Crédito com garantia de imóvel: guia completo de como solicitar

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

dois pares de mãos dividindo uma casa em miniatura azul e branca

Continua depois da publicidade

banner-zen

Saiba o que é o crédito com garantia de imóvel, quais os critérios para solicitar e como podemos te ajudar a conseguir esse benefício

Se você está precisando de dinheiro e pensou em fazer um empréstimo, certamente já deve ter se perguntado se é possível dar imóvel como garantia da dívida. E a resposta é “sim”! O crédito com garantia de imóvel pode ser uma vantagem.

Muitas dúvidas surgem quando falamos sobre oferecer imóvel como garantia de empréstimo. Como funciona e quais os critérios para solicitar são alguns dos questionamentos mais recorrentes.

Além disso, existe a dúvida sobre a diferença desse tipo de empréstimo para a famosa hipoteca. Para esclarecer, preparamos um guia completo sobre o que é e como solicitar o empréstimo com garantia de imóvel. Confira a seguir!

mão segurando molho de chaves à frente de montes de moeda e uma casa em miniatura em cima de uma mesa

Para aprender mais: Imóvel financiado vai servir como garantia de empréstimo

O que é o crédito com garantia de imóvel

O crédito com garantia de imóvel é a modalidade em que você solicita quantias elevadas de dinheiro e oferece um bem como garantia. Nesse modelo de negócio, as taxas costumam ser mais baixas e o prazo para pagamento da dívida é maior.

Quando falamos sobre o imóvel que vai servir de garantia, estamos nos referindo a casas, apartamentos, pontos comerciais, terrenos e demais propriedades próprias. Ao conseguir esse tipo de empréstimo, o bem fica alienado ao banco até o fim do pagamento da dívida.

Como funciona o crédito com garantia de imóvel

Após simular o dinheiro desejado, você passará por uma avaliação pessoal juntamente ao banco financiador da dívida. O imóvel também deverá ser analisado para definição do seu valor, que deve ser compatível com a quantia que será liberada.

Ao contrário de outros tipos de empréstimo pessoais ou para pessoas jurídicas, o empréstimo com garantia de imóvel demora mais para ser liberado. Isso porque os bancos são bem criteriosos na hora validar o pedido. 

Vantagens de fazer empréstimo com garantia de imóvel

As vantagens para esse tipo de empréstimo são muitas. A começar que, para ser aceito, o bem não precisa estar quitado. Ou seja, bancos e financiadoras aceitam imóveis financiados como garantia, assim como os que já foram pagos.

Quer melhor do que fazer empréstimo com garantia de imóvel não quitado? Tem mais vantagem. Você não precisa desocupá-lo para que ele sirva como garantia. Sim! É possível continuar morando. 

Outra vantagem é que, por ter como garantia um bem valioso, geralmente o crédito liberado é de alto valor. Ou seja, é bom para investimentos, pagamento de dívidas ou para ser usado como capital de giro.

A liberação para negativados também é um ponto que conta na hora de escolher pelo empréstimo com garantia de imóvel. Mesmo que você esteja com o nome sujo, o crédito pode ser liberado se a análise do seu perfil e  do valor e do bem imóvel for satisfatória.

Quais são os passos para solicitar empréstimo com garantia de imóvel?

Por ser uma boa modalidade de crédito, a avaliação para solicitar o valor passa por avaliações cautelosas. Para ter acesso a taxa de juros menor e parcelas de empréstimo com o melhor custo benefícios, os passos são os seguintes:

Análise do pedido

É importante para a financiadora fazer sua análise pessoal e análise de crédito.

 Análise de crédito

Nessa etapa, o banco financiador analisará se você terá condições de pagar as parcelas do empréstimo.

Análise do valor solicitado

Juntamente com a etapa anterior, será analisado o valor solicitado em conjunto com sua situação financeira.

Análise jurídica

Tanto seus documentos como os do imóvel passarão por uma verificação para que a financiadora se certifique de que está tudo certo.

Avaliação do imóvel

O imóvel também passará por análise para que seu valor seja definido. Caso esteja tudo certo, você logo assinará o contrato.

Registro no cartório

Com o contrato assinado, o bem imóvel deverá ser registrado em cartório para que fique sob tutela do banco financiador até o pagamento integral da dívida.

Crédito liberado

Pronto, após todos esses processos o seu crédito com garantia de imóvel estará liberado para que você use da forma que desejar.

Banco que faz empréstimo com garantia de imóvel

Para conseguir crédito com garantia de imóvel, você deverá pesquisar quais bancos disponibilizam a categoria em questão. Agências bancárias como Itaú, Banco do Brasil e Santander oferecem a modalidade aos seus clientes.

Também é possível fazer empréstimo com garantia de imóvel na Caixa Econômica Federal. Para mais informações sobre bancos que disponibilizam e simular empréstimos, acesse nosso simulador.

homem de terno entregando chaves para homem

Veja também: Como alugar imóvel sem medo da análise de crédito

Diferença entre crédito com garantia de imóvel e hipoteca

Outra dúvida recorrente é sobre a diferença entre crédito com garantia de imóvel e a hipoteca. Eles não são a mesma coisa e nós vamos explicar quais são suas principais diferenças.

Empréstimo com garantia de imóvel

Esse tipo de empréstimo que usa um bem imóvel como garantia também é chamado de alienação fiduciária, home equity, e entendido como um segundo financiamento imobiliário, do mesmo bem.

Por causa de sua natureza, é bastante confundido com a hipoteca. Entretanto, nessa modalidade, o imóvel é transferido para a financiadora e só volta a pertencer ao antigo dono quando a dívida é sanada.

Hipoteca

Na hipoteca, o processo é diferente. Ainda que seja considerada mais burocrática, a principal diferença está nas questões contratuais. Isso porque o imóvel segue registrado no nome do proprietário, até a dívida ser paga.

Caso o devedor fique inadimplente, a empresa financiadora da dívida terá que recorrer à justiça para garantir o imóvel como pagamento do valor.

Esperamos que nosso guia tenha te ajudado a entender tudo sobre crédito com garantia de imóvel. Portanto, quando precisar fazer um empréstimo nessa modalidade, vem para a Bom Pra Crédito.

Nós temos uma grande variedade de opções com as melhores condições e facilitamos todo o processo para você. Acesse nosso site e confira os bancos que oferecem empréstimo com garantia de imóvel!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *