Como calcular o valor da parcela de um financiamento

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

calculadora, lápis e caderno azuis em cima de uma mesa cinza

Resumo da matéria

  • Como funciona o financiamento
  • Entenda o que compõe a parcela do financiamento
  • Confira a diferença do financiamento para veículos
  • Como calcular o valor da parcela de um financiamento
  • Saiba quando realizar uma compra financiada

Continua depois da publicidade

banner-zen

Tire suas dúvidas para realizar seu sonho com toda segurança

Realizar a compra de um imóvel ou mesmo de um veículo, é o sonho de muitos brasileiros, no entanto, é comum acreditar que essa compra irá demorar para ser concretizada diante do alto valor para conquistar esses bens. Dessa forma o financiamento se torna uma das modalidades mais escolhidas para realizar a compra de bens de alto valor. Por isso, te mostraremos como calcular o valor da parcela de um financiamento.

Segundo pesquisa divulgada pela B3 o financiamento de veículos em 2019 chegou a 53,6% dos veículos vendidos por meio dessa modalidade. 

Se o seu desejo é realizar a compra de um veículo ou imóvel, saiba que utilizando o financiamento é possível conquistar o seu sonho de uma forma mais rápida e segura. 

No entanto, é preciso saber exatamente qual será o valor solicitado para a realização desse financiamento, pois não se trata apenas de pagar a parcela do bem adquirido, mas sim, o pagamento da parcela acrescido de juros e taxas, que compõem o valor do financiamento.

Mas não se preocupe se você ainda não entende quais são esses juros e taxas pois, nesse artigo iremos apresentar as principais informações a respeito do financiamento, para você esclarecer as suas dúvidas e ficar mais seguro para realizar a sua compra. 

homem e mulher sentados a uma mesa usando uma calculadora

Leia mais: Calcular juros do financiamento: aprenda agora e não seja mais enganado

Como funciona o financiamento

É necessário entender como funciona o financiamento, para realizar a compra tendo a segurança necessária dessa atitude, assim como, a certeza de que o valor das parcelas cabem em seu orçamento financeiro. 

Sabendo que 40% das pessoas que assumem um financiamento acabam atrasando as parcelas, de acordo com a pesquisa da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é importante se organizar financeiramente.

Esse é um dado alarmante, que pode indicar que as pessoas não estão preparadas para assumir um financiamento e seguem apenas o desejo de realizar os próprios sonhos.

O financiamento é uma modalidade específica para realizar a compra de itens de elevado valor. Geralmente, é realizado pelo banco que paga o valor do bem ao vendedor seja do imóvel ou veículo. 

A partir desse momento, o comprador possui uma dívida com o banco. O imóvel ou veículo fica à disposição do comprador, no entanto, ainda não é propriedade sua afinal existe uma dívida com o banco que deverá ser quitada. 

Antes de assumir o financiamento, é preciso obter um planejamento financeiro, para ter a certeza de que o valor das parcelas poderá ser assumido, sem atrasos, que podem gerar mais juros e acúmulo de dívida. 

Diante dessa necessidade, faz toda a diferença entender corretamente o valor do financiamento e ainda, quais são os juros e taxas que podem estar embutido nas parcelas.

Entenda o que compõe a parcela do financiamento

A amortização da dívida diz respeito ao valor que será devolvido referente ao recurso emprestado do banco.

Por meio de pagamentos periódicos o valor do financiamento poderá ser amortizado, podendo influenciar no valor total dessa compra.  

A Tabela Price ou, Sistema Francês de Amortização, é uma das formas mais utilizadas para realizar esse processo em que o pagamento fixo das parcelas, favorece a diminuição da taxa de juros com o passar do tempo.  

Os juros são um valor adicional cobrado à taxa do financiamento, para compensar o banco por estar realizando esse empréstimo.

A taxa de juros está dentre os principais fatores que irão influenciar no valor final do financiamento. 

O montante do contrato, renda familiar, histórico com banco, idade, score do cliente, são itens que poderão entrar na conta, para definir qual a taxa de juros deverá ser aplicada, avaliando quais são os riscos desse empréstimo para o banco.  

Gastos administrativos, de manutenção, dizem respeito ao custo operacional para o imóvel.

Por fim, as taxas de seguro compreendem morte e invalidez do titular, assim como possíveis danos físicos causados ao imóvel. 

Confira a diferença do financiamento para veículos

No caso da compra de um veículo financiado, é necessário avaliar o valor do veículo podendo ser novo ou usado, a quantidade de meses do financiamento e ainda, a taxa de juros que será praticada.  

Quando um veículo é financiado é preciso analisar com calma a quantidade de meses desse financiamento pois, quanto maior for o tempo, maior será a quantidade de juros que deverá ser paga influenciando no valor total da compra, aumentando o valor de aquisição do veículo.   

Como calcular o valor da parcela de um financiamento

O financiamento não é simplesmente o valor das parcelas de um imóvel ou veículo, diluído ao longo do tempo.

Mas sim, a união do valor do bem adicionado a juros e taxas, que compõe o valor total da compra e nas parcelas, uma taxa específica para cada finalidade.  

Para manter a organização é necessário saber o valor e entender o que deverá ser pago em cada uma delas.

Existem aplicativos e sites que com as informações corretas, é possível calcular rapidamente as parcelas do financiamento.

Mas para quem prefere realizar as contas por si próprio, pode conferir abaixo, uma das opções para realizar o cálculo do valor da parcela. 

Para realizar o cálculo do financiamento imobiliário é possível utilizar a seguinte fórmula:

Valor financiado = [{1 – (1+ taxa de juros) – prazo}/ juros] x valor da prestação

Substituindo a fórmula por valores fictícios fica da seguinte forma:

96 000 = [{1 – (1+ taxa de juros) – 24}/juros] x 4 000 

Nesse caso a taxa de juros é de 1,51%. 

Conhecendo os juros que são aplicados às parcelas, é possível se organizar financeiramente e decidir por um financiamento sem receber surpresas futuras.

homem de camisa azul sentado a uma mesa com um computador usando uma calculadora e segurando uma folha de papel

Confira também: Consórcio ou financiamento, qual é o melhor para você agora

Saiba quando realizar uma compra financiada

Apesar de facilitar a compra de um imóvel ou um veículo, o financiamento pode atrapalhar o orçamento pessoal ou familiar, dependendo do valor da parcela assim como, a quantidade de meses que deverá ser pago.

A compra financiada deve ser realizada quando o valor à vista não tiver grande diferença no desconto ou mesmo, quando a taxa de juros for favorável para a compra, facilitando a adequação do valor ao seu orçamento financeiro. 

É importante pesquisar todas as possibilidades de compra pois as taxas de juros mensal pode variar de uma loja para outra, interferindo diretamente no valor da parcela o que pode favorecer ou não a sua compra. 

É muito importante saber como calcular o valor da parcela de um financiamento. Por isso, pesquise, se informe e realize os cálculos necessários para conquistar o seu sonho de forma tranquila e sem qualquer problema ao longo do caminho.  

Ah, se estiver em busca de um empréstimo pessoal, está no lugar certo. O Bom pra Crédito é a sua opção.

banner-zen

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Claudio Marcio

    A fórmula que colocou como exemplo, daria para desenvolvê-la por completo, ou seja, como chegou no valor da taxa de 1,51%?

    Responder