Empréstimo para pagar dívidas, veja agora se vale a pena

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

Duas mulheres de negócios conversando, sentadas à uma mesa com um laptop

Continua depois da publicidade

É importante analisar a possibilidade e as suas dívidas para entender se compensa pedir um empréstimo ou é melhor procurar por outras alternativas

Pegar um empréstimo para pagar dívidas é uma das coisas que costuma vir à mente quando se está endividado, o que costuma despontar como a solução ideal para essa situação tão complicada.

Embora seja algo que costuma tirar o sono, a situação está longe de ser uma realidade apenas para você. É isso o que mostram dados coletados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), referentes ao mês de junho de 2020.

De acordo com a CNC, a proporção de famílias endividadas, medida pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), chegou a 67,1%, neste que é o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2010.

Quando falamos sobre perder o sono, não era apenas força de expressão. De acordo com um levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 44% dos inadimplentes sofrem de insônia, que também traz outras consequências, como irritabilidade (52%) e mal humor (49%).

Tudo isso deixa uma situação originalmente complicada ainda mais delicada, e é aí que costuma bater a dúvida: será que compensa mesmo pegar um empréstimo para quitar as dívidas de uma vez por todas ou é melhor escolher outra alternativa?

Nós separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a tomar a melhor decisão neste sentido. Continue conosco e descubra!

Compensa pegar um empréstimo para pagar dívidas?

Depende. Não podemos cravar uma única resposta, já que ela vai variar de acordo com uma série de fatores, da quantidade de dívidas ao seu valor e ao comprometimento atual do seu orçamento.

Para algumas pessoas, o empréstimo para pagar dívidas é a opção perfeita para manter o controle das finanças pessoais, enquanto para outras pode não ser a alternativa mais benéfica neste sentido.

Portanto, para chegar à resposta dessa pergunta, nós separamos outras questões importantes que você deve fazer a si próprio para tomar uma decisão fundamentada. Dá só uma olhada:

Suas dívidas são mais altas do que você pode pagar?

A pergunta pode parecer um pouco óbvia, mas na verdade não é. Analise suas despesas e veja se é possível fazer alguns ajustes em sua vida financeira para poder pagá-las sem a necessidade de contrair um empréstimo.

É claro que isso nem sempre é possível, mas continua sendo importante fazer essa análise, pois pode ser que alguns ajustes mais simples já te permitam pagar o que é devido sem precisar de um empréstimo para pagar dívidas.

Duas mulheres conversando e apertando as mãos, em acordo.
Smiling Hispanic female soldier shakes hands with a mature female bank manager.

São tantas dívidas a ponto de ser difícil controlá-las?

O valor das dívidas é um grande problema, mas às vezes a quantidade também pesa bastante. Elas podem se dividir entre cartões de crédito, cartões de loja, financiamento de carro, financiamento imobiliário, plano de saúde, IPVA e IPTU, entre outras.

Quando há um número muito grande, costuma ser mais simples solicitar um empréstimo para pagar dívidas. Assim, você troca várias parcelas com diferentes vencimentos por apenas uma, o que facilita bastante a organização.

As dívidas possuem juros muito altos e que não param de aumentar?

É de praxe que contas atrasadas tenham os temidos juros compostos,ou seja, juros que incidem sobre outros juros, o que tende a aumentar significativamente o seu valor, principalmente a médio e longo prazo.

Se os juros das dívidas são muito altos e não param de aumentar, o empréstimo surge como uma opção bastante interessante, pois você substitui todos aqueles juros por apenas um, que é o do próprio empréstimo.

Você possui algum planejamento financeiro, mesmo que ele não esteja sendo cumprido à risca?

O fato de pensar em pegar um empréstimo para pagar dívidas não necessariamente significa que não se tenha um planejamento financeiro, mas sim que ele pode não estar sendo cumprido adequadamente.

Todos estão sujeitos a passar por essa situação, seja por desemprego, por uma despesa emergencial ou mesmo pelos impactos do Coronavírus na economia, que afetaram (e continuam afetando) pessoas de todo o mundo.

Porém, ter um planejamento financeiro é importante para quem deseja pegar um empréstimo para pagar dívidas, pois essa será uma nova despesa que precisa ser bem administrada para que não se transforme em outro problema.

Quando isso não é feito, a situação pode se agravar e começar outra dificuldade financeira, o que certamente não é o objetivo.

Você já pesquisou sobre os empréstimos?

É importante também saber como é o funcionamento de um empréstimo para pagar dívidas, inclusive em relação aos juros, que variam bastante de acordo com cada instituição financeira.

Ao fazer boas pesquisas, você evita pegar um empréstimo cujos juros sejam muito elevados, o que consequentemente te fará pagar um valor bem maior no final das contas.

Veja também: Dicas para quitar as dívidas e sair do vermelho

Como saber se o empréstimo é a melhor solução para pagar minhas dívidas?

Faça as cinco perguntas que vimos anteriormente para si mesmo. Se a maioria das respostas tiver sido positiva, então o empréstimo pode ser a opção ideal para que você consiga reorganizar sua vida financeira.

Por ser um passo importante, ele deve ser devidamente planejado para que você não perca o controle com o passar do tempo, e é aí que entram as perguntas, cujas respostas te orientarão sobre a melhor solução.

Seja para diminuir o valor do empréstimo ou mesmo para não precisar fazê-lo, especialmente quando o total não é tão alto, você pode conferir nossas outras dicas sobre como conseguir dinheiro para pagar dívidas, algumas das quais já podem ser colocadas em prática a partir de hoje.

Caso você tenha decidido pegar um empréstimo, saiba que o Bom Pra Crédito pode te ajudar a encontrar as melhores ofertas para o seu perfil, com os valores que precisa e condições que cabem no seu bolso.

Assim, você evita pagar juros abusivos e economiza seu dinheiro.

Não perca mais tempo! Faça seu cadastro no Bom Pra Crédito, confira as propostas disponíveis e veja como o empréstimo para pagar dívidas pode ser a solução que você tanto procurava para reorganizar sua vida financeira e deixar este problema para lá de uma vez por todas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *