Como comprar um carro. Agora é a hora de realizar este sonho

Larissa Carvalho

| 3 minutos para ler

comprador usando suéter branco e listrado cumprimenta vendedor de carros que usa terno preto após fecharem negócio

Resumo da matéria

  • Estabeleça um valor limite
  • Pesquise o melhor custo-benefício
  • Calcule a média de gastos do carro
  • Teste o veículo antes de fechar negócio
  • Pesquise sobre as melhores opções de crédito para seu perfil
  • E se eu não conseguir financiar um carro?

Continua depois da publicidade

Descubra o que levar em consideração na hora de escolher o carro mais adequado para você

O grande número de pessoas que desejam descobrir como comprar um carro reflete a preocupação em fazer a melhor escolha. Afinal, estamos falando de um grande investimento que acaba gerando medos e incertezas.

Você sabe o que precisa considerar na hora de escolher o veículo mais adequado para suas necessidades e perfil? O Bom Pra Crédito reuniu as principais informações para te ajudar nesse processo e evitar dores de cabeça com a nova aquisição.

Estabeleça um valor limite

A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar seu carro, seja novo ou usado, é estabelecer quanto está disposto a gastar.

O mercado oferece uma série de opções e se você não focar no preço máximo, correrá o risco de ultrapassar o orçamento.

Por isso, mantenha o controle da sua vida financeira e evite gastar mais do que você pode. Avalie seus gastos e só se comprometa em fazer dívidas se realmente conseguir pagar.

Não perca: Carros financiados com 0 de entrada – Valem a pena?

Pesquise o melhor custo-benefício

Sabe aquela história de que o barato pode sair caro? Isso pode acontecer se você não souber calcular direito o custo de um carro.

Às vezes, o preço de venda pode ser irresistível, mas, na hora de colocar tudo na ponta do lápis, o susto é grande.

Ao escolher marca, ano e modelo, pesquise sobre as despesas com seguro, manutenção e analise o consumo de combustível por litro.

Lembre-se de que, dependendo da situação, vale a pena pagar um pouco mais caro na compra e economizar depois.

Calcule a média de gastos do carro

Essa dica complementa a anterior. É preciso ter em mente que um veículo gera despesas e conhecer cada uma delas fará toda diferença no seu planejamento financeiro. Inclua na lista de gastos IPVA, licenciamento, combustível e revisões.

Troca de pneus, troca de óleo, eventuais consertos, pedágio, estacionamento, entre outros gastos, também devem ser considerados.

É importante colocar tudo em uma planilha para você ter uma noção de quanto gastará por mês com seu carro.  

Teste o veículo antes de fechar negócio

É fundamental conhecer o que você está comprando para não se arrepender depois.

Essa dica é muito importante para quem deseja saber como comprar um carro usado. Se você não entende nada de mecânica, o ideal é pedir ajuda de alguém de confiança.

Faça uma lista com todos os quesitos que devem ser avaliados e não tome nenhuma decisão no calor do momento. Dessa forma, você compreenderá se o veículo é realmente o que está buscando.

casal dorrindo dentro de carro em movimento

Confira: Financiamento de carros, tudo o que você precisa saber para não cair em golpes

Pesquise sobre as melhores opções de crédito para seu perfil

Como você viu, a compra de um carro depende de um bom planejamento. Como estamos falando de um bem com custo considerável, tão importante quanto escolher o modelo apropriado é encontrar a melhor forma de pagamento.

O ideal é evitar fazer grandes dívidas e dividir parcelas que possam prejudicar seu orçamento mensal. Caso essa conquista não seja urgente, considere juntar pelo menos o dinheiro de entrada e até mais se for possível.

Tome cuidado para não se deixar levar pelo calor do momento e fazer um mau negócio. Pesquise as opções de crédito de veículo, como consórcio, financiamento e empréstimo pessoal ou consignado.

Avalie as taxas de juros e preste atenção no Custo Efetivo Total de cada serviço.

Lembre-se de que a aprovação do crédito depende da sua renda e tempo de quitação da dívida. As instituições financeiras também consideram se você tem nome limpo.

Ter histórico de bom pagador vai te ajudar a encontrar as melhores taxas. E quem tem nome sujo? Dependendo do banco, pode ser que o crédito seja liberado. No entanto, os juros costumam ser maiores.

E se eu não conseguir financiar um carro?

Caso você não consiga o financiamento, dependendo do preço do carro que você pretende comprar, pedir empréstimo online é uma ótima opção. O Bom Pra Crédito trabalha com essa modalidade de crédito e pode te ajudar a realizar seu sonho.

Nós temos parceria com mais de 30 bancos e, dependendo do seu perfil financeiro, você tem grandes chances de conseguir parcelas que cabem no seu bolso.  O melhor de tudo é que todo o processo é feito pela 100% pela internet.

Não será necessário perder tempo e dias de trabalho indo de banco em banco. Em poucos minutos, você consegue descobrir sua margem de crédito e poderá encontrar o carro na medida certa.

Gostou das dicas de como comprar um carro novo ou usado? Leve todas elas em consideração e conte com o Bom Pra Crédito sempre que quiser e precisar organizar sua vida financeira.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *