Blog > Controle financeiro pessoal: 6 dicas para equilibrar seu orçamento
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Controle financeiro pessoal: 6 dicas para equilibrar seu orçamento

Controle financeiro pessoal: 6 dicas para equilibrar seu orçamentoVocê sempre fica apertado quando chega o final do mês, porque gasta mais do que pode, prejudicando assim o seu controle financeiro pessoal e, consequentemente, a sua qualidade de vida? Sim? Então, você está no lugar certo e no momento exato.

Neste texto, reunimos seis dicas que poderão lhe ajudar no controle financeiro pessoal. Continue a leitura e aprecie cada dica! Desse modo, você evitará passar por situações indesejadas.

 1. Estabeleça um limite de gasto mensal

Estabelecer um limite de gasto mensal pode lhe ajudar não só a controlar a sua rentabilidade mensal, mas também a economizar. Muitas pessoas, quando recebem seu salário, costumam quitar as dívidas fixas e temporárias e gastam o que sobra sem seguir uma política que coloque limite nisso. A ideia é a seguinte:

se você recebe, por exemplo, três mil reais por mês e tem uma despesa de, aproximadamente, dois mil reais, sobrando assim mil reais, por que não coloca um limite de gasto em relação a esse valor restante, determinando, digamos, trezentos reais para suprir as suas necessidades básicas, as quais todas as pessoas precisam, como as atividades de lazer ou as saídas com os amigos ou familiares?

Ao definir um limite, você terá consciência de quanto poderá gastar, não realizando, desse modo, despesas que possam não só onerar suas economias, como também lhe colocar em uma situação complicada, financeiramente falando.

Ao colocar em práticas essas orientações você economizará ao ano mais de oito mil reais – um valor que você pode utilizar para investir em algo que deseja muito.

2. Conheça suas dívidas fixas e temporárias

Para estabelecer um controle financeiro pessoal é preciso conhecer suas dívidas. Isso permite que você consiga visualizar a sua real situação financeira, de maneira a evitar, por exemplo, que realize novos gastos que possam colocar em risco o equilíbrio de seu orçamento.

Assim, conheça suas dívidas fixas e temporárias. As despesas fixas são as contas de telefone, aluguel, internet, água, luz, entre outras que sejam pagas todo mês, de forma praticamente obrigatória.

VEJA TAMBÉM  Como Fazer um Currículo Bom, Objetivo e Atualizado em 2019? Passo a Passo

As despesas temporárias são aquelas que decorrem das compras que você fez, mas que têm prazos certos para acabar, como a compra de um celular, cortina, computador, panela etc.

3. Faça um planejamento em relação às suas compras

Criar um planejamento financeiro que contenha a relação de suas dívidas fixas e temporárias se faz necessário para que consiga aumentar a sua capacidade de gerenciar a sua vida financeira pessoal.

Muitas pessoas, é bom dizer, quando recebem seus rendimentos mensais quitam as dívidas do mês e fazem outras, adquirindo, por exemplo, eletrodoméstico, eletrônicos, roupas, calçados, entre outros itens, com isso, acumulam dívidas em cima de dívidas.

Agir desse modo pode comprometer o seu orçamento e até mesmo, nas situações mais graves, colocar o seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, em razão de uma possível inadimplência. Se costuma fazer isso, coloque um basta, pois você pode se prejudicar!

Assim, o ideal é criar um planejamento que contenha não só as dívidas a ser pagas ao mês, mas também os prazos para quitá-las definitivamente, ao menos aquelas que representam compras dívidas em cartões de crédito. Dessa maneira você poderá observar quando poderá realizar novas compras sem que com isso o seu orçamento seja onerado.

Está com dívidas de altos juros no cartão de crédito? Use um empréstimo pessoal para pagar menos juros e economizar dinheiro! Confira!

4. Use planilhas e aplicativos de controle financeiro pessoal

Com o progresso da tecnologia e da informática, podemos hoje contar com diversos aplicativos e planilhas de gastos que são focados no controle financeiro pessoal.

Tratam-se de ferramentas que possuem um grande leque de funcionalidades, como despesas, saldo, relação de saída e entrada de recursos, despesas por categorias, como lazer, alimentação, saúde, educação etc., de modo que com isso você possa organizar sua vida financeira de modo completo, eficiente, simples e fácil.

Além disso, oferece gráficos que nos ajudam a entender a relação entre saída e entrada de recursos financeiros, permitindo assim uma autoavaliação no que diz respeito aos gastos feitos em determinado período.

VEJA TAMBÉM  Entenda o Score Serasa e 5 Dicas Para Aumentar o Sua Pontuação

5. Elimine os gastos desnecessários

Quando se deseja obter o controle financeiro pessoal é preciso fazer uma autoavaliação com o objetivo de identificar os gastos desnecessários. Você já parou para pensar sobre isso?

Então, essa é uma dica que damos. Para obter um orçamento equilibrado e economizar, vale a pena separar um tempinho para refletir sobre essa questão, determinando o que é necessário comprar e o que não é.

Será, por exemplo, que aquele item que você adquiriu estava realmente sendo necessário? É muito comum isso acontecer, as pessoas realizarem a compra de objetos que, no fundo, sabem que não precisam. Fique atento, pois isso pode lhe prejudicar e causar dores de cabeça!

6. Siga à risca o que se propôs a fazer

De nada adianta, vale dizer, realizar um diagnóstico a respeito de sua condição financeira, bem como criar um planejamento buscando controlar os seus gastos e eliminar as compras desnecessárias, se você não seguir à risca o que se propôs a fazer.

Assim, como dica, sugerimos que siga fielmente o que planejou para que, de fato, haja eficiência em relação ao seu controle financeiro pessoal.

Para evitar compras impulsivas você pode criar lembretes em seu celular ou até mesmo fixar post-its com mensagens sobre educação financeira em locais de sua casa. Vale a pena tentar!

Então, gostou deste post? Esperamos que você consiga realizar seu controle financeiro pessoal, equilibrar o orçamento, conquistar seus objetivos e garantir uma melhor qualidade de vida para você e sua família.

E você já sabe né, se precisar de ajuda, estamos aqui para te ajudar a resolver seus imprevistos e realizar seus sonhos.

Aproveite e conheça nossas opções de crédito pessoal:

Simule empréstimo pessoal online seguro

Ainda tem dúvidas? Veja 10 razões para você escolher o empréstimo no Bom Pra Crédito.

Conheça suas opções de crédito no Bom Pra Crédito:

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

Conquiste aquilo que você deseja!

 

By | 2019-04-22T20:20:06+00:00 28 de janeiro de 2019|