Como fazer cartão de crédito sendo autônomo

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

mulher de terno preto sentada em frente ao seu computador e ao lado de carrinho de comprar em miniatura enquanto mexe no celular e segura um cartão de crédito

Resumo da matéria

  • Quem trabalha por conta pode ter cartão de crédito?
  • Como comprovar renda para pedir cartão de crédito sendo autônomo?
  • Onde eu posso pedir cartão de crédito para autônomo?
  • Autônomo com nome sujo pode pedir cartão de crédito?

Continua depois da publicidade

Descubra como é possível pedir cartão de crédito para autônomo e aproveitar as facilidades que esse produto financeiro oferece

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o país conta com 24,5 milhões de pessoas que trabalham por conta própria. Se você faz parte desse grupo, é bem provável que conheça os desafios que essa modalidade de trabalho provoca.

Um deles diz respeito às alternativas para solicitar cartão de crédito para autônomo.  Será que é possível ter acesso a esse tipo de produto financeiro, mesmo sem ter registro em carteira? Leia as informações a seguir e descubra.

mulher sentada a uma mesa de madeira mexe em um tablet enquanto segura um cartão de crédito

Também pode interessar: Empréstimo para autônomos: é possível e você pode pedir

Quem trabalha por conta pode ter cartão de crédito?

É comum que esse tipo de pergunta seja feito por quem acabou de entrar nesse universo de trabalhadores autônomos.

A resposta é bem simples: sim! Você pode ter cartão de crédito, comprar carro parcelado, fazer consórcio e, inclusive, financiar sua casa.

Tudo isso pode ser feito tranquilamente, desde que sua renda seja comprovada. Ao contrário do que muita gente imagina, além do contracheque, existem outras maneiras de provar para o banco que você poderá arcar com os custos do cartão de crédito.

Como comprovar renda para pedir cartão de crédito sendo autônomo?

Antes de falar especificamente sobre a comprovação de renda, é importante lembrar que o pedido de cartão de crédito para autônomo tende a ser aprovado com mais facilidade se você tiver o nome limpo e tiver cadastro positivo no SPC.

Portanto, procure pagar suas contas em dia e não se comprometa com dívidas que não conseguirá manter. Tendo isso em mente, é hora de reunir a documentação para pedir cartão de crédito para autônomo.

  • Documentos pessoais: Providencie documento de identificação, CPF, comprovante de residência
  • Histórico de movimentação bancária: O gerente da instituição financeira pode pedir um extrato bancário dos últimos meses para avaliar a movimentação na sua conta. Dependendo do seu perfil financeiro, isso pode ser o suficiente para a aprovação.
  • Imposto de Renda: Sua declaração de Imposto de Renda pode ser usada como comprovante financeiro. Nesse caso, o limite liberado depende da categoria da declaração e, claro, do valor informado à Receita Federal.
  • DECORE: Esse pode ser um dos comprovantes de renda menos conhecidos pelos autônomos. A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é um documento que deve ser emitido por um contador.

Onde eu posso pedir cartão de crédito para autônomo?

Na hora de pedir cartão de crédito para autônomo, é necessário tomar bastante cuidado para não cair em golpes ou cobranças abusivas de juros. Por isso, sempre pesquise sobre a confiabilidade do banco antes de assinar qualquer tipo de contrato.

Acesse o site do Banco Central do Brasil (Bacen) para descobrir se a instituição financeira está autorizada a emitir cartão de crédito. Redobre a atenção caso queira solicitar esse produto pela internet.

O site deve ser seguro e é importante avaliar o que outros clientes estão falando a respeito do banco. Aproveite para ver a reputação da empresa em sites de reclamações e acompanhar comentários em redes sociais.

Geralmente, as instituições que se preocupam com seus clientes, reconhecem eventuais erros e não medem esforços para resolvê-los. Alguns bancos, como Nubank, Santander, Modal Mais, entre outros, oferecem serviços online autorizados pelo Bacen.

jovem sentada a uma mesa em um estabelecimento sorri enquanto usa seu celular e segura um cartão de crédito

Para aprofundar: Trabalhar como Autônomo: Guia de 15 ideias de Trabalho Autônomo

Autônomo com nome sujo pode pedir cartão de crédito?

Alguns bancos oferecem cartão de crédito para quem tem nome sujo. No entanto, como a instituição corre o risco de levar prejuízos, os juros rotativos e taxas de anuidade acabam sendo maiores.

Nesse caso, é importante avaliar se o valor cobrado realmente compensa ou se não é melhor contar com outras modalidades de crédito. Uma delas é o cartão pré-pago, que você pode carregar com um saldo e usar para pagar suas compras.

Outra alternativa mais econômica é o empréstimo online para autônomo. É uma ótima opção para colocar as contas em dia e se livrar das altas taxas de juros, principalmente da bola de neve, que é a cobrança rotativa do cartão de crédito.

O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 bancos. Dependendo do seu perfil financeiro, você pode receber propostas de parcelas que cabem no seu bolso e resolvem seus problemas.

Acesse agora mesmo nosso site e faça uma simulação sem compromisso. Nós vamos te ajudar a encontrar a melhor solução e, se você quiser seguir com o pedido de empréstimo online, podemos continuar com a aprovação para que o dinheiro entre na sua conta o quanto antes.

Agora você já sabe como fazer cartão de crédito sendo autônomo e o que fazer se o produto não atender suas expectativas. Conte com o Bom Pra Crédito para aprender mais sobre educação financeira e cuidar do seu dinheiro da melhor maneira.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *