O crédito pode ser negado porque já tive o nome sujo?

Lu do BPC

| 2 minutos para ler

O crédito pode ser negado porque já tive o nome sujo?

Continua depois da publicidade

banner-zen

O crédito pode ser negado porque já tive o nome sujo?

Um banco ou instituição financeira pode negar o meu crédito pessoal se eu já tive com o nome sujo, mesmo que eu já tenha quitado a dívida?

Essa é uma dúvida recorrente de pessoas que pretendem financiar um carro ou até mesmo um imóvel novo. O empréstimo é possível ou não?

Nenhuma instituição financeira tem a obrigatoriedade de emprestar dinheiro, porém, há a análise de crédito, que é uma forma da verificar a credibilidade de quem irá contratar o empréstimo e, assim, ter um respaldo e garantia maior de pagamento. Ou seja, não necessariamente seu financiamento será negado por que já teve nome sujo ou um dia esteve negativado.

Como funciona?

Nos órgãos do Serasa, SPC, Boa Vista é possível realizar a consulta dos credores. Caso tenha quitado seus débitos e legalizado sua situação, seu nome não constará mais nesta lista. Se já iniciou o pagamento da dívida ou renegociação da mesma, não se preocupe, seu nome estará limpo.

Deste modo, este não será, necessariamente, um empecilho para conseguir o financiamento.

Mas, se você pegou um empréstimo em algum banco, não o quitou e está tentando o financiamento neste mesmo banco, aí sim, poderá ter dificuldades para fazê-lo. Os bancos sempre avaliam o seu comportamento dos crédito que você já possui e, se você já atrasou alguma vez, isto pode significar que poderá acontecer de novo.

Por exemplo, supondo que você tenha pegado dinheiro em uma determinada instituição financeira, teve dificuldades para quitá-lo e seu nome negativou, ainda que tenha regularizado a situação, haverá sim a probabilidade de ela negar o crédito.

Então, fique atento para que sua dívida não se transforme em uma bola de neve e não fique com nome sujo.

banner-zen