Como arrumar emprego em época de pandemia, é possível?

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

imagem das pernas de candidatos enfileirados antes de uma entrevista de emprego

Resumo da matéria

  • As empresas deixaram de contratar por causa do coronavírus?
  • Como arrumar emprego no isolamento social?
  • Para quais vagas devo me candidatar?
  • Como se comportar em uma entrevista pela internet?

Continua depois da publicidade

Quem está buscando por uma oportunidade de trabalho, deve prestar atenção nas informações a seguir

Muita gente tem sentido a crise do coronavírus na conta bancária. A redução do salário por conta do isolamento social foi inevitável e, nesse novo cenário, é preciso muito planejamento e disciplina para não deixar nenhuma conta sem pagar.

Essa é a realidade de quem já tem um emprego. E como fica a situação de quem está tentando ingressar no mercado de trabalho nesse momento? Descubra como arrumar emprego, mesmo em tempos de pandemia.

imagem de pessoa durante uma entrevista de emprego

Leia mais: Mudar de emprego, como analisar as propostas e decidir pelo melhor

As empresas deixaram de contratar por causa do coronavírus?

A resposta para essa pergunta é relativa. Se você quer saber como arrumar emprego na área de saúde, por exemplo, vai perceber que houve aumento no número de vagas.

Isso é reflexo da necessidade de reforçar serviços e atendimentos em hospitais.

Diante da crise de saúde que estamos enfrentando, as empresas que atuam no setor de saúde não estão procurando apenas por médicos ou enfermeiros.

Profissionais que atuam na área de informática, tecnologia e logística também têm sido requisitados.

Outros setores, como o de supermercados e farmácias, por exemplo, estão conseguindo manter a média de contratação em relação ao período antes da pandemia.

É uma boa oportunidade para quem trabalha com vendas ou atendimento ao cliente.

Pode ser que a vaga que você procura não esteja sendo divulgada agora. Mas isso varia de empresa para empresa.

O  importante é ter em mente que, com o fim dessa crise, a tendência as contratações aconteçam mais rapidamente.

Afinal, as empresas precisarão retomar o tempo e o lucro perdidos. Independente da situação, o ideal é continuar acompanhando sites de empregos e estar preparado caso surja alguma oportunidade.

Como arrumar emprego no isolamento social?

A internet é uma ótima aliada de quem está procurando emprego neste período de isolamento social.

Além de sites de vagas, como Catho, Vaagas.com e Glassdoor, é descobrir como arrumar emprego em outros ambientes online.

Exemplos desses ambientes são grupos no WhatsApp criados para compartilhar vagas de determinada área, perfis no Instagram e Facebook.

Saiba que canal de divulgação de vagas é informal, mas seu contato com o empregador não deve ser.

Evite enviar currículo para uma empresa pelo WhatsApp. Caso o recrutador inicie uma conversa com você por essa rede, prefira sempre usar uma linguagem mais formal e tome cuidado com os erros de digitação e gramática.

Para quais vagas devo me candidatar?

Como estamos passando por um período de crise, é bom manter os pés no chão e entender que as ofertas de emprego, salário e cargos estão se adequando à essa realidade. Por isso, procure ser flexível.

Mesmo que não seja o cargo dos seus sonhos, é melhor manter a vida financeira sob controle do que conviver com problemas gerados pela falta de dinheiro. Por outro lado, ficar acomodado também não é uma boa opção.

Aproveite esse período para rever suas habilidades e pensar como fazer com que elas se destaquem. Sempre é possível aprender com as experiências e nada é definitivo.

Portanto, tente adaptar a medida correta entre o ideal e o real e continue tentando.

Se as vagas que você estava buscando estão em falta, que tal se candidatar para outras e descobrir outras habilidades que você nem imaginava que tinha?  

imagem de currículo sendo analisado durante entrevista de emprego

Veja também: As 50 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

Como se comportar em uma entrevista pela internet?

Mesmo antes da pandemia, muitos processos seletivos já vinham sendo feitos pela internet.

O isolamento social acabou fortalecendo ainda mais esse sistema de recrutamento e seleção.

Fazer uma entrevista por Skype ou outro sistema de videoconferência pode parecer estranho, principalmente para quem nunca passou por esse tipo de experiência. Se você for convocado para isso, preste atenção nos seguintes elementos:

Roupa adequada: Mesmo online, a entrevista é um contexto formal. Por isso, nada de se apresentar com roupas que você usa para ficar em casa. Use calça e camisa discretas e bem passadas.

Por que usar calças? Se você precisar se levantar durante a entrevista, não vai querer aparecer de bermuda ou pijama, certo? É importante pensar em todas as situações para não passar uma imagem negativa.

Ambiente tranquilo: Escolha um espaço livre de ruídos, como latido de cachorro, brincadeiras de criança e utensílios de cozinha.

Iluminação: Coloque o computador em uma escrivaninha ou mesa e se posicione perto de uma janela ou objeto que traga claridade para seu rosto. Dependendo da posição que você estiver, tome cuidado para que sua cabeça não faça sombra na câmera.

Teste: Antes de ficar online, teste os recursos de sua câmera e do áudio do seu computador. Aproveite para encontrar a melhor posição para que a imagem fique o mais nítida possível.

Nome de usuário: Cuidado com o nome que você registrou como usuário do Skype ou outro aplicativo de videoconferência. Se for preciso, troque por um mais formal.

Foto de perfil: Não use imagens informais, como as de de biquíni, na praia, em bar, entre outras situações descontraídas. Sua foto de perfil deve ter um aspecto profissional.

Linguagem corporal:  Mantenha coluna ereta, tome cuidado para não ficar escorregando pela cadeira. Aja com simpatia, evite cruzar os braços ou desviar o olhar da câmera do seu computador.

Com essas informações, você já sabe o que esperar do mercado de trabalho e das maneiras de como arrumar emprego nesse contexto de crise. Caso esteja difícil encontrar a vaga ideal, não desanime.

Aproveite esse tempo para estudar e se aperfeiçoar naquilo que você já faz de melhor. Certamente, quando a oportunidade de emprego chegar, você estará preparado para abraçar com toda força.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *