Como aumentar o score de crédito?

Lu do BPC

| 6 minutos para ler

Como aumentar o score de crédito?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Como aumentar o score de crédito?

Você quer aumentar o score de crédito e não sabe como? Já teve um pedido de crédito negado e acredita que o motivo seja score de crédito baixo?

Para ficar mais fácil, antes de tudo, você precisa entender o que é e como funciona o score de crédito. É importante você já saber que aumentar o score de crédito não é uma tarefa fácil e requer organização e disciplina.

Não se preocupe: o Bom Pra Crédito tem dicas essenciais para você conseguir aumentar o score de crédito mais rápido.

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que indica a probabilidade de pagar ou não as contas em dia. Esse cálculo é feito com base no seu histórico de pagamento e comportamento como consumidor.

Antes de liberar seu pedido de compra parcelada, cartão de crédito ou empréstimo, as empresas buscam informações para saber como você tem se comportado em relação às suas dívidas.

As empresas que concedem crédito (lojas, bancos e financeiras) e prestadores de serviços (internet, TV por assinatura, telefonia móvel e fixa) consultam sua pontuação.

Cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para concessão de crédito ou serviço, ou seja, não existe uma regra.

Dessa forma, você pode ser visto como um consumidor positivo, o “bom pagador”, ou aquele que demonstra falta de comprometimento, apesar de imprevistos, como a perda do emprego.

Regularize suas contas hoje!

Como funciona o score de crédito?

Quando uma conta está com pagamento atrasado, empresas que registram seus dados pessoais e dívidas pendentes, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa, podem ser acionadas.

Da mesma forma, acompanham quando você paga as suas contas em dia. Por meio de sistemas, outras empresas têm acesso a essas informações.

Quanto mais atrasos e pendências de pagamentos você tiver, mais chances existem de se ter um score de crédito baixo. Por isso, se você teve algum pedido negado, não desanime, a pontuação do score de crédito do seu CPF não é definitiva.

Apesar disso, ter um bom score de crédito não garante crédito para realizar todos os seus desejos, como financiar um carro ou um apartamento.

Pontuação do score de crédito

Em casos mais comuns, a pontuação do score de crédito tem variação de 0 a 1000.  Quanto mais próximo de 1000, mais bem visto você será pelo mercado. Veja a tabela a seguir:

0 a 300 alto risco de inadimplência nos próximos 12 meses
301 a 700 médio risco de inadimplência nos próximos 12 meses
701 a 1000 baixo risco de inadimplência nos próximos 12 meses

Consulte seu CPF e Score no Bom Pra Crédito

É possível aumentar o score de crédito?

Sim, a pontuação do score de crédito tem alterações de acordo com o seu comportamento como consumidor. Esse processo pode demorar um pouco, pois é preciso acompanhá-lo por alguns meses para saber como você se organiza quando o assunto é contas a pagar.

Quanto tempo leva para aumentar o score de crédito? Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Tudo depende de como você encara o problema.

Comece hoje mesmo a ter atitudes positivas, se você quer aumentar o score mais rápido. E veja as dicas a seguir.

Como aumentar o score de crédito?

Confira aqui dicas que ajudam a melhorar sua pontuação de score e facilitar as chances de conseguir crédito  quando precisar.

1) Negocie suas dívidas e limpe o seu nome

O primeiro passo para melhorar o seu score de crédito é pagar todas as suas dívidas pendentes e limpar o seu nome.

Está na hora de encarar a realidade e buscar a solução mais correta para solucionar o problema:  a negociação direta com o credor.

Só assim é possível mudar a forma que o mercado analisa seu perfil. Tome cuidado com empresas que prometem limpar o seu nome ou aumentar seu score de crédito, pois trata-se de um golpe.

Para não cair em uma cilada, procure orientação dos órgãos de proteção ao crédito. O ideal é que você pague todas as suas dívidas à vista para conseguir descontos. Porém, caso isso não seja possível, negocie com parcelas que cabem no seu bolso.

Se você pagou suas dívidas e ainda assim continua com o score baixo, tem um motivo. O score de crédito reflete o comportamento de um grupo de consumidor com perfil parecido, ou seja, ninguém será avaliado pelo o que acabou de fazer.

Quanto mais recente for sua dívida ou negativação, mais demorado será a recuperação do seu score de crédito.

Isso significa que, mesmo depois de limpar o seu nome, o seu histórico de negativação ou atraso de pagamentos continuam impactando a pontuação do seu score de crédito.

Portanto, regularize a situação o quanto antes e cumpra o acordo com as credoras, para aumentar o score de crédito com o tempo.

2) Pague suas contas até o vencimento

Pague suas contas até a data do vencimento para conseguir aumentar o score de crédito mais rápido. Procure não atrasar o pagamento de nenhuma dívida.

Sempre que puder, pague antes mesmo da data de vencimento. Essa atitude é bem vista pelos órgãos de crédito e sua pontuação do score de crédito tende a subir. É claro que, se você esquecer, o importante é efetuar o pagamento o quanto antes.

O débito automático é uma maneira simples de não perder nenhum pagamento que a maioria dos prestadores de serviços oferecem.

Uma alternativa é incluir no calendário do celular e escolher a opção “alerta”, assim você será avisado. Nesse caso, adicione todos os alertas necessários para o mês.

3) Atualize seus dados e faça o Cadastro Positivo

Para melhorar o seu score de crédito, atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito. Quanto mais atualizadas forem as informações fornecidas, como endereço, telefone e referências (banco, administradora do cartão, entre outros), maior será a possibilidade de aumentar o score de crédito.

Você também pode aproveitar para realizar o seu Cadastro Positivo, que funciona como um currículo financeiro. O Cadastro Positivo registra informações de suas atitudes financeiras, como pagamento de contas, financiamentos e empréstimos.

Com isso, o seu histórico financeiro pode ser consultado pelas empresas e você pode conseguir crédito com mais facilidade, se você for um bom pagador, claro.

4) Transforme várias dívidas em uma só

Depois da renegociação das dívidas, de começar a pagar as parcelas e de ter seu nome limpo, você pode transformar várias dívidas em uma só.

Boa alternativa é escolher um empréstimo pessoal com parcelas que cabem no seu bolso e antecipar o pagamento das suas dívidas.

Além de diminuir sua dívida total e pagar menos juros, você não terá que se preocupar em pagar diversas contas no mês.

Com o vencimento em uma única data, é mais simples se programar para o pagamento e também reduzir a possibilidade de esquecimento. É uma atitude inteligente que pode aumentar o score de crédito em pouco tempo.

Agora que você já sabe a quantia que precisa de empréstimo pessoal, tenha em mente o quanto você pode pagar, de acordo com a sua renda e gastos totais.

Não se esqueça de que a parcela do empréstimo pessoal não pode comprometer o pagamento dos gastos essenciais, como conta de luz e água. Só assim você conseguirá manter as suas contas em dia sem sufoco e contribuir para aumentar o score de crédito. Bom, né?

Score de crédito: quais são os principais mitos?

CPF na nota fiscal aumenta a pontuação. MITO
Quanto maior a renda, maior a pontuação. MITO
Consultar o score diminui sua pontuação. MITO

Como pedir meu empréstimo pessoal?

No Bom Pra Crédito, o maior shopping de crédito online, você aumenta as suas chances de conseguir o seu empréstimo pessoal.

Sem sair de casa e com total segurança, você tem acesso a diversas opções de empréstimo, de acordo com o seu perfil. Você não precisa perder tempo para procurar o melhor empréstimo em diversos bancos e financeiras.

O Bom Pra Crédito conta com diversos parceiros que avaliam seu pedido de empréstimo ao mesmo tempo e, em poucos minutos, você já consegue saber quais as opções de empréstimo disponíveis para você.

» 10 razões para você escolher crédito no Bom Pra Crédito

Além de ser uma maneira mais rápida e simples, no Bom Pra Crédito seu empréstimo pessoal é mais barato, pois você tem a liberdade de escolher o empréstimo com menos juros.

Custa zero reais o seu pedido de empréstimo pessoal no Bom Pra Crédito. Isso mesmo: você não precisa pagar nada para ter seu pedido de empréstimo pessoal avaliado por diversas instituições financeiras.

É um serviço 100% gratuito, online e seguro. Ganhe tempo agora mesmo e peça seu empréstimo pessoal.

Todas as informações solicitadas são criptografadas e usadas apenas para ajudar a buscar as melhores condições de crédito para o seu perfil.

? Saiba mais sobre crédito:

banner-zen