Empréstimo com desconto em folha de pagamento. Todos os cuidados que você deve tomar

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

Empréstimo com desconto em folha

Resumo da matéria

  • O que é empréstimo com desconto em folha de pagamento?
  • O que eu preciso saber antes de pedir empréstimo consignado?
  • Quais são os cuidados ao pedir empréstimo com desconto na folha de pagamento?
  • O que fazer se eu não conseguir empréstimo consignado?

Continua depois da publicidade

Entenda o que é e como pedir empréstimo com desconto em folha de pagamento e descubra se esse é o melhor serviço para você.

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, em 2020, o empréstimo com desconto em folha de pagamento — ou empréstimo consignado — aumentou 25%. A pandemia causada pela Covid-19 foi uma das principais causas dessa realidade.

Afinal, muitos brasileiros se viram diante de uma série de desafios para manter as contas em dia e evitar danos ainda maiores. Mas, será que essa modalidade de crédito é mesmo vantajosa? Para descobrir a resposta, continue a leitura.

Vamos explicar o que é empréstimo consignado, quem pode pedir e quais são os cuidados que você deve ter na hora de contratar um.

O que é empréstimo com desconto em folha de pagamento?

Também conhecido como empréstimo consignado, o empréstimo com desconto em folha de pagamento é uma modalidade de crédito criada para atender a um grupo específico de pessoas.

Desse grupo fazem parte trabalhadores com registro em carteira, militares das forças armadas, servidores públicos, aposentados e pensionistas. As parcelas são descontadas na folha de pagamento ou benefício do INSS.

É justamente por isso que as taxas de juros são menores, em comparação com o empréstimo pessoal. Afinal, os riscos de inadimplência são reduzidos porque o banco desconta o valor das parcelas diretamente do salário ou benefício.

O que eu preciso saber antes de pedir empréstimo consignado?

Para pedir empréstimo com desconto na folha de pagamento, é necessário comprovar que você faz parte do grupo de pessoas que podem fazer esse tipo de operação. Portanto, providencie RG, CPF e comprovante de residência.

Confira também: Empréstimo a empreendedores de baixa renda, como funciona e como conseguir

Também será necessário apresentar ao banco seu contracheque, carteira de trabalho ou comprovante de que é beneficiário do INSS. A instituição financeira avaliará a documentação para autorizar ou não a liberação do crédito.

De acordo com a Lei Nº 10.820, o valor máximo de cada parcela não pode ser maior do que 35% do salário ou benefício. Quem ganha, por exemplo, R$3 mil por mês, poderá fazer parcelas de até R$1.050.

Quais são os cuidados ao pedir empréstimo com desconto na folha de pagamento?

Em primeiro lugar, é importante que você realize esse tipo de operação financeira somente com bancos autorizados pelo Banco Central. Basta acessar o site desse órgão regulamentador e verificar quais instituições podem oferecer empréstimo.

No caso do empréstimo para beneficiários do INSS, as instituições financeiras também devem ser autorizadas pela Previdência Social. Além desses cuidados, é importante considerar os seguintes elementos:

Realizar uma pesquisa

Faça simulações de empréstimo consignado em diferentes bancos. Com isso, você poderá escolher a proposta com as melhores taxas e que atendam às suas necessidades. Para economizar tempo, o ideal é realizar uma simulação online.

Ter cuidado com ofertas de dinheiro fácil

Fuja daquelas promessas de liberação de dinheiro sem consulta do score e sem comprovação de renda. Geralmente, pessoas usam essa propaganda para aplicar golpes.

Fique atento: Golpe do empréstimo pela internet, conheça os principais e como não cair neles

Prezar pela sua segurança

Suas informações pessoais e perfil financeiro devem ser mantidos sob sigilo. Ao pedir empréstimo online, verifique se o site é criptografado e se as transações são realizadas em ambientes próprios. Não envie informações pelo WhatsApp.

Não aceitar cobrança indevida para liberação do crédito

Nenhum banco pode cobrar qualquer taxa com a promessa de liberar o dinheiro pedido. Esse tipo de prática é ilegal e deve ser denunciado ao Banco Central ou Procon.

Avaliar o Custo Efetivo Total

O CET é a soma de todos os impostos, tributos, taxas, juros, seguros e despesas administrativas. É preciso prestar atenção em cada um deles para saber o real valor a ser pago em cada parcela. Juros baixos não são sinônimo de CET baixo.

Informar-se sobre a margem consignável

Diz respeito ao máximo de dinheiro que você poderá pedir no empréstimo com desconto em folha de pagamento. Caso já tenha algum empréstimo consignado, é bem provável que sua margem seja pequena.

O que fazer se eu não conseguir empréstimo consignado?

Uma ótima opção para quem não consegue pedir empréstimo com desconto na folha de pagamento é a realização do empréstimo pessoal online. O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 bancos e pode te ajudar a conseguir o dinheiro de que precisa.

Dependendo do seu perfil financeiro, você receberá propostas de parcelas que cabem no seu bolso. Isso sem contar que a margem de crédito pode atender às suas necessidades. Assim, você tem acesso a boas taxas de juros e ainda pode deixar o consignado para outra situação.

Ficou interessado em conhecer essa solução? Acesse agora mesmo o site do Bom Pra Crédito, faça a simulação e saiba mais sobre como podemos te ajudar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *