Corte de energia está suspenso? Entenda melhor essa história

Larissa Carvalho

| 3 minutos para ler

homem segurando contas em sua mão esquerda e fazendo cálculos com a direita

Resumo da matéria

  • Como funciona a regra de corte de energia durante a quarentena?
  • Quem tem direito de isenção de corte de energia?
  • Então quer dizer que eu posso ficar sem pagar a conta de luz?
  • Quais são as outras medidas tomadas pela ANEEL para a quarentena?

Continua depois da publicidade

Descubra quais são as medidas que a ANEEL tomou para garantir nossa segurança e bem-estar durante a quarentena

A pandemia causada pelo coronavírus tem provocado o comportamento solidário da população mundial. Diversos países estão tomando medidas para garantir a saúde de seus habitantes. Uma das mais importantes é o isolamento social, que acabou mudando a rotina de alunos e trabalhadores de vários setores. Isso acaba implicando diretamente no nosso bolso e é por isso que as empresas criaram algumas medidas para esse período. Entre elas está a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que suspendeu o corte de energia de clientes que não estão com o pagamento em dia. Saiba mais sobre essa decisão e descubra como passar pela quarentena sem maiores prejuízos. 

Leia mais: Aprenda a controlar as contas a pagar

Como funciona a regra de corte de energia durante a quarentena?

Todos nós estamos sentindo na pele e no bolso os efeitos da crise causada pelo coronavírus. Os serviços paralisados acabam impactando na nossa vida financeira e isso gera uma série de incertezas em relação ao pagamento de despesas básicas.

É justamente por isso que a ANEEL isentou o corte de energia elétrica por não pagamento nesse período difícil. Como estamos falando de uma necessidade essencial, esse é o melhor a ser feito. A medida vale para 90 dias a partir de 24 de março. 

Quem tem direito de isenção de corte de energia?

A regra de corte de energia nesse período está destinada aos consumidores que atrasaram o pagamento da conta e que moram em residências urbanas e rurais. Ela também serve para empresas que são consideradas essenciais.

Isso significa que hospitais, farmácias,  supermercados e empresas de produtos e serviços essenciais poderão se beneficiar dessa medida. O objetivo é criar condições de pagamento melhores para quem não mede esforços para garantir nosso bem-estar.

Então quer dizer que eu posso ficar sem pagar a conta de luz?

A medida da ANEEL a respeito do corte de energia não tira nossa obrigação de manter o pagamento de nossas contas em dia. Ela só anula a consequência do corte da eletricidade pelo prazo determinado.

Portanto, o melhor é manter suas despesas sempre organizadas e efetuar o pagamento na data correta. A gente está falando de colaboração, certo? Faça a sua parte. Para evitar que sua conta de luz fique alta durante a quarentena, economize ao máximo.

Durante o dia, escolha um espaço com iluminação natural em sua casa para trabalhar. Evite deixar eletrônicos ligados sem necessidade. Carregue a bateria do seu notebook somente quando receber a notificação de carga.

Evite tomar banho em horário de pico. Use a máquina de lavar e o ferro com moderação. Evite deixar a televisão ligada se você não estiver assistindo. Dessa forma, você colabora com o consumo consciente e mantém o controle dos gastos. 

homem de camisa branca sentado em cadeira dentro de seu escritório olhando para suas contas com semblante cansado

Leia mais: Falta de Pagamento: O que Fazer? Internet, Luz, Água e Telefone

Quais são as outras medidas tomadas pela ANEEL para a quarentena? 

Além da regra do corte de energia, a ANEEL tomou outras medidas de caráter emergencial para nos manter seguros durante a quarentena. Uma delas diz respeito à suspensão da entrega mensal da fatura impressa.

Isso quer dizer que o funcionário que mede a energia não vai passar na sua casa durante esse período. Para ter acesso à sua conta de luz, você deverá seguir as instruções da empresa responsável pela cobrança no estado onde você mora. 

As contas de energia, durante a quarentena, serão calculadas pela média de consumo dos últimos 12 meses. Essa média está disponível na sua conta e pode ser encontrada no campo Histórico do Consumo. 

E se eu gastar menos energia do que a média? Nesse caso, a empresa compensará o valor por meio do desconto na fatura da sua conta quando o período de isolamento social terminar.

Por fim, o  descadastramento de famílias da tarifa social estará suspenso durante a quarentena. Isso também vale para o atendimento presencial ao público. 

Como a gente já disse, todo mundo está fazendo de tudo para evitar que esse momento delicado cause ainda mais prejuízos. Faça você também a sua parte e fique em casa.

Aproveite esse período para rever seus comportamentos em relação às suas despesas. Estude educação financeira e aprenda e economizar, não só energia elétrica, mas água, internet, comida, entre outros.

Já que você está aqui no blog do Bom Pra Crédito, não deixe de conferir outros textos que vão te ajudar a passar por essa crise e voltar ainda mais forte. Fique à vontade para colocar todas as nossas dicas em prática.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *