Curso de educação financeira: veja quais você pode fazer e mudar sua relação com o dinheiro

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem de cadernos empilhados juntos com uma caneta

Resumo da matéria

  • O que é educação financeira?
  • Onde fazer curso de educação financeira?
  • Curso de educação financeira do Banco Central
  • Aprenda sobre educação financeira com a Par Mais
  • Aprenda sobre equilíbrio financeiro com o Senai
  • Cursos de educação financeira da CVM
  • Como fazer os cursos gratuitos da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Continua depois da publicidade

banner-zen

Descubra como ter acesso a informações gratuitas e de qualidade para aprender a controlar melhor o seu dinheiro

Aprender a lidar melhor com dinheiro é sempre positivo. Independente de você estar ou não no vermelho, o curso de educação financeira vai te ajudar a compreender qual é a melhor maneira de administrar o quanto você ganha e o quanto gasta.

Diversas instituições disponibilizam uma série de aulas gratuitas para quem deseja mudar alguns hábitos financeiros e colocar as contas em dia.

Essa iniciativa vem em boa hora, já que não sabemos como ficará a economia quando a pandemia acabar.

Conheça quais são os cursos de educação financeira online que você pode fazer no conforto e na segurança de sua casa.

O que é educação financeira?

Educação financeira é um processo pelo qual as pessoas passam a lidar melhor com uma série de coisas que estão diretamente relacionadas ao dinheiro.

Por meio dela, a gente aprende sobre os principais conceitos de mercado financeiro.

Com certeza, você já ouviu falar sobre taxa Selic, investimentos, taxas de juros, empréstimo, financiamento, entre outros termos, não é? Um curso de educação financeira vai te ajudar a compreender melhor cada um deles.

imagem de jovens sentados a uma mesa estudando e anotando sobre educação financeira

Veja agora: Educação financeira em tempos de recessão econômica te ajuda a não perder o controle

Onde fazer curso de educação financeira?

Se você pesquisar no Google, vai encontrar cursos de educação financeira de todos os tipos. Eles podem ser pagos ou gratuitos, presenciais ou à distância, de curta ou de longa duração.

Isso significa que não vai ser difícil encontrar o que mais se adequa ao seu perfil e necessidades.

A seguir, você conhecerá alguns cursos gratuitos que você poderá fazer pela internet. Confira:

Curso de educação financeira do Banco Central

O Banco Central do Brasil disponibiliza o curso Gestão de Finanças Pessoais. Com ele, você aprenderá como controlar seus gastos do dia a dia. A duração total deste curso é de 20h.

Outro curso de educação financeira oferecido pelo Banco Central é o “Eu e Meu Dinheiro”, que tem duração de 10h.

Com ele, você terá a oportunidade de ter contato com especialistas que debatem sobre diversos assuntos relacionados à gestão de finanças.

Para se inscrever nesses cursos, acesse o site do Bacen.  Clique em “cidadania financeira”. Depois, clique em “cursos online”, escolha a opção deseja e se inscreva.

Aprenda sobre educação financeira com a Par Mais

A Par Mais disponibilizou uma série cursos gratuitos para que você tenha acesso a informações de qualidade e orientações de especialistas. Um deles é “Como ter uma boa saúde financeira”, com duração de 1h 51min.

Esse curso dá dicas financeiras para casais, além de orientar a respeito de como ter maior controle sobre o dinheiro e saber calcular parcelas, taxas de juros, entre outros assuntos.

Com duração de 1h58min, o curso “Como cuidar do seu dinheiro” ensina sobre despesas do dia a dia e dá dicas de como fazer uma planilha financeira bem estruturada. Outro curso disponibilizado pela Par Mais é o “9 passos para sair das dívidas”.

Com ele, você terá acesso a um conteúdo com duração total de 33 minutos que vai te ensinar a negociar dívidas e calcular o CET (Custo Efetivo Total). Com o curso “Faça seu dinheiro trabalhar para você”, você aprenderá a investir com segurança.

 Alguns dos temas abordados são custos dos investimentos, índices, renda fixa e variável, juros simples e compostos, como fazer o primeiro investimento, entre outros. Esse curso tem duração de 3h46min.

Para se inscrever em um curso de educação financeira da Par Mais, acesse o site da instituição. Clique no campo “finanças” e, sem seguida, em “cursos gratuitos”. Selecione opção desejada e faça sua inscrição.

Aprenda sobre equilíbrio financeiro com o Senai

O curso de Finanças Pessoais, oferecido pelo Senai, vai te ensinar a compreender a importância do equilíbrio financeiro para o seu dia a dia.

Com ele, você aprenderá de que forma é possível obter mais qualidade de vida com a organização do dinheiro.

Esse curso tem 14h de duração. Para se inscrever, acesse o site do Senai. Clique em “educação à distância” e depois em “cursos gratuitos”. Procure pelo nome “finanças pessoais” e faça sua inscrição nesse curso.

Cursos de educação financeira da CVM

Um dos cursos da CVM educacional é o de “Educação Financeira para Jovens”. Com ele, você aprenderá sobre a importância do consumo consciente, equilíbrio financeiro, diferença entre poupar e investir, entre outros assuntos.

O curso de “Matemática Financeira Básica” ensina sobre as técnicas básicas que você pode aplicar no seu dia a dia e aprender a dar o melhor destino para seu dinheiro.

O curso de “Poupança e Investimento” vai te ajudar a dar os primeiros passos para investir.

Para ter acesso a esses cursos, acesse o site da CVM. Escolha a opção desejada e faça sua inscrição.

mesa com materiais para curso de educação financeira empilhados em frente a um fundo azul

Veja também: Educação financeira para empreendedores: por que é indispensável para seu negócio?

Como fazer os cursos gratuitos da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV também oferece uma série de cursos gratuitos de educação financeira. Um deles é o “Como fazer investimentos”, dividido em 2 módulos.

Ele ensina sobre como aplicar o dinheiro com inteligência, riscos de cada tipo de investimento, entre outros.

Outro curso da FGV é “Como Gastar Conscientemente”. Com ele, você aprenderá a planejar e gastar de acordo com o seu perfil e orçamento, fazer planos para realizar sonhos, entre outros assuntos.

 A instituição também oferece o curso “Como organizar o orçamento familiar”.

Ele ensina sobre a elaboração de planejamentos financeiros de acordo com seu perfil, de modo que você consiga a enfrentar cenários de crise com tranquilidade.

Os cursos da FGV podem ser acessados no site oficial da instituição.  Selecione o que deseja fazer e faça sua inscrição.

Aproveite essas dicas de curso de educação financeira para controlar melhor o seu dinheiro.

Aqui no blog do Bom Pra Crédito, você também tem acesso a conteúdos gratuitos e informações de qualidade sobre tudo o que envolve finanças.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *