Empréstimo com garantia, veja todos os bens que podem entrar nessa negociação

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

Mulher atendendo a clientes e sorrindo ao dar aperto de mão

Resumo da matéria

  • Como funciona empréstimo com garantia?
  • Mas, o que é garantia?
  • Como funciona empréstimo com garantia imóvel ou terreno?
  • Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?
  • O que é preciso para solicitar um empréstimo com garantia de imóvel?
  • Por que contratar um empréstimo com garantia?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Empréstimo com garantia, veja todos os bens que podem entrar nessa negociação.

O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito em que o cliente pode utilizar um veículo ou imóvel como garantia de pagamento e conseguir taxas de juros menores.

Empréstimo com garantia é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro e quer negociar taxas de juros mais baixas. Para te ajudar a entender como essa modalidade funciona e quais os bens que podem entrar como garantia, a equipe do Bom pra Crédito separou informações interessantes que poderão servir como um guia.

Ficou curioso? Então acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre empréstimo com garantia.

Como funciona empréstimo com garantia?

Modalidade em que o cliente oferece um bem à instituição financeira como garantia, o empréstimo pessoal com garantia possibilita que quem quer conseguir crédito tenha taxas de juros mais baixas, além de prazos maiores para pagar as parcelas.

Esse modelo de crédito é bastante vantajoso num país com atividades econômicas similares às do Brasil e que costuma trabalhar com taxas de juros mais elevadas.

Mas, o que é garantia?

A garantia é um bem colocado no contrato expedido, na hora em que o empréstimo é aprovado e que poderá ser vendido para quitar a dívida, em caso de inadimplência. Inclusive, é esse método que permite que sejam oferecidas taxas de juros mais baixas, já que o risco de calote para a instituição financeira é reduzido.

A ideia com a garantia é de que o cliente não deixe de cumprir com as suas obrigações, especialmente por ter o risco de perder um bem atrelado ao contrato de empréstimo.

Sabendo disso, as instituições financeiras podem aceitar diferentes bens como garantia: imóvel, veículo, joias, dentre outros. Neste texto, vamos explicar como funciona o empréstimo com garantia de imóveis e veículos. Confira!

Como funciona empréstimo com garantia imóvel ou terreno?

O empréstimo com garantia de imóvel/terreno também é conhecido no mercado como refinanciamento de imóvel/terreno ou home equity. Nesta modalidade, o cliente utiliza uma propriedade em seu nome como garantia de pagamento do valor solicitado à instituição financeira.

Nesta modalidade, a quantia solicitada está relacionada ao valor do imóvel, estipulado pela avaliação de um profissional de uma empresa especializada. Uma das principais vantagens é a possibilidade de taxas de juros menores, além de maiores prazos de pagamento.

Esse processo de avaliação de crédito é bastante detalhado e busca diminuir, ao máximo, os riscos e prejuízos que podem incidir sobre a instituição financeira.

Leia também: Imóvel financiado vai servir como garantia de empréstimo

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, um imóvel tende a se valorizar, ou seja, as condições de pagamento permitem o parcelamento do crédito em até 20 anos. Porém, mesmo com o cliente colocando a propriedade como garantia, ele ainda precisará comprovar sua renda, especialmente para provar a sua capacidade de arcar com as parcelas, ao longo do período contratado.

O que é preciso para solicitar um empréstimo com garantia de imóvel?

Ao entrar em contato com a instituição financeira, serão solicitados alguns documentos pessoais, como:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovantes de renda;
  • Comprovante de residência;
  • certidões de nascimento ou de casamento.

Além disso, a instituição também solicitará uma série de documentos relacionados ao imóvel em questão, tais como:

  • capa de IPTU;
  • matrícula;
  • Certidão Negativa de Débito;
  • dentre outros.

Outra vantagem dessa modalidade de empréstimo é que ela pode ser solicitada por quem tem pequenas restrições de nome.

Não confunda empréstimo com garantia com hipoteca

É importante deixar claro que esta modalidade pode ser confundida com hipoteca, mas neste segundo caso (a hipoteca) o registro do imóvel continua no nome do cliente que contrata o empréstimo e isso dificulta uma retomada do bem pela instituição financeira, em caso de não pagamento da dívida.

Por este motivo, a hipoteca já não é mais uma modalidade de empréstimo utilizada no Brasil. Atualmente, as instituições podem retomar o imóvel e leiloam para quitar o restante da dívida que não foi paga.

Vale destacar que a retomada do bem gera custos e não é interessante para as instituições financeiras e, por isso, a propriedade precisa atingir um valor mínimo para ser aceita como garantia..

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

No caso do refinanciamento de veículos, a garantia recebida pela instituição financeira é um automóvel. Apesar das taxas serem um pouco mais altas do que as do home equity, os juros do refinanciamento veicular ainda são atrativos e competitivos.

Vale ressaltar que, ao realizar o procedimento, o cliente pode continuar utilizando o automóvel, inclusive colocando-o para venda. Contudo, caso seja celebrado, o valor deve ser utilizado para quitar a dívida.

Saiba mais: Como simular um financiamento de veículo

Em relação às taxas de juros e condições de pagamentos, ambas estão relacionadas ao perfil do cliente e ao estado do automóvel, como nível de conservação, ano e modelo, por exemplo.

Caso a dívida não seja paga, o veículo será tomado e levado a leilão, para que a dívida seja quitada.

O que é preciso para solicitar um empréstimo com garantia de veículo?

Diferentemente do home equity, a documentação necessária para o refinanciamento de veículos é mais simples — o que também faz com que a liberação do dinheiro seja mais rápida. Contudo, o cliente não pode ter restrições no CPF, por menores que sejam.

Por que contratar um empréstimo com garantia?

A partir do momento em que o cliente coloca um bem como garantia de empréstimo, as taxas de juros ficam mais baixas e o prazo para pagamento aumenta. Atualmente, as taxas médias de juros cobradas pelas instituições financeiras, referentes ao empréstimo com garantia de imóvel, giram em torno de 16,2%, valor vantajoso na comparação com as taxas de um empréstimo consignado que podem chegar a 27,4% ao ano.

Empréstimo com garantia na Bom pra Crédito

Para fazer um empréstimo com garantia no Bom pra Crédito, basta selecionar uma instituição financeira de confiança para fazer a sua solicitação. Nossa equipe conta com uma rede de parceiros reconhecidos no mercado que fazem este tipo de crédito.

O Bom pra Crédito te ajuda a fazer a melhor escolha financeira para o seu futuro, oferecendo taxas de juros e parcelas que cabem no seu bolso. Acesse a nossa plataforma para fazer seu cadastro e simulação!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *