito isso, tome cuidado para não se endividar além do que consiga pagar.

O Bom pra Crédito oferece uma ferramenta que vai te ajudar a negociar dívidas. Tudo de forma rápida, segura e simples. 

Cuidado com Golpes

Cuidado com Golpes

Na hora de solicitar um empréstimo é muito importante ficar atento às empresas que se aproveitam do momento de necessidade das pessoas para realizarem golpes. 

Navegue pelo site e leia tudo, desde a seção de “Quem Somos” até a “Política de Privacidade”. Na maioria dos casos de fraude, esses conteúdos apresentam erros que indicam falta de credibilidade do local.

Além disso, procure pelo certificado de segurança. Trata-se de um cadeado fechado que aparece no momento em que o endereço do site é digitado. 

Para um site conseguir esse certificado, ele passa por uma auditoria que garante a sua confiabilidade. Portanto, busque sempre isso.

Confira se a empresa está autorizada a realizar procedimentos de empréstimos. Para isso, ela deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil. 

É muito importante pesquisar bem antes de contratar o crédito e não pagar nenhum valor antes de receber seu empréstimo. Para ver mais dicas para não cair em ciladas, leia: Golpes de empréstimo pela internet: não caia.

Perguntas Frequentes Sobre Empréstimo para Negativado

Existem algumas dúvidas que aparecem na mente das pessoas sempre que falamos em empréstimo para negativado. Seja online ou presencial, esses processos são importantes e devem ser realizados com o máximo de atenção. 

Então uma sugestão é que você tire todas as suas dúvidas antes de fazer a solicitação.

Por que os Empréstimos para Negativado têm juros mais altos que os Empréstimos Pessoais?

As instituições financeiras cobram mais caro daqueles que já têm um histórico de não pagamento porque enxergam neles um maior risco de não pagar as parcelas. Para compensar o risco, elas cobram mais.

Por que as empresas negam empréstimos para quem está negativado?

Por que as empresas negam empréstimos para quem está negativado?

Na visão das empresas, pessoas negativadas têm muitas chances de não arcarem com os compromissos de pagar as parcelas corretamente. 

E, se o score for muito baixo, essa impressão se confirmará ainda mais. Isso se deve a um histórico financeiro ruim, ou seja, o perfil financeiro e de consumidor não oferecem credibilidade àquela empresa.

Qual o melhor site de empréstimos online?

Existem diversas opções no mercado, mas nem sempre é possível encontrar as melhores ofertas. Para tirar as suas dúvidas, verifique a credibilidade da empresa para ver se você não está entrando em uma cilada. Em seguida, verifique as condições oferecidas.

Entre as empresas mais confiáveis do mercado, o Bom pra Crédito é uma instituição que oferece as melhores condições. Como se trata de uma plataforma, o empréstimo online pode ser feito de qualquer lugar do Brasil. 

Basta se cadastrar, informar seus dados e o valor que é necessário. Em poucos dias, você vai encontrar as melhores ofertas para obter o seu crédito.

Inclusive, se você tem alguma dúvida, pode ler alguns conteúdos aqui do blog.

Conclusão

Conclusão

Em meio a tantas opções de solicitação de crédito, o empréstimo para negativados é um dos mais complicados de se obter. 

Muitas pessoas buscam, porém poucas instituições financeiras o disponibilizam.  E, as que disponibilizam, oferecem com juros muito altos. 

Isso ocorre porque essas empresas enxergam essas pessoas como um alto risco de não arcar com as parcelas desse empréstimo.

Por isso, é tão importante se manter atualizado no score. A maioria das instituições o utiliza para aprovar ou não uma solicitação de crédito. Se a sua pontuação for baixa, dificilmente um empréstimo será concedido.

Mas a boa notícia é que isso pode mudar. À medida que você for tendo boas práticas financeiras, esse número aumenta e a sua pontuação fica positiva. 

Pesquise hoje mesmo como está o seu score e negocie suas dívidas o quanto antes.

By | 2019-08-14T15:15:29-03:00 14 de agosto de 2019|