Como aumentar o limite do cartão de crédito

Larissa Carvalho

| 5 minutos para ler

imagem de mulher segurando um cartão com uma mãe e sinal positivo com a outra em frente a um fundo laranja

Resumo da matéria

  • Como o limite do cartão de crédito é definido?
  • Como aumentar o limite do cartão de crédito para fazer compras de maior valor?
  • Peça para a instituição financeira
  • Use bastante o seu cartão
  • Pague as faturas em dia e com o valor integral
  • O limite do meu cartão de crédito pode aumentar sozinho?
  • Aumento do limite do cartão de crédito: um benefício que deve ser aproveitado com cuidado

Continua depois da publicidade

premio reclame aqui 2020

Processo pode aumentar suas possibilidades financeiras, mas é preciso cautela para lidar com a situação

Você sabe como aumentar o limite do cartão de crédito? Quem usa essa forma de pagamento já deve ter tido essa dúvida em algum momento, visto que o limite liberado nem sempre é suficiente para fazer as compras que você deseja.

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros usam cartão de crédito como forma de pagamento, o que corresponde a quase 25% da população, estimada em pouco mais de 211,7 milhões de pessoas.

Outro fato curioso da mesma pesquisa é que 34% dos entrevistados não sabem o limite que possuem para compras.

Ao utilizar a mesma porcentagem analisando a quantidade de usuários, é como se 17,68 milhões não conhecessem o valor do seu limite. Entre as pessoas que sabem o limite, a média ficou em R$ 1.401.

Acontece que nem todos sabem o que fazer para conquistar esse limite. Será que basta pedir à instituição emissora do cartão?

O limite aumenta sozinho? Existe algo que pode ser feito para ajudar a obter um aumento maior?

Nós falaremos sobre isso e também sobre outros assuntos neste conteúdo. Continue conosco para tirar suas dúvidas e entender melhor como o processo funciona!

imagem de cartões de crédito de diversas cores empilhados

Veja agora: Cancelar cartão de crédito, veja agora como fazer sem complicações

Como o limite do cartão de crédito é definido?

Antes de falarmos sobre o aumento propriamente dito, temos uma questão bastante importante, que é o que as instituições financeiras consideram para escolher o limite dos cartões solicitados.

Alguns dos principais critérios são os seguintes:

  • Renda pessoal: quanto maior for a remuneração da pessoa, maior também tende a ser o limite que o cartão receberá.
  • Capacidade de pagamento: não basta apenas receber bastante, é preciso ter uma boa capacidade de pagamento. É como se fosse um número que reflete o compromisso que aquele cliente tem em pagar as suas dívidas.
  • Comprometimento da renda: quem ganha bem mas também gasta muito não tem tanto dinheiro disponível, o que significa que boa parte de sua renda está comprometida e que, por isso, não poderá pagar um valor tão alto na fatura do cartão de crédito.
  • Score: basicamente, o Score é uma média dos critérios que citamos acima e também de alguns outros, o qual é responsável por medir as chances de que aquela pessoa pague suas contas corretamente pelos próximos 12 meses.

Esses critérios ajudam a entender porque algumas pessoas recebem limites mais altos do que as outras, embora isso possa variar de acordo com cada instituição financeira e até com a modalidade do cartão de crédito.

Porém, seja qual for o valor que você tem disponível atualmente, saber como aumentar o limite do cartão de crédito é importante para saber como fazer essa solicitação, que quase sempre pode ser feita pelo cliente.

Como aumentar o limite do cartão de crédito para fazer compras de maior valor?

Embora não haja uma “receita do sucesso” que se aplique a todos os casos, alguns procedimentos podem ajudar a aumentar o limite do seu cartão de crédito, como os seguintes:

Peça para a instituição financeira

Às vezes, basta pedir para a instituição que administra o seu cartão para aumentar o limite do cartão que eles se encarregam de efetuar o processo. A resposta pode ser dada imediatamente ou depois de algum tempo.

A solicitação para saber como aumentar o limite do cartão de crédito pode ser feita tanto por meio do contato telefônico quanto por chat, e-mail, aplicativo ou outras formas de falar com a instituição financeira.

O resultado da solicitação tende a ser mais positivo quando já existe uma margem pré-aprovada de limite, o que facilitaria a mudança.

Caso contrário, a instituição financeira fará uma análise, baseada também nos fatores que comentamos anteriormente, para saber se conseguirá aumentar ou não o limite.

Use bastante o seu cartão

Se não tiver tanta pressa para aumentar o limite, você pode continuar usando bastante o seu cartão de crédito.

Assim, a instituição financeira que o administra perceberá que você movimenta bem este meio de pagamento, o que aumenta as chances de receber um aumento.

Sempre faça isso com cautela e sem sair do seu planejamento financeiro. Assim, você evita entrar em problemas que comprometam sua organização.

Pague as faturas em dia e com o valor integral

Lembra que um dos critérios analisados para o aumento de limite era a capacidade de pagamento?

Pois bem, quem busca saber como aumentar o limite do cartão de crédito deve se empenhar para pagar todas as faturas até a data de vencimento e com o valor total.

Ao fazer isso, a instituição financeira perceberá que você é um cliente que evita atrasos ao máximo, o que dá a ela mais segurança para aumentar o limite do seu cartão.

imagem de uma mulher deitada em um sofá usando seu laptop para pesquisar como aumentar o limite do cartão de crédito

Veja também: Dívida do cartão de crédito: pagar mínimo ou parcelar?

O limite do meu cartão de crédito pode aumentar sozinho?

Sim. Embora não seja necessariamente uma praxe entre o segmento de cartões de crédito, há chances de que isso aconteça com você.

Se já é um usuário de cartão de crédito, pode ser que tenha consultado o limite disponível, apenas para saber quanto ainda pode gastar, e então ter percebido que o limite total é maior do que o que se lembrava, mesmo sem que tenha pedido nenhum aumento.

Isso pode acontecer porque você pagou as faturas em dia, não tem uma parcela tão grande da sua renda comprometida e aumentou a renda pessoal, o que mostra para a instituição financeira que ela pode disponibilizar mais limite sem que corra tantos riscos.

Quem quer saber como aumentar o limite do cartão de crédito pode ficar super feliz quando perceber que isso aconteceu, mas é importante tomar cuidado e não se deixar levar por um limite tão alto, já que você terá que pagar por tudo o que comprar no cartão!

Aumento do limite do cartão de crédito: um benefício que deve ser aproveitado com cuidado

Se você tem um planejamento bem definido e resiste bem às compras por impulso, então ter um limite mais alto à sua disposição não deve ser um problema, mas sim uma alternativa para conseguir comprar coisas que nem sempre caberiam em seu orçamento à vista.

Além disso, também temos que considerar que, quando bem utilizado, o cartão é uma opção bastante segura, já que evita que você tenha que levar dinheiro em espécie para onde for, além de ter acesso a uma central de atendimento em caso de qualquer necessidade.

Agora que você já aprendeu como aumentar o limite do cartão de crédito, faça o que estiver ao seu alcance para alcançar esse objetivo, mas não se esqueça de manter a cautela. Assim, você só tem a ganhar!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *