Comparador de fundos, entenda qual é o ideal pra você

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

mulher de óculos de camisa cinza falando ao telefone segurando um lápis em sua mão direita

Resumo da matéria

  • Comparadores de fundo, principais do Brasil

Continua depois da publicidade

banner-zen

Para aumentar o seu poder de decisão, é preciso avaliar as opções na hora de investir

Fazer um investimento é muito positivo para a sua saúde financeira, porém, para fazer a opção mais rentável de acordo com o seu perfil e objetivo, é preciso avaliar muito bem os investimentos disponíveis. O comparador de fundos de investimentos é a ferramenta ideal para que você possa comparar entre os principais tipos de fundos, como os de ações, renda fixa, cambial, multimercado, imobiliários, referenciados, dívida externa, entre outros. 

De forma geral, diversas corretoras e plataformas contam com suas próprias versões para comparar o histórico dos fundos no mercado, ajudando o investidor a tomar uma decisão antes de investir. 

Vamos conhecer alguns dos melhores comparadores de fundos, mas antes é preciso compreender alguns indicadores que a ferramenta leva em consideração:

  • IPCA: é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Há mais de 40 anos o IBGE afere o índice que identifica a inflação, ou seja, a variação dos preços de bens e produtos em mais de 400 mercadorias no varejo em 13 regiões metropolitanas. Ele ajuda a lidar melhor com o custo de vida e a fazer melhores escolhas financeiras. Sabendo a diferença desse indicador, dá para calcular o ganho real de um investimento. Por exemplo, se o IPCA dos últimos 12 meses for de 3% e o fundo em questão tiver um rendimento de 6% no mesmo período, o ganho real sobre a inflação foi de 3%.
  • Ibovespa: é o principal indicador da Bolsa de Valores. Analisando as variações e acompanhando as cotações diariamente, dá pra sentir como está a economia no país, a saúde das empresas e a viabilidade de negociar ações. Ele é medido de acordo com a ações negociadas no mercado e serve como um dos melhores parâmetros para quem deseja operar nos pregões.
  • Taxa CDI: o Certificado de Depósito Bancário são os títulos que as instituições financeiras emitem entre si para fechar o dia no azul, e a taxa é a referência dos bancos para a remuneração das aplicações de renda fixa. De forma geral, quanto maior for o valor dessa taxa no mercado, maior será o rendimento dos investimentos ligados a ela.

Agora, que você já entendeu como funciona o comparador de fundos, está na hora de conhecer os principais nomes que você pode consultar para ajudar a tomar boas decisões:

homem de terno e camisa sorrindo ao usar um computador

Leia também: Como funciona a Bolsa de Valores

Comparadores de fundo, principais do Brasil

InfoMoney

A InfoMoney é um portal especializado em notícias, ferramentas, cursos, vídeos e podcasts sobre o mercado financeiro. Inserindo informações simples, você terá acesso às características e à performance de dezenas de fundos de ações, renda fixa, cambiais e multimercados. 

XP

O comparador da XP permite analisar mais de um fundo de investimentos ao mesmo tempo. Dá para inserir o valor a ser investido e então comparar os valores da sua carteira com os principais indexadores.

Valor Investe

A ferramenta do principal jornal de economia e finanças do país, o Valor Econômico, permite comparar até cinco fundos de investimentos de uma só vez. Além disso, é possível usar três bases de dados diferentes para a análise.

BTG Pactual

Um dos principais bancos de investimento do país também conta com seu próprio simulador de fundos de investimento, que pode ser usado para consultar fundos de ações, renda fixa, cambiais e multimercados.

Eu Quero Investir

A assessoria de investimentos disponibiliza uma análise de mais de 20 fundos de ações, renda fixa, cambiais e multimercados, levando em consideração a rentabilidade também na poupança. 

Faça uma boa pesquisa em diferentes nomes de comparador de fundos. Só assim você vai conseguir aproveitar um investimento seguro e rentável no tempo certo para você.

Se estiver em busca de um empréstimo pessoal, está no lugar certo. O Bom pra Crédito é a sua opção.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *