Empréstimo indevido, por que isso vem acontecendo ultimamente e como se proteger

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

Empréstimo indevido

Resumo da matéria

  • O que é empréstimo indevido?
  • Como saber se eu caí no golpe do empréstimo indevido?
  • O que fazer para cancelar o empréstimo consignado não solicitado?
  • Fiz a denúncia de empréstimo indevido, mas ele continua sendo cobrado. E agora?
  • Como me proteger do golpe do empréstimo indevido?

Continua depois da publicidade

Entenda o que é empréstimo indevido e descubra o que deve ser feito para não cair nesse tipo de fraude.

Quem é aposentado ou pensionista do INSS já deve ter se deparado com uma série de reclamações a respeito do empréstimo indevido. Esse tipo de operação ilegal tem gerado dores de cabeça e precisa ser combatido.

Por isso, o Bom Pra Crédito vai te explicar o que é empréstimo consignado não solicitado e explicar o que você precisa fazer, caso caia nesse golpe.

O que é empréstimo indevido?

Empréstimo indevido é o nome de uma transação de crédito que é realizada por uma instituição financeira sem autorização do cliente. Esse tipo de golpe é aplicado, principalmente, em aposentados e pensionistas do INSS.

Geralmente, os idosos são as vítimas escolhidas, justamente pelo fato de possuírem maior dificuldade em acompanhar extratos e identificar o que está sendo descontado do benefício.

Como saber se eu caí no golpe do empréstimo indevido?

Para descobrir se você ou alguém da sua família caiu nesse tipo de fraude, é necessário conferir o extrato do benefício. Caso identifique alguma cobrança que não estava prevista, entre em contato com o banco imediatamente.

Leia também: Golpes de empréstimo pela internet, não caia

O que fazer para cancelar o empréstimo consignado não solicitado?

Como a gente já disse, ao perceber que há algum tipo de irregularidade e cobrança indevida de empréstimo, entre em contato com seu banco. Além disso, é importante registrar uma reclamação no INSS para evitar que outras pessoas caiam nesse golpe.

Basta ligar para a Central de Atendimento 135 ou acessar o Portal da Ouvidoria Geral da Previdência Social. Informe os dados do beneficiário e solicite o cancelamento do contrato do empréstimo consignado não solicitado.

Em até 10  dias úteis, a instituição financeira deve responder à solicitação, cancelar a cobrança não autorizada e fazer o reembolso do que já foi cobrado. Após a denúncia e a regularização da situação, é possível bloquear o benefício para consignações.

Para isso, vá até a agência da Previdência Social mais próxima, levando seus documentos e comprovante de benefício. Informe ao atendente que deseja realizar o bloqueio do crédito consignado. Isso evitará que você caia em novas fraudes.

E, se eu precisar pedir um empréstimo depois disso? Nesse caso, é só solicitar o desbloqueio, a qualquer momento. Lembre-se de ler o contrato com atenção para estar ciente do valor exato de cada parcela.

Fiz a denúncia de empréstimo indevido, mas ele continua sendo cobrado. E agora?

Se, depois de formalizar a denúncia e aguardar o prazo para cancelamento do empréstimo consignado sem autorização, seu problema não for resolvido, o ideal é entrar com uma ação judicial.

Para isso, contrate um advogado especializado nesse tipo de operação. O profissional procurará a defensoria pública e entrará com o processo para pedir o cancelamento, além de uma indenização por danos morais e materiais. Os trâmites duram, mais ou menos, 6 meses.

Como me proteger do golpe do empréstimo indevido?

Esse tipo de golpe pode acontecer por meio de falsificação de documentos pessoais do beneficiário. Para se proteger, não entregue e nem forneça o número do seu RG ou CPF para pessoas desconhecidas — seja por telefone ou pessoalmente.

Em caso de perda ou roubo de documentos, faça um boletim de ocorrência e informe aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Existem outros elementos que podem desencadear o empréstimo indevido. Confira, a seguir!

Assinatura indevida

Criminosos procuram meios de conseguir assinaturas de contratos. Para se prevenir desse golpe, não assine nenhum documento em branco ou com ausência de informações.

Fique alerta: Golpe do banco! Tome cuidado com essa nova modalidade

Empréstimo para terceiros

Evite pedir empréstimo consignado em seu nome para ajudar alguma pessoa conhecida. Você correrá o risco de ficar com uma dívida, já que a pessoa pode não pagar as parcelas corretamente.

Valor das parcelas e prazos

Caso você tenha que pedir empréstimo, confira o Custo Efetivo Total, prazo de pagamento e taxas de juros. Caso perceba que o banco está cobrando a mais do que foi contratado, denuncie.

Refinanciamento

O banco não pode refinanciar, ou seja, modificar o contrato de empréstimo sem a sua autorização. Por isso, é importante manter uma cópia desse documento para acompanhar possíveis alterações, ao longo do tempo.

Por fim, lembre-se de não passar seus dados pessoais por telefone ou informar seu endereço para desconhecidos. Apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem realizar empréstimo, desde que seja com a devida solicitação do cliente.

Agora que você já sabe o que é e como evitar empréstimo indevido, lembre-se da importância de contratar serviços de instituições com políticas claras de transparência.

O Bom Pra Crédito oferece empréstimo pessoal e tem parceria com mais de 30 bancos para garantir que sua segurança esteja sempre em primeiro lugar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *