Crédito na praça: dicas para conseguir ou recuperar

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

homem sentado a uma mesa com um grande monitor reclina sua cadeira para trás com semblante tranquilo

Continua depois da publicidade

Saiba como consultar a sua situação e reconquistar crédito no mercado

Não tem escapatória: no Brasil, todo o sistema financeiro (que é composto pelos bancos e outras empresas que cuidam do nosso dinheiro) vai querer saber se o seu nome está ou não em situação regular para a liberação de crédito.

As financeiras conseguem essa informação pelo acesso a um banco de dados com histórico de seus clientes. Elas têm acesso a  dados da sua renda mensal, dívidas ainda não quitadas, entre outras coisas. 

Se você está preocupado e quer saber como anda a sua situação e se tem crédito na praça, não se preocupe! O Bom Pra Crédito vai te ajudar.

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é o trabalho feito pelos bancos e financeiras para que eles entendam se podem ou não liberar dinheiro para uma determinada pessoa. O objetivo é se manter em segurança caso o cliente seja um mau pagador. 

Esse processo é necessário em qualquer operação financeira: empréstimo, consórcio, financiamentos, aumento do limite do cartão de crédito e por aí vai…

homem de camisa listrada sentado em um sofá sorri enquanto usa seu celular

Para aprender mais: Nome Limpo: Significado, Vantagens e Como Consultar!

O que é ter crédito na praça?

Ter crédito na praça significa não ter dívidas com lojistas, bancos e financeiras e, por consequência, ter o nome limpo junto aos órgãos de proteção ao crédito. Isso é importante para situações de emergência, em que um gasto alto precisa ser realizado.

Se você não tem dinheiro e precisa solicitar um empréstimo, comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem, é sempre bom manter as contas em ordem para conseguir o valor que deseja. Isso também vale para quem quer abrir um negócio.

Desta forma, um histórico sem grandes dívidas pode significar, neste caso, a realização dos seus sonhos.

Portanto, é comum que as empresas pesquisem o histórico de pagador (ou devedor) das pessoas que solicitam empréstimos para avaliarem se é ou não seguro emprestar dinheiro e qual o valor máximo que poderá ser liberado.

Como saber se estou com crédito na praça?

É muito importante saber como anda sua situação perante o mercado de crédito brasileiro. Para isso, você pode seguir alguns passos que listamos abaixo:

·         A primeira opção é fazer uma busca na internet pelo seu nome e CPF nos bancos de dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito);

·         Após, verificar como está a situação do seu nome e se não há nenhuma pendência atrelada a ele. A segunda opção é conferir como está o seu score.

É importante destacar que esse sistema funciona por meio de uma escala de pontuação que varia entre zero e mil e é cada vez mais usada pelos bancos e financeiras para a concessão de crédito.

O score se divide em três zonas diferentes, divididas em valores e cores: vermelha, amarela e verde. Se o seu score estiver na zona vermelha, será bastante difícil e improvável você conseguir crédito na praça.

O que fazer para voltar a ter crédito na praça?

 Informe-se sobre a sua dívida

O primeiro passo para voltar a ter crédito na praça é ter todas as informações sobre a atual situação da sua dívida.

Para isso, entre em contato com o seu banco ou financeira para saber o valor original, o valor atualizado e as taxas de juros cobradas.

Com essas informações em mãos, faça as contas e avalie os valores em relação à sua situação financeira atual, levando em consideração o quanto sobra de dinheiro no final do mês ou quais os gastos você pode cortar a fim de quitar sua dívida.

Desta forma, você será capaz de entender qual valor de parcela cabe no seu bolso.

 Recuperação de crédito

Com certeza você já ouviu falar em recuperação de crédito, mas pode ser que você não saiba exatamente o que isso significa. Se este for o caso, fique tranquilo, que o Bom Pra Crédito vai te explicar.

Todo o processo de recuperação de crédito é feito por empresas especializadas em conseguir o pagamento de dívidas. Essas firmas podem ser contratadas por instituições financeiras para fazer a cobrança de uma determinada pendência.

O trabalho das recuperadoras de crédito é mais simples do que parece e essas empresas também costumam comprar dívidas de bancos ou financeiras, de modo que as contas não pagas pelos clientes passam a ser cobradas por elas. Assim, depois de negociar o pagamento das pendências, o seu nome fica limpo e você pode voltar ao mercado de crédito.

Compra das dívidas

Quando você tem uma dívida antiga, próxima até mesmo de chegar ao ponto de caducar, é comum que os bancos prefiram vender a sua dívida para as recuperadoras de crédito.

Quando isso ocorre, a sua dívida passa para a recuperadora, sem alteração no valor, mas com a possibilidade de renegociação.

Neste caso, a recuperação de crédito por meio da compra de dívidas tem dois principais objetivos: quitar a dívida e te ajudar a limpar seu nome, tornando possível você voltar a conseguir crédito na praça.

jovem de jaqueta amarela e com mochila no ombro sorri enquanto fala ao celular

Veja também: O crédito pode ser negado porque já tive o nome sujo?

 Aguardar um tempo mínimo

Pode parecer um passo simples, mas aguardar o tempo mínimo é essencial para conseguir ter crédito na praça novamente.

Ou seja, assim que você quitar a sua dívida tenha paciência e aguarde, no mínimo, 6 meses para uma nova solicitação de crédito, sem fazer novas dívidas ao longo deste período.

Solicite um empréstimo pessoal

Uma dica valiosa para voltar a ter crédito na praça é trocar uma dívida mais alta por uma mais baixa.

Desta forma, o empréstimo pessoal pode te ajudar a conseguir o valor necessário para quitar uma dívida com valores e juros mais altos, em troca de uma parcela que se adeque melhor à sua realidade financeira.

O Bom Pra Crédito conta com mais de 30 financeiras parceiras e ajuda na intermediação de empréstimos online com taxas a partir de 0,75% ao mês. Está com dúvidas sobre como solicitar um empréstimo? Conte com a equipe que está sempre pronta para te ajudar!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *