Empréstimo para autônomos: é possível e você pode pedir

Larissa Carvalho

| 14 minutos para ler

emprestimo online para autonomos: simule o seu gratuitamente

Continua depois da publicidade

Trabalhadores independentes também têm direito ao crédito. Descubra como pode ser fácil aqui.

Você acha que só quem tem emprego de carteira assinada pode pedir um empréstimo pessoal? Esse é um pensamento antigo, hoje em dia as condições para conseguir dinheiro emprestado estão bem mais fáceis. E isso quer dizer que o empréstimo para autônomos é possível e pode ser solicitado agora mesmo, pela internet, com o mínimo de burocracia possível.

Antes de tudo, vamos entender o que é uma pessoa autônoma: é todo aquele trabalhador que faz a sua atividade profissional por conta própria.

Isso quer dizer que ela não tem um vínculo empregatício com nenhuma empresa, então não tem exatamente uma renda mensal para declarar, o que pode facilmente ser comprovada com a cópia de holerites, por exemplo.

Um empréstimo online para autônomos pode ser a solução para tirar seus planos do papel.

O número de trabalhadores autônomos e microempresários tem crescido no Brasil.

De acordo com um levantamento do banco Santander, em 2017, mais de 30% de toda a mão de obra do país era composta por pessoas que atuavam nessas condições.

Os dados de 2018 não foram fechados ainda, mas a estimativa é que essa porcentagem tenha subido para 50%. E assim, os autônomos estão tendo um papel essencial na retomada do crescimento econômico.

Trabalhar por conta própria tem inúmeras vantagens, desde a possibilidade de colocar em prática um projeto próprio até o fato de não responder a um superior, tendo mais flexibilidade e liberdade no exercício da função.

Por outro lado, também existem pontos negativos, como a dificuldade para obtenção de crédito.

Hoje, vamos desvendar tudo que existe por trás do empréstimo online para autônomos: se é ou não confiável, em que momentos ele é indicado, como fazer uma simulação de empréstimo e outros pontos para você ficar bem informado antes de recorrer a essa alternativa.

Empréstimo para trabalhadores autônomos: como funciona?

emprestimo para trabalhadores autonomos: como funciona

Muitas pessoas acreditam que por não conseguirem comprovar uma renda mensal fixa, não é possível obter um empréstimo. Mas isso não passa de um mito!

Hoje em dia, várias instituições financeiras (inclusive bancos tradicionais) possuem linhas de crédito para esses clientes que trabalham como autônomos e, portanto, não têm um holerite para comprovar a sua renda mensal.

Para conseguir um empréstimo dentro dessa condição, é preciso fornecer algumas informações básicas e pessoais, especialmente o número do seu CPF.

A partir disso, a financeira em questão vai consultar o seu score, ou seja, a sua pontuação perante o mercado financeiro para determinar qual o valor máximo do empréstimo que pode ser concedido e a taxa de juros.

O Score é um valor que varia de 0 a 1000 e, quanto mais alto, melhores são as chances de conseguir um empréstimo com boas condições.

Score

Uma consequência do cadastro positivo é o Score, que é uma pontuação gerada automaticamente pelo sistema para a sua fama de bom pagador. Ela varia entre 0 e 1000 pontos, sendo até 300 um alto risco de inadimplência, médio risco entre 300 e 700, e baixo risco quem tem acima de 700. Para manter seu score sempre alto é mais simples do que parece: pague sempre suas contas em dia, se der até adiante algumas delas.

O que influencia nele é o pagamento de contas em dia, atualização dos dados cadastrais, histórico de dívidas negativadas, a forma como você já se relacionou financeiramente com empresas e outros elementos.

Basicamente, ele é resultado do cadastro positivo. Mas, o que é Cadastro Positivo?

Cadastro Positivo

Já ouviu falar no cadastro positivo? Ele é uma espécie de currículo do pagador.

Há alguns anos era necessário solicitar o cadastro para que suas informações de pagamento fossem parar lá, mas por uma determinação do governo, em 2019 essa inclusão passou a ser automática. 

Sendo assim, se você não quiser permanecer com suas informações disponíveis para as instituições financeiras, deve pedir que seu CPF seja retirado do cadastro positivo.

Mas por que é uma vantagem estar no cadastro positivo, principalmente sendo autônomo? É mais uma opção ao seu favor para mostrar às instituições financeiras que concedem empréstimos de que você é confiável.

Pela própria natureza do autônomo, nem sempre existe um salário fixo.

É provável que o empréstimo seja para pagar as contas e não entrar no vermelho ou até para expandir o negócio, mas lembre-se de que quanto mais informações tiverem sobre você, mais fácil será de conseguir o dinheiro que precisa.

Comprovação de renda

Se não existe vínculo empregatício, como o autônomo pode comprovar sua renda? Na verdade isso é bem simples, alguns documentos que comprovem sua movimentação bancária e o seu bom comportamento como pagador podem contribuir com a aprovação do seu pedido de empréstimo para autônomo. 

Extratos bancários e comprovantes de contribuição ao INSS, por exemplo, são alguns deles. 

Empréstimo online para autônomo é confiável?

O empréstimo online tem a vantagem de que a simulação e disponibilidade do crédito acontecem pela internet, sem a necessidade de que o profissional vá pessoalmente até um banco ou outra instituição financeira escolhida.

Ele é confiável, desde que você se certifique de que a empresa está cadastrada no Banco Central. Todos os nossos parceiros estão devidamente vinculados ao Banco Central – BC.

Além disso, algumas empresas solicitam depósito antes de liberar o empréstimo. Essa é uma prática ilegal, portanto, jamais deposite nenhum valor para obter o crédito desejado.

Fique atento aos Golpes

Por ter um pouco mais de restrições, esse tipo de empréstimo pode levar pessoas que precisam muito do dinheiro a serem enganadas na internet. Tome alguns cuidados para não ser vítima de pessoas mal intencionadas. Pesquise bem as instituições que você está analisando solicitar o seu empréstimo.

A Bom Pra Crédito, por exemplo, é regulamentada pelo Banco Central (BC) e também possui certificados de segurança expostos no próprio site. Significa que seus dados não serão vazados para outros lugares. Um bom indício de segurança para você é ainda a comparação de ofertas.

Desconfie de juros MUITO baixos nos lugares que pesquisar e fique de olho: no Bom Pra Crédito você conta com mais de 30 instituições financeiras parceiras e tem um alto nível de análise entre todas elas. Além disso, a plataforma é como se fosse um shopping de crédito, com vitrines para você escolher as ofertas com mais vantagens, mas você não paga nada para ter acesso a essas ofertas.

Finalidades e benefícios de fazer um empréstimo pessoal

finalidades e beneficios de fazer um emprestimo pessoal

O empréstimo deve ser um auxílio para os profissionais autônomos, jamais um motivo de preocupação.

Por isso, é importante se planejar e escolher o momento certo para recorrer ao crédito.

A seguir, listamos algumas situações nas quais emprestar dinheiro é uma solução inteligente:

Cheque Especial

Você se dedica muito a um mês intenso de trabalho, mas, por alguma razão, as saídas daquele mês superaram as entradas.

Talvez, a época seja desfavorável para o seu segmento. O problema é que, dependendo do dinheiro que você tiver em sua conta, vai entrar no cheque especial.

Um dos maiores problemas desse serviço oferecido pelos bancos é que não há uma data de pagamento estabelecida, por isso, facilmente essa dívida pode se transformar em uma bola de neve de juros, cada vez mais difícil de ser zerada.

Os juros sobre o cheque especial aumentam conforme a quantidade de dias que você o utiliza.

O empréstimo é uma boa alternativa, porque cobre essa dívida e ajuda a organizar as finanças, porque você terá um dia para pagar e já saberá de antemão qual será o valor total.

Você não corre o risco de ter que pagar a mais do que foi contratado, desde que cumpra o prazo de pagamento.

Rotativo do cartão de crédito

O cartão de crédito facilita muito a vida do profissional autônomo, pois, dependendo da data da compra, pode ser que o pagamento seja feito com mais de 40 dias.

Se você precisa de algum material para melhorar a prestação do seu serviço, pode ser que quando chegar o momento de pagar por ele, ele mesmo já tenha “se pagado”.

O problema é quando várias compras vão se acumulando e você não consegue pagar o valor total da fatura, entrando no famoso juros rotativo.

Os cartões têm uma taxa de juros média muito alta, ultrapassando os 15%. Por isso, ao parcelar a fatura, o valor total acaba ficando bem maior do que o original. É por isso que o empréstimo também é uma boa solução nesse caso.

Para não acabar se complicando mais, solicite crédito suficiente apenas para pagar o total da fatura. Outra dica é tentar deixar de usar o cartão até que o empréstimo seja pago.

Imprevistos médicos

Nunca se sabe quando você pode ter alguma doença inesperada ou precisar fazer uma cirurgia e se ausentar das suas atividades temporariamente.

O empréstimo é uma saída tanto para cobrir despesas médicas, quanto para garantir a sua estabilidade financeira enquanto estiver se recuperando e não puder trabalhar.

Problemas familiares

Esse é outro tipo de situação que compromete a atuação do profissional autônomo. O respaldo financeiro garantido pelo empréstimo representa a tranquilidade necessária para resolver o problema antes de retomar as atividades profissionais.

Quitar uma dívida

Muitos profissionais liberais e microempreendedores acumulam dívidas justamente para poder começar a prestar seus serviços.

Nem todos dispõem dos recursos financeiros para investir na estrutura inicial básica e necessária. Se você contraiu uma dívida, essa pode ser a chance de quitá-la.

Também existem as dívidas relacionadas a imóveis e automóveis, que são bens muito necessários, mas às vezes comprometem o orçamento, impactando-o com mais intensidade do que o previsto. Nesses casos, o empréstimo também é uma solução possível.

Investir na educação

Educação sempre é um investimento necessário e que traz retornos, seja em curto, médio ou longo prazo. Portanto, solicitar crédito para pagar algum curso de capacitação é até mesmo uma forma de sobreviver nesse mercado tão concorrido, independente do segmento.

É essencial que profissionais autônomos se mantenham atualizados e ampliem os conhecimentos para melhorar a qualidade do serviço.

Por consequência, a empresa ganha mais destaque, atrai novos clientes e antes de você imaginar, o valor do empréstimo terá sido recuperado e ainda com lucros.

Neste artigo, abordamos outras situações adversas nas quais o empréstimo é uma alternativa viável.

Como simular um empréstimo online para autônomo?

como simular um emprestimo online para autonomo

Uma das grandes facilidades que a internet trouxe foi a possibilidade de simular empréstimos sem sair de casa.

Considerando que existem dezenas de bancos e empresas que oferecem crédito para autônomos, isso é muito importante, porque permite que você avalie, entre todas essas possibilidades, qual é aquela que mais lhe convém e melhor atende as suas necessidades.

Parte do nosso trabalho é justamente facilitar esse processo. Em nosso site, você consegue simular as condições do empréstimo que deseja em mais de 25 instituições que são nossas parceiras.

Você preenche o cadastro uma só vez e com essas informações nós consultamos as possibilidades de todas essas empresas financeiras e apresentamos ao interessado rapidamente. Ou seja, não será preciso acessar o site de cada uma delas e fazer inúmeros cadastros.

O objetivo do Bom pra Crédito é conectar você, profissional autônomo que precisa de dinheiro, com quem pode emprestar, com a maior praticidade possível!

Cuidados ao buscar um empréstimo urgente para autônomo?

cuidados ao buscar um emprestimo urgente para autonomo

Sabemos que, muitas vezes, o profissional autônomo tem urgência em conseguir um empréstimo. Por isso, o nosso intuito é justamente tornar esse processo mais rápido, mas mantendo toda a segurança necessária.

E, por falar em segurança, veja alguns cuidados essenciais que devem ser tomados ao buscar um empréstimo urgente:

  • A empresa deve ser de confiança. Muito cuidado com financeiras que prometem uma taxa de juros abaixo do mercado, porque as chances de ser vítima de um golpe são grandes. Como mencionamos, todas os nossos parceiros são empresas cadastradas no Banco Central e funcionam de forma legal, sem oferecer nenhum risco para os clientes;
  • Sempre consulte o CNPJ da empresa para confirmar a sua autenticidade e se certificar de que não há nenhuma pendência;
  • Em hipótese alguma deposite qualquer quantia para receber o empréstimo. Essa é uma prática ilegal adotada por empresas que funcionam clandestinamente e que provavelmente vão ficar com o seu dinheiro sem disponibilizar o crédito prometido;
  • Acesse sites como o Reclame Aqui para saber como foi a experiência de outros clientes com aquela empresa. Em tempo: se constar alguma reclamação, isso não significa que a entidade não seja confiável, observe se a demanda foi ou não respondida e resolvida;
  • Não deixe que a urgência faça você se endividar além do necessário, ou seja, mesmo precisando do empréstimo, não pule a etapa de simular em diferentes instituições para conseguir as melhores condições;
  • Muito cuidado com sites sem reputação, que podem roubar suas informações.

Como fazer um empréstimo para autônomo com restrição no nome?

como fazer um emprestimo para autonomo com restricao no nome

Caso você já esteja com o seu CPF negativado, também existem alternativas de crédito em algumas instituições.

No entanto, as opções ficam mais limitadas, por isso, utilize o empréstimo quando necessário até para manter seu nome limpo.

Importância do nome limpo

Ter o nome limpo é muito importante na solicitação de crédito. Afinal, se você estiver com dívidas atrasadas, que não foram quitadas dentro dos prazos combinados, é natural que a instituição financeira tenha certa desconfiança para liberar o empréstimo.

E, além disso, o nome sujo pode atrapalhar até a produtividade do profissional, que acaba pensando apenas nas pendências financeiras e não consegue se concentrar em suas atividades ou ter uma boa noite de sono.

Se o seu CPF estiver negativado, mesmo assim é possível conseguir o empréstimo, mas a taxa de juros será mais alta e, por consequência, a dívida será maior.

Muitas instituições financeiras que são nossas parceiras possuem linhas de crédito para pessoas com restrições no SPC e Serasa.

Inclusive, você pode optar por um empréstimo justamente para limpar o seu nome, afinal, se futuramente desejar fazer algum tipo de financiamento, estar com o CPF em dia vai ser essencial.

Consulte seu CPF e Score gratuitamente

Caso você não saiba se está ou não com o nome sujo, é possível fazer essa consulta gratuitamente pela internet, através do site do Bom Pra Crédito.

Tudo que será necessário é fazer um cadastro rápido com informações pessoais para saber a situação do seu CPF.

Essa também é uma forma de consultar o seu Score, que mencionamos no início do artigo. Antes mesmo de simular os empréstimos, você já pode se preparar para as condições de juros que terá, de acordo com essa pontuação.

É preciso apenas, assim como a consulta da situação do CPF, um cadastro gratuito no site da Bom Pra Crédito.

Mesmo que você já tenha enfrentado dificuldades financeiras no passado e tenha ficado com o nome sujo, é possível obter crédito para realizar seus objetivos ou regularizar a situação.

Temos muitas parceiras que poderão lhe atender, faça a sua simulação!

Tipos e exemplos de empréstimo sem comprovação de renda

tipos e exemplos de emprestimo sem comprovacao de renda

Já mencionamos aqui que para um profissional autônomo é muito difícil conseguir comprovar a própria renda, por isso, para evitar toda a burocracia, o ideal é procurar uma modalidade de concessão de crédito que não exija essa comprovação.

Por isso, vamos mostrar quais são as alternativas e as características de cada uma delas, para que você possa fazer a sua escolha. Confira:

Empréstimo pessoal online para autônomos

Esse é o tipo de empréstimo mais comum procurado por autônomos e microempreendedores, porque realmente tem condições facilitadoras.

Cada instituição tem suas próprias exigências para liberar o crédito, mas na maioria dos casos, é com a consulta do CPF, que já foi explicada anteriormente.

Uma grande vantagem do empréstimo pessoal é que você não precisa justificar o uso do valor solicitado, apenas ter condições para se responsabilizar pelo pagamento. A liberação costuma ser bastante rápida.

Pode ser feito online, como descrevemos anteriormente. É importante mencionar que, mesmo sem a existência de um contrato físico, você está contratando um serviço financeiro e o não pagamento das parcelas poderá acarretar todas as consequências que forem informadas.

Leia tudo com muita atenção antes de dar o seu clique decisivo!

Essa opção é muito prática, especialmente para quem precisa do dinheiro com urgência, porque é possível que o valor seja disponibilizado no mesmo dia, dependendo do caso.

Empréstimo com garantias para autônomos

O autônomo pode ainda aproveitar algumas modalidades de empréstimo como os que pedem algum bem como garantia. Como o risco de inadimplência é baixo, já que existe algo de valor que pode ir parar nas mãos da instituição financeira caso o empréstimo não seja pago, os juros podem ser menores do que os praticados no mercado. 

Lembre-se: por mais que exista uma “garantia”, como o próprio nome já diz, pode ser que a instituição financeira faça ainda uma análise de crédito e isso influencie no dinheiro que você poderá pegar e até na liberação do mesmo. Isso vai depender muito de cada instituição.

Conheça duas opções desse tipo de empréstimo:

Garantia de veículos

A pessoa oferece o seu automóvel (moto, carro e etc) como garantia para obter crédito. Essa prática também é muito conhecida como refinanciamento de veículo.

A depender do estado do automóvel, é possível conseguir de 50% a 90% do valor dele como empréstimo. Quanto mais novo o veículo, melhores taxas você poderá conseguir. É importante deixar claro que você não dá uma entrada ou entrega o seu veículo em troca de Crédito.

Na maior parte dos casos, o empréstimo com garantia é indicado para quem precisa de um crédito de valor mais alto. Também é comum que o parcelamento seja prolongado e se estenda por alguns anos.

Por isso, antes de entrar em uma dívida desse porte, avalie bem a situação como um todo e, principalmente, a sua capacidade de arcar com ela sem perder o seu bem.

Aqui no Bom Pra Crédito, oferecemos a modalidade de empréstimo com garantia de veículos e também com a possibilidade de simular online!

Garantia de imóveis

Funciona da mesma forma que o empréstimo de garantia de veículos, mas nesse caso quem entra nessa conta é o seu imóvel. É a famosa hipoteca. Para ter acesso a essa linha de crédito é necessário ter imóvel residencial próprio, registrado em nome de proprietário pessoa física.

A instituição financeira vai avaliar a sua residência e só então determinar um valor condizente com o estado do seu imóvel. Por ter esse período de avaliação, todos esses tipos de empréstimos com garantia podem levar um pouco de tempo a mais do que um simples empréstimo pessoal, que considera apenas a análise de crédito sobre o seu CPF.

Quando a garantia é um imóvel, o empréstimo também é chamado de hipoteca. Se quiser apostar nessa modalidade, conheça as condições proporcionadas pelos nossos parceiros.

Todo empréstimo exige planejamento, mas nesse caso, essa etapa é ainda mais importante. Caso você não pague as parcelas, o bem que foi dado como garantia será colocado à venda para cobrir o valor devido.

Empréstimo com avalistas

Essa é uma modalidade menos usual, mas também possível. O avalista é uma pessoa (física ou jurídica) que garante que o valor será pago, caso o devedor não arque com essa responsabilidade.

Se a pessoa que solicitou o empréstimo não conseguir pagar, portanto, a instituição financeira vai entrar em contato com o avalista e ele terá que providenciar o valor pendente.

Vale ressaltar que o avalista não precisa pagar juros e outras taxas, apenas o valor que foi emprestado e não pago.

Para que alguém possa ser avalista, precisa apresentar todos os seus documentos pessoais, incluindo um comprovante de residência atual, declaração de capacidade de pagamento e comprovante de renda.

Caso a pessoa seja casada, o cônjuge precisa estar ciente e de acordo para que ela possa assumir esse compromisso. Ele também precisa estar com o nome limpo no SPC e Serasa.

Como conseguir empréstimo rápido pela internet?

como conseguir emprestimo rapido pela internet

A melhor forma de consegui-lo é por meio de uma empresa que conecte você com uma instituição financeira que atenda a sua necessidade. E essa é a nossa missão.

Nós podemos ser o seu ponto de partida para encontrar o seu crédito com as melhores condições de valor, juros e parcelamento.

E depois de identificar a melhor empresa financeira, basta dar continuidade à negociação. Temos a vantagem de estabelecer parcerias apenas com instituições confiáveis e renomadas.

Para você ter uma ideia, os parceiros do Bom Pra Crédito oferecem taxas de juros a partir de 1,9%, enquanto em outras instituições, o crédito pessoal gira em torno de 7,5% ao mês. Sem falar do cheque especial e do cartão de crédito, com juros de mais de 12%.

Por isso, temos certeza de que garantimos as melhores condições de créditos, com mais de 30 parceiros do mercado financeiro que realizam um trabalho sério e confiável.

Conclusão

Qualquer movimentação financeira exige planejamento e com o empréstimo não pode ser diferente. Coloque no papel o valor da parcela para se certificar de que ela cabe no seu orçamento.

Faça uma projeção considerando o tempo de vigência do parcelamento e sempre que receber um dinheiro extra. Avalie a possibilidade de adiantar algumas parcelas, porque isso vai reduzir a taxa de juros.

E o mais importante: em hipótese alguma realize qualquer transação com uma empresa que não seja extremamente confiável.

Caso seja vítima de um golpe, o tempo e a dor de cabeça para reaver o valor perdido podem ser significativos.

Em um cenário que muitas vezes dificulta a vida do profissional autônomo, estamos aqui para ser o contraponto e ajudar você a atingir aquelas metas que exigem investimentos financeiros. Não deixe de manter a sua empresa no mercado por falta de recursos.

O empréstimo é uma boa solução. Faça uma simulação e encontre uma taxa de juros que cabe no seu bolso!