Como pedir empréstimo para empresa e fazer o seu negócio prosperar

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

imagem ampliada de um aperto de mãos entre dois homens de roupa social

Resumo da matéria

  • É comum ter que pedir um empréstimo para empresa?
  • Quando vale a pena pedir um empréstimo para empresa?
  • Como pedir um empréstimo para empresa?

Continua depois da publicidade

premio reclame aqui 2020

Tire suas dúvidas sobre este assunto que pode ser a salvação para o seu negócio!

O empréstimo para empresa é tão importante para os negócios quanto aqueles oferecidos para pessoas físicas.

Afinal de contas, seja por trás de um CPF ou de um CNPJ, necessidades financeiras são situações a que todos estão sujeitos.

O que muda, de fato, são os motivos que levam à solicitação de um empréstimo, que são diferentes daqueles pelos quais as pessoas passam.

Isso, inclusive, pode fazer com que alguns donos de empresas não saibam quando é o momento ideal de solicitar um empréstimo.

Mesmo quando se deparam com uma grande necessidade de pegar dinheiro emprestado, eles nem sempre sabem quais são os procedimentos que devem ser realizados ou mesmo quem procurar para conseguir sanar esta dificuldade.

Se você quer tirar suas dúvidas sobre o assunto para que sua empresa cresça, saiba que veio ao lugar certo!

Continue conosco e aprenda o que precisa saber para tomar decisões fundamentadas e bem planejadas.

dois homens de roupa social fazendo cálculos e análise em um escritório

Leia mais: Você sabe o que é empréstimo digital?

É comum ter que pedir um empréstimo para empresa?

Sim. Afinal, as empresas também estão aptas a ter dívidas, as quais, às vezes, são maiores do que elas podem pagar naquele momento.

De acordo com um levantamento da Serasa Experian, ao final de dezembro de 2019, o número de empresas com contas em atraso era de 6,143 milhões, recorde na série histórica que se iniciou em março de 2016.

Confira o número de empresas endividadas desde dezembro de 2018 até dezembro de 2019, acompanhado da porcentagem de variação em relação ao mês anterior:

  • Dez/19: 6.143.333 (+1,62%)
  • Nov/19: 6.045.328 (+0,65%)
  • Out/19: 6.006.227 (+0,44%)
  • Set/19: 5.979.963 (+0,39%)
  • Ago/19: 5.956.825 (+1,74%)
  • Jul/19: 5.854.782 (+0,62%)
  • Jun/19: 5.818.984 (+1,05%)
  • Mai/19: 5.758.303 (+0,87%)
  • Abr/19: 5.708.860 (+0,42%)
  • Mar/19: 5.684.491 (+0,77%)
  • Fev/19: 5.641.236 (-0,05%)
  • Jan/19: 5.644.012 (+0,61%)
  • Dez/18: 5.610.034

O único mês em que houve uma ligeira queda foi o de fevereiro de 2019, embora esta tenha sido de apenas 0,05%.

Todos os demais apresentaram aumento em relação ao período anterior.

Além disso, o aumento no número de inadimplentes foi de 9,51% entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019, o que é bastante significativo.

Os impactos do Coronavírus na economia são outra grande mostra de que situações inesperadas podem acontecer com todas as empresas e fazer com que elas busquem por soluções para o ocorrido, como os empréstimos, para manter as contas em dia.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae feita entre 3 e 7 de abril com 6.080 empreendedores de todo o Brasil, 54,9% dos entrevistados afirmaram que precisarão pedir empréstimos para manter o negócio funcionando sem gerar demissões, enquanto 28,1% não sabiam ou não responderam.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram que o empréstimo para empresa é uma necessidade que pode se manifestar a qualquer momento e, portanto, coloca-se como uma ótima oportunidade para os empresários.

Quando vale a pena pedir um empréstimo para empresa?

Ainda que seja uma boa opção, há situações em que ele se mostra ainda mais importante e necessário, como as seguintes:

Crises e situações inesperadas de grande porte

É difícil prever quando uma crise está prestes a acontecer.

Quando este momento realmente chega, nem sempre há recursos em caixa para poder cobrir todas as despesas, e o empréstimo para empresa se coloca como uma verdadeira salvação.

A pandemia do novo Coronavírus é um exemplo disso. Na pesquisa do Sebrae que vimos anteriormente, 87,5% dos empresários relataram que o faturamento mensal de suas empresas diminuiu, ou seja, 7 a cada 8 negócios tiveram uma queda neste sentido.

Com uma situação deste porte, conseguir um crédito para manter as contas em dia é importantíssimo.

Abertura da empresa

Outro momento em que o empréstimo para empresa é uma excelente opção é justamente quando aquele negócio está dando seus primeiros passos e, portanto, não costuma ter um faturamento consolidado para que consiga arcar com os custos.

Nós temos um conteúdo sobre como abrir uma empresa no Brasil que retrata a questão com maior riqueza de detalhes e mostra como a parte financeira é crucial para novos negócios, e o empréstimo traz um fôlego importante para que a ideia possa ser levada adiante.

Nem sempre é possível ter um capital de giro suficiente para tocar a empresa durante alguns meses.

Para que as contas possam se manter controladas, o empréstimo é uma boa alternativa, que também permite que boas ideias não sejam interrompidas por falta de recursos financeiros.

Quitação de dívidas

As dívidas também são tão prejudiciais para pessoas jurídicas quanto físicas, já que podem colocar em risco sua saúde financeira e até mesmo a continuidade de suas atividades, o que está bem longe dos objetivos de qualquer negócio.

O empréstimo para empresa é um grande socorro para quitar dívidas, além de permitir que a empresa substitua várias parcelas por apenas uma e, assim, tenha que lidar com menos juros, além de facilitar sua organização.

Quanto menos dívidas uma empresa tiver, mais tranquilidade ela também apresentará para conduzir seus negócios e, assim, até mesmo apresentar melhores resultados a nível financeiro e produtivo!

desenho de um cifrão e ao fundo gráficos de valores viaráveis

Leia mais: 6 passos para você vencer a crise, quitar as dívidas e voltar a ter prosperidade

Como pedir um empréstimo para empresa?

Os trâmites são bastante parecidos com os adotados nos empréstimos pessoais, ou seja, não deve haver maiores complicações para solicitar o crédito.

Basicamente, a maior diferença será no fato de que o contratante daquele empréstimo não será uma pessoa física, mas sim uma pessoa jurídica, ou seja, ela terá que apresentar seu CNPJ para que consiga prosseguir.

Além disso, é importante se atentar à situação da empresa. Se ela estiver com alguma restrição, pode ser mais difícil obter o empréstimo, embora isso dependa de cada instituição financeira.

A comparação de propostas também é essencial quando se procura um empréstimo para empresas.

O ideal é ter as cotações de várias financeiras para saber qual oferece os melhores prazos e condições de pagamento para que, assim, você tenha a melhor à sua disposição.


Se você precisa de um empréstimo para empresa, conte com o Bom Pra Crédito e conheça as ofertas das nossas financeiras parceiras.

Assim, seja qual for o objetivo, ele poderá ser realizado de uma maneira ainda mais prática, o que é essencial para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *