O que um investidor iniciante precisa saber?

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

imagem de um homem de terno vestindo terno e mexendo em um holograma de um tablet

Resumo da matéria

  • Como ser um investidor? Perguntas e respostas sobre o que precisa saber
  • Qual é o seu perfil de investidor?
  • Qual é o melhor investimento?
  • Quanto investir?
  • Por quanto tempo investir?
  • Onde buscar por informações sobre investimentos?
  • É preciso analisar novas informações todos os dias?
  • Ser um investidor é mais simples do que você imagina!

Continua depois da publicidade

banner-zen

Entenda o que é essencial para entrar no mundo dos investimentos!

Você quer saber como ser um investidor? Se sim, deseja entrar no seleto grupo de 42% da população que tem dinheiro aplicado, de acordo com o Raio X do investidor brasileiro – 2ª edição, estudo feito pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Quando foi perguntado para os entrevistados se eles fizeram algum tipo de investimento no ano de 2018, 25% responderam que sim, sendo 11% em bens duráveis e imóveis, 8% em aplicações financeiras e bancárias, 4% em empreendimentos e negócios e 1% em estudo próprio ou dos filhos.

Entre os 8% que optaram por produtos financeiros em 2018, 68% escolheram a caderneta de poupança, 8% os títulos privados, 7% a previdência privada, 5% em ações e outros 5% em títulos públicos.

Além disso, 6% escolheram os títulos de capitalização, que não são produtos financeiros.

Essas são informações interessantes, já que os investimentos poderiam ter sido feitos em outras épocas.

Logo, saber quais foram as fontes procuradas também é capaz de ajudar na sua escolha.

Porém, quais são as principais informações para começar neste mundo? É preciso gastar muito dinheiro? Quais são as sugestões de investimentos para iniciar? Continue conosco para tirar essas e outras dúvidas!

Como ser um investidor? Perguntas e respostas sobre o que precisa saber

Entre tantas informações, algumas que merecem destaque são as seguintes:

Qual é o seu perfil de investidor?

Assim como existe um perfil financeiro em que você se encaixa melhor, o mesmo acontece com o perfil de investidor. As opções existentes são as seguintes:

  • Conservador: pessoas que prezam pela segurança, ou seja, escolhem opções de baixo risco. Geralmente, o objetivo é o de não perder dinheiro, mesmo que os ganhos sejam baixos e a longo prazo.
  • Moderado: é o perfil intermediário, não tão cauteloso quanto o conservador, mas menos “agressivo” que o arrojado. Por estar no meio termo, ele gosta de segurança, mas pode abrir mão de uma parcela dela se isso significar a possibilidade de ter mais dinheiro em mãos.
  • Arrojado: perfil que se mostra mais suscetível ao risco, já que as pessoas optam por investimentos com alto potencial de lucros, mas que também proporcionam grandes chances de prejuízo. 

Quem busca saber como ser um investidor ainda não tem tanto conhecimento sobre o mercado financeiro.

Por isso, a recomendação é de começar com investimentos conservadores, de menor risco, para entender como tudo funciona e, então, poder tomar suas decisões.

imagem aproximada de uma mulher usando um celular

Veja também: Ganhar dinheiro investindo pouco é possível e com essas dicas você vai começar hoje mesmo

Qual é o melhor investimento?

É praticamente impossível apontar qual é o melhor investimento. Afinal de contas, isso depende de quais são os seus objetivos, o valor disponível, o tempo que deseja esperar, qual é o seu perfil de investidor e o conhecimento sobre este mercado, entre outras variáveis.

Para ajudar, podemos dizer que os investimentos de renda fixa são bastante indicados para quem está no início de sua jornada, já que sua rentabilidade é previsível, ou seja, você evita sustos no momento de fazer o resgate.

Isso a torna uma boa opção para quem almeja ter uma reserva de emergência, que está diretamente associada com estabilidade e segurança, de modo que os riscos passem o mais longe possível do seu investimento.

Por outro lado, quem tem um perfil arrojado encontra no mercado de ações uma bela opção, com rentabilidade em potencial bem maior do que a de outras modalidades de investimento, mas também com seus riscos envolvidos.

Para os investidores moderados, é possível investir um pouco em cada modalidade.

Assim, além de aprender na prática como ser um investidor de sucesso, você deixa seu dinheiro em diferentes lugares e, assim, reduz as chances de prejuízos, diferente de quando todo o valor está no mesmo investimento.

Quanto investir?

Essa é outra dúvida bem comum, que aflige não apenas quem busca como ser um investidor e quer iniciar neste universo, mas também quem já tem bastante experiência.

Assim como em outras perguntas, não há uma resposta definitiva, seja em valor ou em percentual da remuneração.

O que importa, claro, é que o valor não seja tão grande a ponto de prejudicar o seu planejamento financeiro e te colocar em problemas.

Quem quer mesmo investir pode começar com pouco dinheiro, o que, inclusive, é uma decisão mais segura, já que estará adentrando em um território que não conhece.

Depois que pegar confiança e entender melhor o que acontece, este valor pode aumentar gradativamente.

Por quanto tempo investir?

A partir do momento que se começa, o ideal é manter a prática pelo maior tempo possível, de preferência sem parar, já que o dinheiro estará trabalhando por você, o que é excelente.

É para isso que existem diferentes modalidades de investimento. Para os mais sólidos, como os de renda fixa, o prazo pode ser bem longo, já que neles você pode construir a sua tão importante reserva de emergência.

Já para aqueles mais voláteis, como o mercado de ações, pode ser que o tempo não seja tão longo quanto o de outras modalidades, mas nada impede que você invista neste mercado por bastante tempo, desde que esteja ciente dos riscos que pode correr.

Quem já sabe como ser um investidor entende que a prática é excelente a curto, médio e longo prazo.

Logo, quem se engajar nessa atividade provavelmente a assimilará como um costume bastante saudável para sua vida financeira.

Onde buscar por informações sobre investimentos?

É essencial recorrer a veículos confiáveis e repletos de credibilidade, cujas informações sejam realmente relevantes para quem deseja saber como ser um investidor.

O blog do Bom Pra Crédito é uma excelente fonte de pesquisa, com conteúdos preparados especialmente para você.

Além disso, também é possível recorrer a sites de instituições famosas no mundo dos investimentos, bem como portais online e canais no YouTube.

imagem ampliada de uma mulher usando seu celular para ver gráficos

Veja também: Começar a investir, saiba como dar os primeiros passos para ter mais dinheiro

É preciso analisar novas informações todos os dias?

O ideal seria que sim, pois pode haver grande volatilidade, especialmente quando falamos do mercado de ações.

Porém, até mesmo os outros investimentos também estão sujeitos a variações, mudanças e novidades.

Se não conseguir reservar um tempo diário para isso, programe pelo menos um horário semanal para saber como andam seus investimentos e poder fazer os ajustes necessários.

Ser um investidor é mais simples do que você imagina!

Começar a investir pode parecer algo demasiadamente complicado, o que felizmente não é verdade.

O início tende a ser complicado, assim como quase tudo que é novidade, mas com o passar do tempo, você verá que basta estudar e praticar para conseguir assimilar o mundo dos investimentos.

Depois de conferir algumas das principais informações para quem busca como ser um investidor, coloque-as em prática o quanto antes e veja como sua vida financeira só tem a ganhar!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *