De onde vem o lucro dos bancos, curiosidades sobre economia para te ajudar

Larissa Carvalho

| 3 minutos para ler

mesa com um laptop, óculos, planilhas e uma calculadora próximas a uma pessoa sentada

Continua depois da publicidade

É importante saber de onde vem o lucro dos bancos, já que essa origem impacta diretamente no seu financeiro

A pandemia da Covid-19 acarretou em diversos problemas, entre eles está a queda nas atividades e no PIB brasileiro. Porém, os bancos continuaram ganhando dinheiro, mesmo com baixa em seus lucros comparados a outros anos.

A dúvida que surge é: de onde vem o lucro dos bancos, então? Neste artigo, você entenderá tudo sobre esse assunto e saberá a resposta para essa e outras questões. Confira! 

De onde vem o lucro dos bancos?

Os bancos ganham dinheiro com o spread bancário, fazendo empréstimos, cobrando taxas, processando pagamentos, entre outros. Confira a seguir, por ordem de importância, como eles lucram:

Depósitos e empréstimos

Depósitos e empréstimos são as principais atividades de um banco. Essas instituições recebem o dinheiro das pessoas e têm a obrigação de guardá-lo e devolver quando elas desejarem, porém a grana não fica parada.

O seu dinheiro é utilizado pelos bancos para ser emprestado a outros clientes ou empresas que pagarão juros. A diferença entre a taxa que a instituição paga e recebe é chamada spread bancário.

Taxas

As taxas cobradas por serviços também geram lucro para os bancos. Elas estão presentes na manutenção das contas, transferências para outras instituições e emissão de cartões de crédito, por exemplo. 

O valor limite dessas taxas não é definido, ou seja, os bancos que determinam. Porém, todas as instituições financeiras são obrigadas a divulgar de forma clara as tarifas para os seus clientes, portanto, procure atentamente essas informações. 

Pagamentos com cheque e cartão

Outra fonte de lucro que os bancos possuem são os pagamentos por cheques e cartões de crédito. As instituições cobram você e pagam o lojista, ficando com, pelo menos, 3% do valor da venda.

Ao fazer o pagamento em dinheiro, o lojista não paga comissão para o banco, por esse motivo ele pode dar descontos. O mesmo não ocorre com o cartão de crédito, que te faz gastar mais do que o normal

Títulos e investimentos

Os bancos não podem emprestar todo o dinheiro dos depósitos recebidos para outros clientes. Por isso que parte dele deve ficar guardado ou ser investido em títulos de baixo risco.

Esses investimentos pagam juros e ajudam o banco a ganhar mais dinheiro, mesmo que seja menos do que outras formas de ganho. Os empréstimos continuam no topo, porém, os títulos de baixo risco conseguem auxiliar a instituição a não quebrar. 

Serviços financeiros

Os bancos também lucram oferecendo serviços financeiros a seus clientes, como planos de previdência privada, seguros, entre outros. Isso porque a todo momento pessoas procuram planos, seguros e outros serviços essenciais.

dois bancários de camisa branca sentados a uma mesa com um laptop e um gráfico em linha em primeiro plano

Para aprender mais: Bancos online no Brasil, confira quais são os principais e os seus benefícios e facilidades

Fatores que determinam as taxas bancárias

Agora que você já sabe de onde vem o lucro dos bancos, é importante saber os motivos que determinam as taxas dessas instituições. Os fatores que auxiliam na definição dos valores pagos pelos clientes são imposto, Taxa Selic.

Os índices da atividade econômica e o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) também contam. O score do cliente contribui e muito para o lucro dos bancos. Quem tem cadastro positivo, por exemplo, pode pedir empréstimos com juros menores. 

E, por falar em juros, de acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (ANEFAC) a taxa de juros do cartão de crédito de janeiro de 2021 foi 11,19% e a do cheque especial foi, em média,  7,13%. 

Por mais que não pareça, a taxa do cartão de crédito e do cheque especial são os mais altos do mercado. Isso não acontece caso você decida fazer um empréstimo pessoal com o Bom Pra Crédito, pois é possível economizar sobre os juros. 

Acesse nosso site e faça uma simulação de empréstimo sem custo nem compromisso. A gente tem parceria com mais de 30 instituições financeiras que, de acordo com seu perfil, oferecem condições que cabem no bolso. 

Agora que você já sabe de onde vem o lucro dos bancos, certamente o cuidado será redobrado com o pagamento de juros, não é mesmo? Evite as taxas ao máximo e tenha como foco a sua saúde financeira.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *