Controle Financeiro Pessoal: 19 Melhores Apps e Dicas Práticas

Lu do BPC

| 10 minutos para ler

Controle Financeiro Pessoal 19 Melhores Apps e Dicas Práticas

Continua depois da publicidade

banner-zen

O brasileiro está percebendo cada vez mais a importância de um bom controle financeiro pessoal. 

Seja para alcançar seus objetivos, para conseguir uma aposentadoria mais tranquila no futuro ou para fugir das dívidas, ter esta prática é fundamental. 

Felizmente, hoje em dia, existem muito mais ferramentas que permitem que você consiga ter controle total sobre o seu precioso dinheiro. 

Por isso, confira algumas dicas práticas e os 19 melhores apps sobre controle financeiro pessoal. Vamos lá!

O Que é Controle Financeiro Pessoal?

Você sabia que, de acordo com a pesquisa Causa Mortis do Sebrae, a falta de planejamento financeiro, é o principal motivo para o fechamento de empresas nos primeiros anos? É um aspecto muito importante da gestão empresarial.

E ele é igualmente importante para a vida pessoal. Do mesmo jeito que nas empresas, esse controle visa elaborar estratégias que permitem que você controle e use bem o seu dinheiro. Os negócios querem fugir da falência, e você quer evitar as dívidas.

Além disso, você provavelmente também tem alguns objetivos que podem ser no curto, médio ou longo prazo. Com o controle financeiro pessoal, você vai alcançar esses objetivos muito mais facilmente.

Por isso, esse controle demanda, primeiramente, informação. Para fazer isso com precisão, é necessário ter absolutamente todos os valores que entram e saem da sua conta.

Algumas despesas podem parecer pequenas se forem consideradas de forma isolada, mas ao colocar tudo no papel, você vê o quanto poderia economizar se cortasse uma delas.

Mas o controle financeiro pessoal significa cortar todos os gastos? De jeito nenhum. Esse conceito significa simplesmente conter os gastos de acordo com o seu orçamento.

Por isso, é preciso ter ferramentas para controlar todo esse fluxo de informação.

O Que é uma Planilha de Controle Financeiro Pessoal?

É aí que entra a planilha de controle financeiro pessoal. É aqui que estarão reunidas todas as informações que permitem esse processo.

Ela tem dois objetivos básicos: ajudar você a saber o quanto e onde você está gastando, auxiliando no orçamento.

A planilha é sua principal companheira, pois sem as informações, você acaba se perdendo. Por isso, o ideal é criar uma planilha no Excel ou no Google Sheets. Nenhuma destas duas ferramentas é complexa, e para criá-la é bem simples. 

Você pode até mesmo encontrar alguns modelos na internet para facilitar ainda mais o seu uso, adaptando para as suas necessidades. 

Experimente a planilha de gastos do Bom Pra Crédito. Você pode fazer o download gratuitamente.

Como Fazer um Controle Financeiro Pessoal? 6 Dicas!

Como Fazer um Controle Financeiro Pessoal 6 Dicas!

Mas, afinal, como fazer um controle financeiro pessoal? Com o uso da planilha, fica muito mais fácil. Confira as dicas.

1. Estabeleça Limites Claros de Gastos Mensais

Toda empresa tem um orçamento, não é? Se ela sair gastando recurso além do que ela tem, ela entra no prejuízo e vai à falência. Ninguém quer isso.

Do mesmo jeito que ninguém quer as dívidas, por isso, o limite de gastos mensais deve ser a primeira parte do seu planejamento financeiro pessoal.

Por isso, você precisa começar criando orçamentos de acordo com as suas prioridades. O mais importante, evidentemente, é pagar todas as suas contas em dia para que você não entre em dívidas. 

Portanto, é preciso colocar no orçamento quanto você paga de luz, gás, água, telefone ou qualquer outro gasto recorrente.

Em seguida, priorize seus principais objetivos. Se você tem uma dívida e quer sair dela, calcule o quanto precisa pagar por mês e o quanto você deve guardar. 

Seu objetivo pode ser qualquer outro, como casar, viajar ou guardar para a aposentadoria. Sejam eles quais forem, coloque-os no orçamento.

Após destacar as prioridades maiores, vá criando novos orçamentos, de acordo com o resto das suas atividades. Por exemplo, o que é mais importante para você? 

O cachorro-quente após o trabalho ou ir para o bar com os amigos no fim de semana? A maior prioridade recebe mais orçamento e você se compromete a diminuir as outras.

2. Quite Suas Dívidas de Curto e Longo Prazo

Como foi mencionado acima, quitar as suas dívidas deve ser a sua maior prioridade. Existem diversas formas de fazer isso, especialmente de acordo com o tipo de dívida.

Por exemplo, as dívidas do cartão de crédito e do cheque especial são de curto prazo, mas têm alguns dos juros mais caros do mercado brasileiro. Por isso, você não deve passar nem mais de um segundo com elas. Procure um empréstimo pessoal com juros mais baixos para tentar quitá-las o mais rápido possível.

Se as dívidas são mais a longo prazo, como um financiamento de imóvel, você deve se planejar muito bem para efetuar os pagamentos, sabendo que uma parte do orçamento já está comprometida.

No Bom pra Crédito, você pode encontrar o empréstimo ideal para a sua situação. Confira!

3. Planeje Suas Compras do Mês

Durante esta fase, pense em tudo que você costuma gastar e planeje como será o orçamento. Se você ainda não tem uma planilha com dados concretos para isso, comece estimando o quanto vai gastar com tudo.

E é realmente tudo. Desde os gastos maiores até os menores, planeje as suas compras antecipadamente para não ter surpresas no final do mês.

4. Use uma Planilha de Gastos para controlar suas finanças

Use uma Planilha de Gastos para controlar suas finanças

Com a planilha de gastos do Bom Pra Crédito, isso é muito mais fácil. Após alguns meses a usando, você já tem boas informações sobre os seus hábitos de consumo e gastos, e pode fazer o planejamento muito mais preciso.

Essa fase de início é muito interessante. Compare o quanto estimou que gastava com “besteiras” e o quanto você realmente gastou durante este período. Provavelmente, você vai se surpreender, pois todo mundo tende a jogar este valor bem para baixo.

Mas agora, você pode planejar muito melhor e com muito mais precisão como irão ser os seus gastos nos próximos meses.

5. Descubra os Gastos Desnecessários e Elimine-os

Provavelmente, você vai precisar eliminar algumas coisas. Se absolutamente tudo couber no seu orçamento, ótimo. Se você quer ter uma vida financeira mais saudável, é preciso eliminar ou diminuir os gastos desnecessários.

É aqui que entra o orçamento e as escolhas de prioridades. Se você não vive sem o bar com os amigos, você pode alocar um pouco mais para isso, sabendo que irá ter que compensar em alguma outra parte do orçamento.

A alimentação fora de casa é um dos gastos que mais pegam o brasileiro de surpresa. Por isso, a planilha é tão importante. Ela vai ajudar você a reconhecer o peso que a soma destes gastos tem no seu controle financeiro.

6. Siga à Risca o que se Propôs a Fazer

Por fim, todas essas dicas são excelentes, mas para que elas tenham resultado, é preciso que você se comprometa a segui-las. 

É vital ter disciplina em diversas partes do processo, como realmente anotar todos os gastos, além de se comprometer a não estourar o orçamento a não ser que seja um caso de extrema necessidade.

Percebendo o quão importante é o controle financeiro pessoal, fica muito mais fácil se motivar para fazê-lo. E se engana quem acredita que isso é só para rico. 

Pelo contrário. Se você não tem muito dinheiro é mais importante ainda fazer de tudo para controlá-lo. E quem já tem, provavelmente fez isso para chegar lá.

Os 19 Melhores Apps e Programas de Controle Financeiro Pessoal

Os 19 Melhores Apps e Programas de Controle Financeiro Pessoal

Felizmente, hoje em dia, fazer o controle financeiro pessoal é mais fácil do que nunca. Além do Excel e do Google Sheets, que são muito fáceis de usar, existem diversos programas e aplicativos que podem ajudar muito você neste processo. 

Vamos ver, então, os 19 melhores apps de controle financeiro pessoal.

1.Guiabolso

O Guiabolso é uma excelente opção para quem deseja ter  agilidade na troca de informações. 

O aplicativo brasileiro tem um ótimo diferencial que é a comunicação direta com os bancos para alocar os seus gastos, ou seja, você não precisa colocá-los manualmente no app.

Mas não se preocupe, pois ele é totalmente seguro e não tem permissão para fazer nenhuma movimentação na sua conta ou guardar nenhum dado seu.

2.Organizze

Também é um app bem completo, que permite o controle de todas as suas contas e cartões em um único lugar. 

Com o Organizze, você pode fazer automaticamente o controle de suas metas e do orçamento. Ou seja, é um app que já vem com a planilha “embutida”.

Apesar disso, é uma ótima prática fazer a sua planilha de modo a conferir se os resultados estão corretos.

3.Jimbo

Jimbo

O Jimbo é um software mais complexo, que tem versões em desktop e em mobile. Ele permite mais flexibilidade se você quer ser mais preciso no controle de suas finanças e de pagamentos recorrentes e futuros.

Assim como os dois modelos anteriores, apresenta relatórios e gráficos em formato de “pizza”, de onde estão sendo feitos os gastos. 

4.Mobills

O Mobills também é um dos maiores aplicativos de controle financeiro, com mais de cinco milhões de usuários.

O programa conta com uma versão free e uma premium, que permite um controle mais preciso com funcionalidades bem interessantes.

5.Money Manager

O Money Manager é uma planilha de gastos bem clássica, com uma interface simples e intuitiva, que lembra um pouco até o próprio Excel.

Tem uma boa vantagem de controlar também todos os depósitos que você recebe, permitindo controlar o salário e todos os outros benefícios com mais facilidade.

6.Orçamento Fácil

Orçamento Fácil

O Orçamento Fácil é um app, que como o nome diz, permite controlar as despesas. Também possui alguns recursos bem interessantes, com ferramentas que permitem avaliar os gastos em gráficos. 

Um diferencial é que ele permite também a sincronização com cinco aparelhos diferentes, de modo a controlar as finanças de toda a família.

7.Wise Cash

O Wise Cash também permite que você registre todos os seus gastos e ganhos, com gráficos e relatórios que deixam bem claro para onde vai seu dinheiro. 

É uma boa forma de controlar o orçamento e não gastar mais do que deveria.

8.IDEC

O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) também tem diversas formas interessantes de ajudar você a economizar e a facilitar sua vida financeira. Primeiramente, existe uma planilha de controle financeiro semipronta que você pode começar a usar.

Além disso, o instituto lança aplicativos bem interessantes, como um app que tira dúvidas do consumidor em relação a serviços de telecom. Vale sempre a pena ficar atento às novidades do órgão.

9.Meu Dinheiro

Meu Dinheiro

O Meu Dinheiro é uma ferramenta ainda mais completa. Ele é excelente para o controle financeiro pessoal, mas tem funcionalidades que o tornam útil até mesmo para pequenas empresas.

Seu diferencial é que ele pode controlar, além das suas finanças, projetos isolados. Por isso, você sabe exatamente o quanto e como gastou em uma viagem, no casamento ou na reforma do banheiro.

10.Vai Sobrar

Por outro lado, o Vai Sobrar é um pouco mais simples, mas ainda assim, extremamente útil. 

Seu objetivo é ter uma visão um pouco mais ampla da saúde financeira, se estendendo há alguns meses. Seu foco é na simplicidade e conveniência.

11.Expense IQ

O Expense IQ também é um app que permite controlar gastos e ganhos, além do orçamento. Uma função interessante é trazer uma espécie de lembrete de quando as contas precisam ser pagas.

É um aplicativo usado em todo o mundo, com suporte para mais de 30 línguas, permitindo uma sincronia entre todos os dispositivos, seja tablet, desktop ou smartphone.

12.Gastos Diários 3

Gastos Diários 3

O Gastos Diários 3 é mais uma opção para quem quer uma alternativa de aplicativo de controle de gastos. Tem algumas funções mais básicas e uma boa interface.

13.Orçamento Diário

O Orçamento Diário traz uma proposta um pouco diferente. Seu objetivo é ser minimalista, fácil e simples de usar. Quem sabe, até mesmo divertido. É um app bem descomplicado e ideal para quem busca uma solução simples.

14.Coinkeeper

O Coinkeeper também busca tornar este processo um pouco mais divertido, com uma interface bem colorida e empregando certos conceitos de gameficação.

Ele permite todas as mesmas funcionalidades de controle e análise, mas adiciona algumas mecânicas de jogo interessantes para tornar o processo mais tranquilo.

15.Finance

É um app interessante que traz diversas funcionalidades, podendo ser o Finance Standard até mesmo o Enterprise, para empresas. Ou seja, traz bastante flexibilidade de acordo com o que você precisa.

16. Toshl Finanças

O Toshl é um aplicativo português cujo principal foco é ajudar você a cumprir as suas metas. 

17.Money Manager

O Money Manager é um aplicativo de controle financeiro com uma proposta um pouco diferente. Ele tem como objetivo auxiliar no gerenciamento de contas pessoais.

O app conta com as versões gratuita e paga.

18.Monefy

O Monefy também é um app que promete facilidade e agilidade no controle das despesas, permitindo que você adicione novas despesas em questão de segundos. Também é uma opção para quem busca mais agilidade no controle financeiro.

19.Money Lover

O Money Lover também tem muitas das mesmas funcionalidades dos outros aplicativos, com um detalhe interessante que é o “modo viagem”. 

Nele, todas as moedas já são automaticamente convertidas para o local de destino. Ou seja, mesmo quando você está viajando, você consegue manter o seu controle financeiro.

Conclusão

Com tantas opções, fica a pergunta: Qual o melhor aplicativo de controle pessoal?

Na verdade, essa é uma pergunta com uma resposta extremamente difícil. Praticamente todos os aplicativos da lista têm as mesmas funcionalidades ou muito parecidas. 

Alguns são mais sofisticados e outros mais simples. Alguns têm o design mais “profissional” e outros mais despojados. No final das contas, a escolha do app é muito pessoal.

O ideal é testar aqueles que mais chamaram a atenção para avaliar se ele está de acordo com a sua expectativa. A interface, as funcionalidades e a complexidade, tudo isso depende de você e do que você espera.

Sendo assim, todos os apps são muito bem avaliados pelos usuários, então, são opções que podem ajudar você a controlar o seu dinheiro.

Com essas dicas e com as ferramentas à mão, você tem tudo que precisa para fazer o controle financeiro pessoal e ter uma relação muito mais saudável com o seu dinheiro. Então, é hora de colocar a mão na massa e se organizar!

Caso suas finanças tenham saído do controle, além das dicas que demos, você pode contar com o empréstimo pessoal do Bom Pra Crédito! 

Não fique com dúvidas. Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente pelo e-mail atendimento@bompracredito.com.br 

banner-zen