Empréstimo para aposentado, veja as novas regras dos consignados do INSS

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mulher idosa de colete verde sentada em um sofá amarelo usando um laptop

Resumo da matéria

  • Qual é o motivo das mudanças de empréstimo para aposentados?
  • Quais são as novas regras de empréstimo para aposentados?
  • Essas mudanças são boas para quem?
  • Essas regras servem para todos os tipos de empréstimo?
  • Qual é o limite de dinheiro para pedir empréstimo para aposentados?
  • O que devo fazer para pedir empréstimo para aposentados?
  • E se eu não conseguir pedir um empréstimo consignado para aposentados?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Nesse momento de valorização do senso coletivo, muitas empresas têm feito sua parte para não deixar que a pandemia prejudique nosso orçamento

O Conselho Nacional de Previdência (CNP), no dia 17 de março de 2020, apresentou algumas mudanças em relação ao empréstimo para aposentados. Você sabe do que isso se trata?

Leia este artigo para descobrir como vai ser ofertado o serviço de empréstimo consignado para quem se aposentou pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Qual é o motivo das mudanças de empréstimo para aposentados?

Como você já deve saber, a pandemia provocada pelo coronavírus tem mudado significativamente nossa forma de lidar com o trabalho, com a família e com todas as coisas do cotidiano.

Do dia para noite, nossa rotina virou da cabeça para baixo.

Nesse momento, o isolamento social é uma das principais medidas que devemos tomar para garantir nossa saúde e segurança.

Mas, para ficar em casa, a gente acaba pagando um preço muito grande, que é a desestabilidade financeira.

Pensando em diminuir os prejuízos que já começaram a pesar no bolso da população, várias empresas têm oferecido serviços diferenciados nessa quarentena.

O empréstimo para aposentados é uma delas.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os idosos, assim como diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas respiratórios, por exemplo, fazem parte do grupo de risco.

Isso quer dizer que eles precisam de cuidados redobrados.

É justamente pensando nesses cuidados que o INSS criou as novas regras no empréstimo consignado para aposentados.

A seguir, você vai conhecer quais são elas.

casal de idosos usando tablet sentados em sofá azul

Leia mais: Como se aposentar pelo INSS e tipos de aposentadoria

Quais são as novas regras de empréstimo para aposentados?

Uma das mudanças que ocorreram no empréstimo para aposentados diz respeito ao limite de juros. Com a nova regra, eles reduziram de 2,08% para 1,80% ao mês.

A redução também ocorreu para operações no cartão de crédito.

Nesse caso, os juros passaram de 3% para 2,70% ao mês. Outra mudança significativa pela qual passou o empréstimo para aposentados se refere ao prazo máximo para quitar a dívida.

Antes, o período era de até 6 anos, ou seja, 72 meses.

Com a nova regra, você poderá quitar o empréstimo consignado em até 84 meses, ou seja, 7 anos. 

Essas mudanças são boas para quem?

De acordo com a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, essas mudanças irão favorecer os aposentados que precisam de recursos extras durante a quarentena. E não é só isso.

Essas alterações também podem aumentar a oferta de crédito em R$25 bilhões. Esse valor é importante para movimentar a economia, que está parada por conta do isolamento social. 

Essas regras servem para todos os tipos de empréstimo? 

Como a gente já disse, as mudanças são apenas para empréstimo consignado.

Nessa modalidade, o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento ou do benefício pago pela previdência, no caso, da aposentadoria. 

Qual é o limite de dinheiro para pedir empréstimo para aposentados?

A quantidade de dinheiro que você pode pedir depende da sua renda, ou seja, do quanto você ganha por mês.

O valor que você pedirá não pode comprometer sua renda, já que você precisa utilizá-la para pagar suas despesas com alimentação, saúde, entre outras. 

O que devo fazer para pedir empréstimo para aposentados?

Assim como qualquer outro tipo de crédito, o empréstimo para aposentados deve ser pedido somente se você estiver precisando do dinheiro e não tem outra forma de consegui-lo. Por isso, é importante seguir algumas dicas:

Planeje-se: Coloque todos os seus gastos na ponta do lápis e avalie se esse é o momento ideal para pedir empréstimo para aposentados.

Lembre-se de que, com o desconto no pagamento, seu benefício ficará menor até você pagar todas as parcelas.

Avalie o banco: Você só pode pedir empréstimo consignado se o banco tiver convenio com o INSS, que é quem paga sua aposentadoria. Tome cuidado para não cair em golpes e fraudes. 

Conheça o limite de empréstimo: De acordo com Banco Central, empréstimo consignado, deve ser de, no máximo, 35% do total de sua folha de pagamentos. Faça as contas para se certificar de que o valor de que você precisa está dentro desse limite.

Leia o contrato com atenção: É importante que você se atente para todas as cláusulas para ter conhecimento a respeito da cobrança das parcelas e do Custo Efetivo Total do empréstimo para aposentados. 

Cuidado com cobranças extras: Algumas instituições podem empurrar uma série de produtos extras sem você perceber, como seguro residencial, entre outros. Esse tipo de venda não pode ser usado como desculpa para liberação do empréstimo. 

Não pague tarifa para liberação de empréstimo: Se alguma instituição pedir para você depositar ou transferir dinheiro com a desculpa de liberar empréstimo, não faça isso. Esse tipo de ação é totalmente ilegal e deve ser denunciado,

Acompanhe os descontos na folha de pagamento: Depois que o empréstimo para aposentados for liberado, você deve acompanhar o débito das parcelas em sua folha de pagamento todo mês.

Caso perceba algo de errado, entre em contato com o banco.

homem idoso de óculos e suéter nos ombros sentado em uma poltrona de couro usando um laptop

Leia mais: Como planejar aposentadoria

E se eu não conseguir pedir um empréstimo consignado para aposentados?

Se você não conseguir esse empréstimo para aposentados que desconta o valor das parcelas do benefício, uma boa alternativa é pedir empréstimo pessoal online. O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 bancos.

Dessa forma, por meio de uma operação segura e rápida, você poderá encontrar, dependendo do seu perfil financeiro, condições de pagamento e parcelas que cabem no seu bolso.

Tudo isso sem precisar sair de casa e com acesso a todos os mecanismos rígidos de segurança online. Acesse nosso site para fazer o cadastro e receber as propostas que mais se adequam às suas necessidades.

Gostou das mudanças de empréstimo para aposentados? Este conteúdo faz parte de uma série de informações que a gente compartilha aqui no blog do Bom Pra Crédito. Aproveite para ter acesso a outros assuntos sobre educação financeira.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *