Como ganhar mais dinheiro: 7 dicas para eliminar pensamentos negativos que não te deixam ganhar mais

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

várias cédulas de real e moedas

Continua depois da publicidade

banner-zen

Você pode ter esse tipo de modelo mental sem nem perceber. Aprenda a identificar, acabar com ele e ganhar mais dinheiro!

Você já ouviu falar em crenças limitantes? São espécies de pensamentos pré-estabelecidos que podem influenciar nossas experiências de maneira inadequada.

A nossa percepção sobre temas, por exemplo, como ganhar mais dinheiro, podem mudar consideravelmente quando alimentamos pensamentos negativos. 

Se já não tivemos uma Educação Financeira bem sucedida ao longo da vida, é natural que os estereótipos em relação ao dinheiro criem algumas barreiras nos nossos modelos mentais e que a insegurança sobre o assunto nos afaste ainda mais de uma solução favorável.

Por que temos crenças limitantes?

Alguns episódios do passado podem funcionar como gatilhos para que essas crenças limitantes venham à tona.

Em geral são pensamentos inconscientes que temos e que funcionam como um mecanismo de defesa para evitar frustrações. 

Como pode ser algo bem profundo, a psicóloga Marcia Marchiori relatou em uma reportagem do portal UOL que as crenças limitantes causam a distorção da realidade e nos leva a interpretações, sentimentos, reações e atitudes bem erradas. 

É por isso que encontrar o causador de toda essa negatividade é muito importante para deixar essas crenças limitantes para trás. 

Exemplos de crenças limitantes sobre ganhar dinheiro

homem de roupa social com as mãos na cabeça em frente ao computador.

Existem muitos tipos de  pensamentos que só te afastam da sua capacidade de alcançar sucesso, mas alguns deles se repetem com frequência quando o assunto é dinheiro, veja se você já teve pelo menos um desses ao longo da vida: 

  • “Dinheiro não traz felicidade”

Essa é uma das mais repetidas. As pessoas tentam se conformar de algum jeito com esse quase “ditado popular”.

É verdade, o dinheiro não compra nenhuma felicidade, mas a falta dele também não.

E todos nós vivemos em uma sociedade que tem como moeda de troca para bens e serviços o dinheiro, então ele é necessário para que a gente viva, se alimente, se vista, tenha uma qualidade de vida melhor.

Pare de colocar o dinheiro em uma posição ruim na sua vida, ter dinheiro e gostar de dinheiro pode ser saudável.

  • “Para ficar rico é preciso fazer algo ilegal”

Essa é uma generalização injusta. Nem todas as pessoas que enriqueceram o fizeram amparados por atos criminosos.

É possível, sim, enriquecer de maneira legal e essa é só mais uma desculpa para não correr atrás e crescer com o suor do próprio trabalho. 

  • “É impossível ficar rico”

Como você pode ter forças para pensar de maneira inovadora e obter sucesso se você não acredita no seu próprio potencial? Nada é impossível quando você se dedica. 

  • “Amanhã pode nem chegar, dinheiro é pra gastar”

A falta de planejamento das pessoas é um dos grandes inimigos da economia.

É verdade que podemos não chegar no dia de amanhã, mas quando o assunto é dinheiro não dá para viver de especulações.

E se o amanhã chegar? Você vai querer ter dinheiro para resolver seus problemas, certo? Então não gaste de maneira inconsequente.

  • “Investimento é coisa de quem tem muito dinheiro”

Investir hoje em dia é uma forma bem acessível de fazer o seu dinheiro trabalhar por você.

Leia também: Investir na poupança pode não ser uma boa alternativa para quem quer mais dinheiro

Com a poupança rendendo menos do que o esperado, que é o que tem acontecido nos últimos anos, procurar por alternativas de investir sem riscos e com rendimentos satisfatórios é algo que pode ser feito de maneira prática.

Encontre uma corretora de valores e converse sobre as melhores opções para o seu tipo de perfil e descubra as inúmeras possibilidades nesse meio.

Se você acha que tem pouco dinheiro e precisaria de mais, considere solicitar um empréstimo pessoal.

No Bom Pra Crédito, plataforma digital de crédito, você pode conseguir dinheiro com juros e parcelas com as melhores condições. 

Dinheiro: dicas para eliminar pensamentos negativos

O autor americano Steven Siebold, autor do livro “How Rich People Think” (Como os ricos pensam), disse uma vez que mudar apenas a forma que a pessoa pensa sobre dinheiro não era o suficiente para deixá-la mais rica.

Mas que, certamente, esse era um impulso importante para que ela começasse a trilhar um caminho mais certo nesse sentido.

Por isso separamos algumas dicas para que você aprenda a lidar e melhore suas crenças limitantes sobre dinheiro: 

1. Quais são as suas crenças limitantes sobre dinheiro? Identificar o que coloca você para baixo sobre esse tema é a dica número 1 para que você consiga resolver isso;

2. Quando a gente entende melhor o impacto de algumas coisas na nossa vida, podemos ter uma visão real daquilo. Então, comece pensando em todas as coisas que você já perdeu por ter pensamentos negativos sobre ganhar mais dinheiro;

3. Rebata seus próprios argumentos. Converse com você mesmo e tente enxergar o outro lado. Lembre-se que as crenças limitantes podem nos levar a interpretações erradas da realidade.

Então, mesmo que no começo você não acredite, mostre para si mesmo que a ideia sobre ganhar dinheiro ser impossível pode não ser verdadeira.

4. Ao perceber que está de novo pensando em coisas negativas, se policie para que esses pensamentos não ganhem asas dentro da sua cabeça. Saber vetar pode te ajudar mais do que você imagina!

5. Permita-se viver experiências novas, mesmo que no começo você tenha medo. Só ao passar por essas coisas você vencerá todas as suas expectativas, inclusive vai conseguir combater algumas crenças limitantes. Por exemplo, investir na bolsa de valores. 

A maioria das pessoas têm medo disso. Aproveite a sua chance e perca o medo.

6. Ficar preso ao seu banco pode te arrastar para baixo na sua luta por independência financeira. Geralmente, os bancos não têm investimentos interessantes para quem tem pouco dinheiro para investir.

Por isso, procure outras formas de investir, sair da inércia do investimento feito em bancos pode significar muito na sua estratégia.

7. Seja um exemplo para você mesmo. Se uma das mais comuns crenças limitantes é que ricos são desonestos, seja você um exemplo do contrário disso: alguém que ganha dinheiro e é muito honesto. 

Entenda: Banco ou corretora, seu dinheiro vale mais aonde?

Mudar a sua forma de pensar sobre dinheiro quando você passou a vida inteira fortalecendo uma ideia negativa só para não se frustrar com o seu relacionamento com finanças não é fácil.

Mas é possível! Comece a mudar sua vida hoje mesmo e coloque essas dicas em prática.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *