Decoração home office: ideias para ter um cantinho mais produtivo

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

mulher de caisa azul e óculos usando seu computador no home office

Resumo da matéria

  • O home office é comum no Brasil?
  • Qual é a influência da decoração home office?
  • Como decorar um home office?
  • Coloque sua personalidade
  • Adicione um pouco de verde
  • Ilumine o espaço com luz natural (se possível)
  • Decoração home office: um detalhe fundamental

Continua depois da publicidade

Saiba como decorar seu espaço e tenha uma experiência ainda melhor ao trabalhar em casa! Ter uma boa decoração home office é importantíssimo. Afinal de contas, isso fará com que o seu espaço de trabalho reflita sua personalidade e interesses e, assim, seja algo realmente pessoal.

Porém, nem todos sabem como devem decorar este espaço, que é uma mescla entre a sua casa e o seu trabalho e, por isso, pode trazer algumas dúvidas na hora de escolher os elementos que serão colocados.

Outro ponto que precisa ser ressaltado é que a forma com a qual o espaço é decorado impacta também na sua criatividade e produtividade, o que é essencial e mostra que o assunto é sério.

Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo, pois veio ao lugar certo! Aprenda o que precisa saber sobre este tema tão importante.

O home office é comum no Brasil?

A prática já vinha ganhando popularidade, o que se acentuou muito durante a pandemia do Coronavírus, neste que foi um dos tantos impactos na economia.

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa em 2018.

O IBGE afirmou que os profissionais que fazem home office correspondem a 5,2% dos trabalhadores ocupados no país, maior porcentagem na série histórica.

Ao comparar este número com 2012, o aumento foi de 44,4%, o que é bastante relevante e mostra que o mercado se encaminha para uma situação em que os profissionais ficam cada vez mais em casa.

Em uma pesquisa feita pela BTA com 359 empresas, 43% delas adotaram o home office em decorrência do Coronavírus, prática que foi implementada para aproximadamente 60% de seu quadro de funcionários.

A pandemia, inclusive, pode ter mostrado às empresas que trabalhar em casa é algo possível e benéfico, o que significa que os números podem mudar daqui em diante, o que poderá ser comprovado ou não em novas futuras pesquisas.

Qual é a influência da decoração home office?

Além do impacto visual, ela impacta também em sua criatividade e produtividade enquanto trabalha, o que, consequentemente, pode ser o diferencial para ganhar mais dinheiro.

É isso o que mostra o estudo “Spaces That Signal Identity Improve Workplace Productivity”, publicado no Journal of Personnel Psychology em 2016.

54 voluntários foram divididos em equipes com três ou quatro pessoas. Todos receberam a informação de que estavam no “time vermelho” e que estaria competindo contra um “time azul”, este totalmente fictício, em um desafio de criatividade.

Os grupos foram divididos de modo que ocupassem uma sala de conferência vazia; uma sala com o “tema” do time vermelho, repleta de itens decorativos que remetessem a ele; e em uma sala com o “tema” azul.

O resultado foi surpreendente: tanto os que estavam na sala vermelha quanto na sala azul obtiveram melhores resultados que aqueles que ficaram na sala de conferência vazia, o que mostra que a presença de decoração tem grandes impactos à criatividade.

A decoração home office segue exatamente o mesmo princípio, e saber como decorá-la fará a diferença em seu desempenho profissional!

escritório com móveis em madeira e paredes pintadas em verde

Leia mais: Trabalhar como autônomo: guia de 15 ideias de trabalho autônomo

Como decorar um home office?

Algumas das alternativas disponíveis são as seguintes:

Coloque sua personalidade

Nem sempre é possível decorar um escritório exatamente de acordo com o que você prefere, já que o espaço é da empresa.

Quando se trata da decoração home office, porém, a situação é totalmente diferente – afinal, você está em casa!

Por isso, é válido ressaltar sua personalidade. Coloque pôsteres, fotos de família, souvenirs de viagens e quaisquer outros elementos que tenham a sua cara, o que fará o espaço realmente parecer seu.

Adicione um pouco de verde

Plantas são bonitas e podem decorar o ambiente com um toque da natureza, o que é ótimo.

Além disso, porém, elas possuem uma capacidade natural que fará toda a diferença na qualidade do seu home office: a de limpar o ar.

Quando se tem uma planta por perto, o ar tende a ficar ligeiramente mais fresco (e agradável), o que te fará sentir feliz e satisfeito quando estiver em seu escritório doméstico.

Consequentemente, ficar ali será um prazer.

Se você não tem tanto jeito com plantas, a decoração home office pode ser feita com aquelas cuja manutenção é mais simples, como espada-de-são-jorge e zamioculca, por exemplo.

Pode ser uma arte abstrata, um retrato, uma paisagem ou algum desenho moderno: fica a seu critério.

Porém, ter quadros (preferencialmente coloridos, como vimos anteriormente) no home office traz ao ambiente um ar corporativo, o que é importante para que você realmente sinta que está no trabalho.

Se for possível, use quadros novos (ou, se forem usados, que ainda não estavam em sua casa), o que confere um sentimento de novidade bem interessante e cativante.

Ilumine o espaço com luz natural (se possível)

Caso você tenha essa possibilidade, deixe a luz natural invadir o espaço. Ela tem a característica de fazer com que o ambiente pareça maior, o que é determinante em especial para quem tem um home office menor.

Além disso, sentir o calor e o brilho dos raios do sol não tem preço.

Quem prefere trabalhar mais à noite pode ver o brilho do luar – embora neste caso provavelmente precise da ajuda da luz artificial para que consiga enxergar bem o que está fazendo.

Quando a luz natural entra pela janela, ela ainda vem com uma brisa de ar fresco, o que, cá entre nós, é ainda melhor que o ar condicionado!

jovem de camiseta amarela fazendo home office em seu escritório com tons beges e marrom claro

Leia mais: Trabalho home office: veja 07 profissões que você pode realizar do sofá de casa

Decoração home office: um detalhe fundamental

Muito além de ter alguns itens que mudam a cara do ambiente, a decoração está diretamente relacionada com a sua criatividade, além de fazer com que aquele local adquira o estilo de um escritório e, assim, tire um pouquinho da “cara de casa” do espaço, o que é importante para sua concentração e produtividade.


Se você precisa investir na sua decoração home office, bem como em mobília ou equipamentos para trabalhar em casa, o Bom Pra Crédito está aqui para te ajudar.

Assim, aquele ambiente personalizado que estava em sua mente pode se tornar realidade!



Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *